7 de março de 2013

RESENHA: DESPERTAR e CANÇÃO DO MAR - Amanda Hocking (Ed. Planeta)


Bom dia, gente!

Acho que todo mundo que “passeia” pela blogsfera sabe que mês passado a Editora PLANETA lançou CANÇÃO DO MAR, segundo volume da série WATERSONG escrita pela AMANDA HOCKING. Faz muito tempo que comprei o primeiro volume, DESPERTAR, mas ainda não havia tido curiosidade suficiente para iniciar a leitura da série. Com o lançamento de CANÇÃO DO MAR isso mudou. Resolvi me render a mais uma série e conhecer os segredos dos mares que AMANDA criou.

Quando comecei a ler DESPERTAR já sabia que se trataria de um livro de sereias, mas não das boazinhas, estilo a Ariel da Disney, contudo, não fazia idéia do tipo de personalidade que essas moçoilas teriam.

O início do livro me agradou bastante, adorei Gemma, a personagem principal e seu florescer para a adolescência, encontrando o amor e se mantendo focada em seu objetivo: nadar nas olimpíadas. Harper, sua irmã, me encantou igualmente. Uma tragédia se abateu sobre a família das meninas e Harper amadureceu muito e tomou para si o papel de mãe de Gemma e de cuidar do lar e do pai. Harper tem apenas 18 anos, mas é responsável como uma mulher adulta e madura. Gostei da abordagem que a autora deu ao crescimento e amadurecimento, totalmente diferente, das duas irmãs.

O livro é gostoso de ler, as palavras da autora são bastante simples, a leitura é rápida e sem enrolação. Achei bastante interessante a história que HOCKING criou para explicar sobre as sereias, chamadas de sirenas no livro; toda a mitologia que envolveu a situação, as razões de as meninas terem sido amaldiçoadas, como acontece o ritual de transformação, os motivos de elas fazerem maldades, etc.

Achei que esse primeiro volume trouxe tudo de essencial que o volume introdutório de uma série precisa e terminou daquele jeito que nos deixa ansiando por mais, pois ao final coube a Gemma fazer uma difícil escolha: ir para o mar com suãs “irmãs” ou ficar e morrer.

Para falar do segundo volume, vou ter que contar o desfecho do primeiro L Por isso, a partir daqui teremos SPOILER DO PRIMEIRO VOLUME...

Em CANÇÃO DO MAR, segundo livro da série WATERSONG, Harper está determinada a trazer sua irmã Gemma de volta. Para proteger os que amava, Gemma resolveu ceder e ir embora com as sirenas, mas Harper, Daniel (seu amigo) e Alex (namorado de Gemma), não aceitaram tão fácil a decisão dela e decidiram encontrá-la de qualquer forma.

Enquanto eles se desdobram para descobrir que tipo de ser Gemma se tornou, e como matar as garotas com quem ela foi embora, Gemma está descobrindo sua nova vida, e novas histórias sobre as sirenas. A mitologia sobre elas continua igualmente interessante nesse segundo livro e ele tem um pouco mais de ação que o primeiro volume.

O final termina de forma bastante triste, mas com uma situação que mantém o suspense e nos deixa querendo saber sobre a continuação. Assim como em DESPERTAR, CANÇÃO DO MAR tem uma narrativa bastante rápida e é um ótimo passatempo.

Um dos fatores que me agradaram na série (até o momento) é que não achei as relações amorosas exageradas ou açucaradas. AMANDA soube manter os relacionamentos na medida certa dos sentimentos sem colocar os personagens naquele romance meloso que até enjoa.

Como não li nada sobre sereias, não tenho como comparar a história criada por HOCKING. Não vou dizer que os livros são fantásticos nem que mereçam 5 estrelas, mas a série é um ótimo juvenil para passar tempo.


FICHAS DOS LIVROS

DESPERTAR
AMANDA HOCKING
               Ano: 2012                   
Editora: PLANETA 
Nº págs: 208
Gênero: Sobrenatural, Juvenil



CANÇÃO DO MAR
AMANDA HOCKING
               Ano: 2013                   
Editora: PLANETA 
Nº págs: 208
Gênero: Sobrenatural, Juvenil




Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Eu ganhei o primeiro no meu aniversário de namoro...até que é interessante, mas na realidade não são...sereias, e sim sirenas... São pequenas diferenças entre uma e outra criatura, como se fossem 'piratas e vikings', digamos assim.
    Mas até que é uma história interessante, apesar de não tratar de uma das minhas criaturas fantásticas favoritas. E se tem mais ação no segundo volume, quero ler com urgência HASUHSUAHU

    http://thetheatredesvampires.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei as capas, já as resenhas também me deixaram com vontade de ler rs

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.