25 de abril de 2013

RESENHA: NOITE DE TEMPESTADE - John Sandford (Ed. Arqueiro)


Oi, pessoal  J

Ontem vocês conferiram a resenha do meu amado HARLAN COBEN, e hoje vou continuar com resenha de livro policial da ARQUEIRO. Aliás, ADORO a quantidade de policiais que a ARQUEIRO lança. Hoje vou falar de NOITE DE TEMPESTADE do JOHN SANDFORD.

Noite de TempestadeSINOPSE: Numa noite quente em Minnesota, o investigador Virgil Flowers está na cama com uma de suas ex-mulheres quando recebe uma ligação do chefe. Um corpo foi encontrado em Stillwater e tudo leva a crer que se trata de mais uma vítima de uma série de assassinatos. Para evitar que o número de mortos aumente, Virgil precisa agir o quanto antes.
Ao chegar à cena do crime, ele fica intrigado: o assassino se dera o trabalho de enfiar um limão na boca do morto. Logo o investigador descobre que pelotões vietnamitas faziam isso com seus prisioneiros para que eles não falassem durante a execução.
Seguindo essa pista, Virgil vai atrás da solução para esse mistério. Quanto mais é pressionado, mais se envolve na investigação e precisa expandir sua rede de contatos. Ele vai contar com a ajuda de Mead Sinclair, um radical professor pró-Vietnã, e de Mai, sua atraente filha, mais interessada no detetive do que no caso.
Com sua escrita ágil e empolgante e personagens surpreendentes, John Sandford prende o leitor como poucos autores sabem fazer nesse segundo livro da série do investigador "Virgil Flowers".


Gente, geralmente ou ADORO ou ODEIO um livro policial. Dificilmente eu fico num meio-termo quando vou falar do gênero, mas a verdade é que NOITE DE TEMPESTADE me faz parar exatamente nesse ponto L Não posso falar que foi um livro que eu amei, e também não posso dizer que odiei, porque não foi assim, mas simplesmente não consegui simpatizar com o livro.

Não sei se foi porque o li logo após FIQUE COMIGO do HARLAN COBEN, que tem uma forma completamente diferente de narrar, mas não consegui me entregar à investigação. Achei Virgil um detetive mediano, que não me fez morrer de amores por ele. E é difícil você criar empatia com um livro policial quando o principal investigador não faz com que você sinta “aquela coisa” por ele. Muitas vezes o considerei meio abobado e tolo, enquanto outras ele me pareceu muito pretensioso. Seu relacionamento com várias mulheres de nada acrescenta e seus métodos não me fizeram ter vontade de devorar o livro. Aliás, não tive vontade nem de fazer o mínimo esforço para desvendar alguma coisa sobre o enredo. Deixei que meu cérebro descansasse e apenas li para ver aonde todas aquelas mortes iriam dar.

Claro, que como eu falei, isso pode ter acontecido por ter lido COBEN no dia anterior, mas o fato é que já li PRESA INVISÍVEL do SANDFORD e achei o livro de um brilhantismo fenomenal! Em PRESA INVISÍVEL ele foi genial, elaborou uma trama instigante e inteligente, coisa que não vi acontecer em NOITE DE TEMPESTADE. Aliás, achei que por muitas e muitas páginas a narrativa se arrastava e dava voltas e mais voltas em situações já exploradas.

Enfim, não tenho muito a dizer sobre o livro, mas claro que darei outras chances a SANDFORD, afinal, nas contas está 1x1 ;) 


FICHA DO LIVRO





NOITE DE TEMPESTADE
JOHN SANDFORD
Editora: ARQUEIRO
Ano: 2013                   
Nº págs: 272
Gênero: Suspense, Policial



Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Eu vi esse livro a ultima vez que fui na livraria e achei a sinopse bem interessante. Nunca li nenhum livro do autor mas até que fiquei com vontade. Vou ler Presa Invisível antes desse, ver se me instiga mais! haha <3
    Beijão, Unsaid Things

    ResponderExcluir
  2. Poxa que pena que não gostou, me parecia um livro tão bom. Realmente quando agente le um livro brilhante e depois vai para um não tão bom assim o mesmo parece cansativo e chato.
    Eu adoro livros policiais, com assassinatos e todas essas coisa pra desvendar, então vou da uma chance ao livro, que afinal ja está a algum tempo na minha lista infinita de livros para ler hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Estou na metade do livro e estou achando bem interessante,um clima de conspiração o autor soube usar a imaginação para prender o leitor.Boa história até aqui!!

    ResponderExcluir
  4. Como comentais é muito interessante. Vou ler

    ResponderExcluir
  5. Se você gosta de mistérios, assassinatos, intriga a polícia, há um que é muito bom; "A verdade sobre o caso de Harry Quebert" Joël Dicker.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, David.
      Já li Harry Quebert e postei a resenha aqui no blog. É realmente um livro fantástico! Foi minha melhor leitura de 2014 até agora ;)

      Excluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.