26 de julho de 2012

RESENHA: A FILHA DA MINHA MÃE E EU - Maria Fernanda Guerreiro (Novo Conceito)


Bom dia, pessoal!

Nossa, estou MUITO empolgada para falar sobre o livro da resenha de hoje. Cada dia mais a NOVO CONCEITO vem me surpreendendo. Quando acho que vou amar de paixão algum livro da editora, eu odeio; e quando acho que vou achar o livro um saco, me surpreendo e fico imensamente feliz com a leitura. Isso aconteceu com CRUZANDO O CAMINHO DO SOL e com A CASA DAS ORQUÍDEAS; e agora de novo, com A FILHA DA MINHA MÃE E EU da brasileiríssima MARIA FERNANDA GUERREIRO.

Quando recebi o livro, deixei-o por último na pilha de leitura. Confesso que foi pelo preconceito horrível de pensar “literatura brasileira, não deve ser aquelas coisas”. E aí comecei a leitura e percebi que sim, o livro É AQUELAS COISAS! E que coisas!

 A filha da minha mãe e euAdoro histórias lentas, elaboradas, escritas sem pressa, que envolvem o leitor, que nos faz simpatizar e antipatizar com todas as personagens dependendo do momento e das atitudes delas; adoro livros que nos fazem refletir sobre nossas próprias vidas e experiências e mais que tudo, adoro livros que se diferenciam de tudo que está acontecendo no momento. Falo isso porque Maria Fernanda foi por uma vertente completamente diferente do modismo que estamos vendo atualmente. Nada de sobrenatural, nada de personagens com poderes, nada de romance adolescente e cheio de drama, um livro que não tem nada de mais do mesmo.

Maria Fernanda inovou e me conquistou. A relação de que ela trata no livro é uma relação muito mais profunda, verdadeira e intensa que qualquer amor entre homem e mulher, trata da relação de pais e filhos.

Mariana é a personagem principal, que ao se descobrir grávida, resolve rever seu papel como filha de Helena. E é revendo sua postura que começa a nos contar sua vida desde sua infância até sua adolescência. Muitos fatos que marcaram sua vida e de sua família são expostos de forma inteiramente crua e tocante.

A história de Helena é bastante comovente e nos é revelada aos poucos, mas não sentimos aquela angústia da leitura, de saber logo o que se esconde no passado da família, pois cada linha, cada palavra é saboreada de um jeito tão gostoso que chegamos a ter medo de terminar a leitura e não contar mais com as palavras de Mariana sobre sua família.

Fiquei bastante comovida com o problema que o irmão de Mariana enfrentou e me vi em várias situações semelhantes a dela com o pai. Quando criança, eu (também Mariana), tinha um amor imenso pelo meu pai, deixando isso bastante claro para minha mãe, porém, minha mãe nunca foi uma Helena. Nunca achou que competíamos pelo amor e atenção do meu pai, pelo contrário, ela achava graça da situação e sofria mais por eu ser a filha única e menina e não ser mais próxima a ela. O que mudou após meus 10, 11 anos. Desde essa idade minha mãe é minha melhor amiga. Conversamos e falamos sobre tudo. Ao contrário de Helena, que se mantinha distante da Mariana dela.

Helena é uma mulher forte, determinada, porém bastante autoritária. Muitas vezes sentimos vontade de torcer o pescoço dela, mas muitas outras sentimos admiração. E eu, que ainda não sou mãe, imaginava se um dia seria possível sentir tamanho amor e fazer tamanhos sacrifícios pelos filhos.

A relação de mãe e filha vai crescendo e se amenizando com o passar das páginas e dos anos, mas sempre sentimos que existe algo mal resolvido entre elas e que a barreira para a solução é maior do que imaginamos.

Eu adorei o final do livro, e acredito que falar sobre ele não será nenhum spoiler, Maria Fernanda não optou por um final “e viveram felizes para sempre”. Ao contrário, mostrou que as personagens estariam em constante luta para aceitar e conviver com suas diferenças.

Eu AMEI AMEI AMEI o livro. Não vou dizer que recomendo para esse ou aquele público, mas que recomendo a todos, pois todo mundo vai se encontrar em um pedacinho da história de Helena e Mariana, pois todo mundo nasceu de uma mãe. 


FICHA DO LIVRO


A FILHA DA MINHA MÃE E EU
MARIA FERNANDA GUERREIRO
Editora: NOVO CONCEITO
Ano: 2012                   
Nº págs: 256
Gênero: Drama



 

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Tô lendo seu blog dos posts atuais aos mais antigos pois é por ele q estou atualizando minha wishlist literária! Temos os mesmos gostos e fico encantada com suas resenhas! parabéns! Grande Beijo - Li :)

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.