19 de abril de 2013

RESENHA: GAROTA EXEMPLAR - Gillian Flynn (Ed. Intrínseca)


Boa tarde, pessoal.

Estou em CHOQUE! Esta é a melhor frase que me define após ter terminado de ler o excelente GAROTA EXEMPLAR da GILLIAN FLYNN lançado pela INTRÍNSECA.

SINOPSE: Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?

Aviso: NÃO vou falar sobre o livro, e sim sobre tudo o que ele me fez sentir. Não costumo postar spoilers nas resenhas, mas como preciso desabafar sobre algumas coisas que senti durante a leitura, talvez deixe escapar uma coisa ou outra, portanto, CUIDADO!

Assim que peguei o livro fui dar uma conferida nele e observei que era dividido em três partes: RAPAZ PERDE GAROTA, RAPAZ ENCONTRA GAROTA, RAPAZ CONSEGUE GAROTA DE VOLTA (OU VICE-VERSA). Não dei muita atenção para a divisão do livro e comecei a leitura.

Já nas primeiras páginas eu caí de amores por Nick e acreditei que sua esposa Amy era uma víbora. Que de alguma forma ela tinha abandonado o marido e tudo era culpa dela. Porém, conforme ia prosseguindo na leitura, Nick ia revelando que estava mentindo aqui e ali, e narrações sobre o diário de Amy eram feitas. No diário,  Amy fala de seu amor pelo marido no início do namoro e até algum tempo após o casamento, mas que Nick havia mudado muito, que ela não apenas não o reconhecia, como tinha medo dele. E então Nick faz uma revelação bombástica!

Nesse momento passei a odiá-lo com todas as minhas forças. Eu queria bater no Nick, pisar no pescoço e no saco dele. Fui invadida por um ódio tremendo do personagem. Enquanto Amy preparava um jogo de caça ao tesouro para celebrar o 5º ano de casados, ele mal se lembrara de comprar um presente (o que de tantas coisas ruins que ele fez, foi o de menos). Fui então apresentada a uma Amy amorosa, mas ressentida e medrosa, o que me fez cair de amores pela mulher, e eu ainda precisava surrar Nick de qualquer forma. Estava convicta de que ele tinha dado um sumiço na esposa, ou que ela havia simulado um ataque para se suicidar por estar tão infeliz com esse desprezível ser. Mesmo com os nomes das partes do livro indicando que não houve uma morte, eu via “minha” Amy morta e pranteei por ela.

Na segunda parte é inevitável pensar: “PUTA QUE PARIU!” Sou fascinada por suspenses, mas JAMAIS vi algo como o apresentado em GAROTA EXEMPLAR. E a cada pedacinho que era contado, eu só conseguia imaginar que Amy era um gênio. Um verdadeiro gênio! A mulher estava sempre três passos à frente de qualquer pessoa.  O lema da mulher era: paciência, calma e planejamento. E sou obrigada a dizer, Sun Tzu teria morrido de inveja das estratégias de Amy, essa mulher escreveria um A Arte Da Guerra muito melhor que Sun.

Ok, em alguns momentos Amy me assustou. Assustou-me muito até. Ela não é o tipo de pessoa que eu gostaria de ter perto de mim, mas ela criou um laço tão forte comigo, que por mais absurdas que eram as coisas que ela fazia, só conseguia pensar: “Nick merceu”. E sim, eu ainda acho que Nick mereceu, ainda acho Amy um gênio e sou do time dela. Enquanto qualquer mulher teria uma atitude mulherzinha diante das coisas que Amy passou, a mulher reagiu e foi à luta, não apenas por vingança, mas para conquistar o que acreditava ser seu. Meu medo é que os 3 milhões de  livros vendidos tenham sido lido por 3 milhões de mulheres. Se isso aconteceu, melhor que 3 milhões de homens estejam preparados, pois Amy, na sua loucura exemplar, é capaz de encher a cabeça de qualquer mulher com mil idéias.

Confesso, porém, que o final não me agradou, apesar de o livro ter sido o melhor que li nesse ano e de já estar com vontade de relê-lo, eu imaginei algo completamente diferente. Como torci por Amy, queria ver seu triunfo e a queda de Nick, mas me deparei com um casal totalmente dependente da loucura um do outro. Mesmo com todos os defeitos, armações, mentiras, e tantas coisas ruins que envolvem esse casamento, eles não conseguem se imaginar longe um do outro. O que me fez achar o final surpreendente, uma vez que, apesar de torcer por Amy, no lugar de Nick eu teria torcido o pescoço dela sem me importar com as consequências.

Esse é o tipo de livro que não existe o bonzinho e o malvado, e sei que é errado tomar partido por alguém, pois nenhum dos personagens se salvam, sei disso, mas a Amy do diário me conquistou de tal forma que não consegui olhar para ela e não sentir que ela era uma mulher fragilizada pelas circunstâncias, claro que não era nada disso, mas GILLIAN FLYNN apresenta a narrativa de tal forma que a gente se envolve e vive a personagem, e eu optei por procurar razões e coerências em certas atitudes da genial Amy . Aliás, não é Amy que é um gênio, e sim FLYNN, sua criadora, que mulher! Que autora! Que artista! GAROTA EXEMPLAR é uma obra prima! 



FICHA DO LIVRO

GAROTA EXEMPLAR
GILLIAN FLYNN
Editora: RECORD                       
Ano: 2013                  
Nº págs: 448
Gênero: Suspense




Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Havia tempo que eu queria ler esse livro e essa resenha me deixou ainda mais ansiosa!! Ótima resenha, aliás.
    Estamos seguindo você, poderia nos seguir também e comentar em alguns dos nossos posts? Agradeceriamos muito!
    http://respiramoslivros.blogspot.com.br/
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Tinha dúvidas em ler este livro. Não gostei da sinopse. Sua resenha aclara uma série de dúvidas que a sinopse trás: marido matou ou não matou esposa. O livro é muito mais do que saber se houve um crime e quem o praticou. Gostei.

    ResponderExcluir
  3. Já estava com vontade de ler o livro, agora então... fiquei aqui louca só com a tua resenha! Juro!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Mari! Tu se empolgou com o livro, hein? Tô muito curiosa para lê-lo, só falam coisa boa dele e, bem, é um suspense!! E um suspense muito bem escrito. Você me deixou com mais vontade ainda. Essa montanha russa de emoções que te causou a leitura deixou a resenha de tirar o fôlego!

    ResponderExcluir
  5. Já li o livro e tive a mesma reação de choque e incredulidade quando terminei de lê-lo. Fiquei até meio decepcionada com o final porque eu acho que é o final que nenhum leitor queria, já que temos uma grande tendência a tomar partido, no meu caso quando cheguei na terceira parte do livro queria muito que Nick conseguisse superar Amy e fazer ela se ferrar pelo menos uma vez na vida, porque ninguém pode ser tão perfeita e gênio como Amy, fazer um monte de barbaridades e sair ilesa... Mas Amy consegue, consegue tudo que quis e planejou. Dá raiva, mas não tem como não admirá-la. Meu consolo foi que pelo menos a palavra final não foi dela! Haha.

    ResponderExcluir
  6. Eu quero muito ler esse livro desde a primeira resenha positiva que li!! Mas sua resenha mostra tão empolgação e animação que me contagiou!!
    Eu preciso muito ler esse livro!!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.