3 de abril de 2013

RESENHA: POSTAIS DO CORAÇÃO - Ella Griffin (Ed. Novo Conceito)


Boa tarde, pessoal.

Como já falei para vocês, hoje teremos resenha da NOVO CONCEITO: POSTAIS DO CORAÇÃO da ELLA GRIFFIN.

Dos lançamentos de novembro, esse foi o que mais despertou minha curiosidade. Primeiro porque eu nunca havia ouvido falar da autora, mas tinha Marian Keyes elogiando-a; e segundo pelo fato de a autora ser irlandesa (só eu acho que as irlandesas abalam com seus romances e chick lit?).

SINOPSE: Saffy tem um trabalho incrível em uma agência de propaganda em Dublin. Ela tem sua difícil mãe a uma distância segura. E ela acredita que seu namorado ator Greg — o próximo Colin Farrell — finalmente irá pedi-la em casamento. Conor admira a linda Jess. Mas depois de sete anos e gêmeos, ela ainda não se casará com ele. Ele passa os dias ensinando adolescentes terríveis e as noites escrevendo o livro que espera que mude tudo — inclusive a mente dela. Mas está difícil de alcançar finais felizes...







Sei que a maioria desses livros são clichês, mas eu realmente gostei e me surpreendi com POSTAIS DO CORAÇÃO. Saffy segue as linhas das personagens principais comuns dos chick lit: quase 30 anos, quer casar, tem um probleminha ou outro no emprego, etc. Porém, o livro consegue ser bastante profundo na relação de Saffy com a mãe, e principalmente com o pai, a quem ela nunca conheceu. A personagem também passa por muita coisa em relação ao namorado e seu imenso desejo de casar. Mas GRIFFIN foi muito feliz ao expor uma personagem que sempre segue em frente, e principalmente, que opta por situações completamente diferentes do lugar-comum desses livros, pois a maioria deles nos entrega como irão terminar após a leitura do primeiro capítulo, diferentemente do que ocorre em POSTAIS DO CORAÇÃO.

Um personagem que eu idolatrei no livro foi Conor, ele é um pai dedicado, vive há anos com uma mulher que foge do efetivo compromisso do casamento, dá aula para endiabrados alunos, e mesmo assim consegue arranjar tempo para escrever um romance. E é justamente por causa desse livro que sua vida, que parecia tão nos eixos, começa a mudar; sua esposa se transforma, ele entra em uma confusão na escola, e aos poucos sua vida certinha vai se tornando um emaranhado de situações, mas ele está firme e forte com suas convicções de escrever seu livro. Para mim, Conor é um exemplo de perseverança.

Jess, a esposa de Conor, mesmo em seus momentos megera é um encanto. A verdade é que gostei mais do casal secundário do que do casal protagonista, isso por que Greg, o namorado de Saffy, é um narcisista egoísta insuportável. Metido, arrogante, nojento... Acha que tudo e todos estão a seu dispor e sucumbem a seus desejos. Um personagem realmente tosco e irritante.

Mas, como já disse ali em cima, GRIFFIN foi muito feliz em seu livro. Todos os demais personagens conquistam o leitor, até aqueles que aparecem minimamente na história nos fazem sentir algum tipo de emoção; tem hora que damos gargalhadas, outra que nos sentimos extremamente tristes, exatamente como ocorre em determinados momentos de nossas vidas. GRIFFIN consegue fazer com que sintamos realmente o que o personagem está vivendo. Livro excelente e mais que recomendado.


FICHA DO LIVRO


POSTAIS DO CORAÇÃO
ELLA GRIFFIN
Editora: NOVO CONCEITO
Ano: 2012                   
Nº págs: 448
Gênero: Romance, Drama, Chick Lit




Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Li até hoje apenas um livro da autora, e lembro que amei de coração! Ela escreve muuuito bem, quero muito ler postais do coração.
    ótima resenha >.<
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu terminei de ler ontem, demorei 1 dia e meio para ler de tão interessante que estava! Ameeeei o livro! Principalmente o final :p hahaha

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.