5 de março de 2013

RESENHA: A MALDIÇÃO DE LONG LANKIN - Lindsey Barraclough (Ed. Bertrand Brasil)


Bom dia, pessoal!

Quem acompanha o blog sabe que eu gosto muito de livros de terror e que tenho um carinho muito especial quando pego esse gênero para ler. Quando a BERTRAND BRASIL lançou A MALDIÇÃO DE LONG LANKIN da LINDSEY BARRACLOUGH, fiquei imediatamente interessada na história. As tantas resenhas que li do livro só fizeram minha vontade por ele aumentar, eis que consegui parceria com a BERTRAND e vibrei quando consegui solicitá-lo para resenha.

SINOPSE: Quando Cora e sua irmãzinha, Mimi, são enviadas para a casa da tia-avó, no isolado vilarejo de Bryers Guerdon, não recebem calorosas boas-vindas e ficam desesperadas para voltar para Londres. A vida de tia Ida foi devastada da última vez que duas meninas estiveram em Guerdon Hall, e agora a chegada das sobrinhas-netas desperta um mal que permanecia à espreita havia anos.

A maldição de Long Lankin marca a impressionante estreia de Lindsey Barraclough – sem dúvida, uma escritora instigante – e deixará os leitores arrepiados mesmo muito depois de virar a última página.

A narrativa dinâmica, as descrições de uma atmosfera assustadora, os personagens apavorantes e a trama sedutora deixarão o leitor fascinado e totalmente viciado em cada página. O mistério será desvendado aos poucos e dificilmente será solucionado antes da hora. A maldição de Long Lankin não é daquelas obras em que o leitor simplesmente junta as peças do quebra-cabeça, mas sim um livro em que ele terá que compreender as mensagens subliminares existentes em elementos inéditos, como a música tema, as lendas locais e os diálogos entre os personagens.


Tem tanta coisa que eu queria falar sobre esse livro que mal sei por onde começar, por isso vou iniciar falando daquilo que salta aos olhos de todos: A CAPA! Acredito que essa seja a mais bela capa de minha coleção. Vendo apenas por foto vocês não conseguem senti-la, mas ela tem uma textura que lembra couro e as letras douradas dão um toque muito especial ao título; isso sem contar a imagem pouco nítida das duas menininhas que ajudam a dar um ar muito sombrio. Após passar meu encanto com a capa, fiquei extremamente feliz quando vi a diagramação: letras grandes, espaçamento largo, páginas amarelas... O livro se tornou delicioso para ler, confortável aos olhos, permitindo que fosse saboreado no horário certo: na madrugada.

Os versinhos cantados na primeira página do livro já serviram para me deixar de cabelo em pé: Onde está o herdeiro da casa?”, perguntou Long Lankin. “Adormecido no berço”, respondeu a falsa ama-seca. “Vamos furá-lo, furá-lo todinho com um alfinete...” Esses versos são o suficiente para aguçar nosso medo, curiosidade e fazer com que mergulhemos de forma profunda e atenta na maravilhosa narrativa criada por LINDSEY.

Uma coisa que muito me agradou no livro foi o fato de ele ser contado em primeira pessoa por três personagens diferentes. Eu adoro histórias em primeira pessoa, mas quando as personagens se misturam para contá-la sobre o ponto de vista de cada uma delas, os relatos acabam por ficar mais verdadeiros, e, no caso desse livro, mais aterrorizantes. Cora, sua tia Ida e Roger, vão compartilhando conosco suas emoções, pensamentos, medos, tristezas e descobertas.  A autora foi inteligentíssima ao fazer com que ao acabar a narrativa de um desses personagens a do outro logo se conectasse para continuar de onde havia parado. Na grande maioria dos livros, o mistério se faz pela passagem de personagens que deixa algo em aberto para voltar a falar do assunto no próximo capítulo, mas LINDSEY soube manter o mistério sem usar desse artifício, tudo é uma continuação, nada vai ficando para próximo capítulo; os fatos vão de desenvolvendo conforme tem que ser.

O que mais me agradou foi a forma extremamente lenta e descritiva em que o livro foi narrado. Acredito que o gênero terror precisa desse tom para envolver o leitor em seu psicológico e causar a tensão que esse tipo de narrativa demanda. Na busca de Cora pela verdade que assola sua família, vamos lentamente roendo as unhas de todos os dedos para descobrir cada vez mais detalhes de uma história trágica, medonha e fantasmagórica. Além disso, adorei os fatos que a autora acrescentou para explicar a maldição: solo sagrado, igreja amaldiçoada, magia, ódio, etc. BARRACLOGH foi trazendo tantos elementos para a história e concatenando eles de forma tão convincente, que acabou fazendo com que a história parecesse real e totalmente plausível.

Não bastado todos esses pontos que já fazem com que o livro mereça nota 11, a autora soube desenvolver cada personagem de forma profunda e tocante, fazendo com que tivéssemos pena e grande empatia por todos eles. Por vezes esqueci que estava lendo uma história de terror para me sensibilizar com a veia dramática que pairava sobre os personagens, suas histórias e suas vidas.

Quem gosta do gênero terror, não pode ficar sem ler A MALDIÇÃO DE LONG LANKIN nas madrugadas, mas claro, vocês devem estar preparados para sonhar com essa tenebrosa e assustadora criatura, que vai perseguir vocês nos pensamentos e sonhos. 


FICHA DO LIVRO


A MALDIÇÃO DE LONG LANKIN
LINDSEY BARRACLOUGH 
Editora: BERTRAND BRASIL                      
Ano: 2013                  
Nº págs: 443
Gênero: Terror, Suspense


Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Adorei a resenha! Quero muito ler esse livro agora. Deve ser bem interessante a forma de narrativa, na visão de três pessoas. E concordo que terror tem que ser um pouco mais lento, para dar um clima especial.

    A história parece ser muito bem escrita, a fim de transportar o leitor para dentro dela...

    Fiquei com vontade desse livro rsrs.

    ResponderExcluir
  2. Uauu!!! Fiquei doida pelo livro.
    Eu gosto de histórias assim, que deixa a gente de cabelo em pé.
    A capa e mesmo linda, pesoalmente deve ser mais ainda.
    Gostei da dica, já vou anotar aqui na minha lista.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  3. Muito bom este livro, com uma escrita bem sombria e direta. Gostei da alternância dos narradores, assim podemos ver os acontecimentos pela visão de vários personagens.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Acabei de ler esse livro. Simplesmente Espetacular! Recomendadíssimo!!!!!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.