13 de julho de 2012

RESENHA: O DIÁRIO DA MARIPOSA - Rachel Klein (Planeta)


Oi, pessoal!

Hoje trago para vocês a resenha de um livro interessantíssimo que li há alguns dias: O DIÁRIO DA MARIPOSA, da autora RACHEL KLEIN, lançado pela editora PLANETA.

Quando a editora enviou o livro, deixei ele encostado na prateleira, pois, como não o havia solicitado, não pretendia fazer a leitura, ainda mais que me falaram que se tratava de vampiros. Estou meio esgotada com o tema e não pretendia ler nada que falasse sobre esses seres tão cedo. Porém, cansei de ver o livro encostado nos “deixados para depois” e decidi me aventurar em suas páginas. E foi assim que tive uma belíssima surpresa.

Esqueça TUDO que você já leu sobre vampiros até hoje! RACHEL KLEIN começa do zero com uma premissa totalmente inovadora.

O DIÁRIO DA MARIPOSA, como o próprio nome revela, é escrito em forma de diário por uma protagonista que em momento algum revela seu nome. O que sabemos dela é que é filha de artistas famosos e que o pai, que era poeta, está morto. Após a morte dele, ela passou a ser interna no colégio em que estudava, pois sua mãe parecia ter mágoa de viver com ela. O começo de sua vida no internato foi bastante difícil. Ela era motivo de riso e desprezo por parte de algumas garotas, mas, conforme o tempo foi passando, foi se adaptando e fez da escola seu ambiente, fez inclusive várias amigas, dentre elas Lucy, que é com quem tem laços mais fortes.

Quando retornam das férias as duas amigas estão super felizes, pois serão vizinhas de quarto, mas a felicidade não dura muito, pois a nova colega, Ernessa Bloch, parece ser muito mais misteriosa e sinistra que todos conseguem enxergar, com exceção da protagonista, claro.

O livro é MUITO legal e tem algumas passagens bem pesadas. Como as meninas são internas e sempre sabem da vida das outras, a narradora vai contando histórias que envolvem drogas, bulimia, castigos, lesbianismo, paixões, sexo, mistério... E por aí vai.

A narrativa é lenta, mas muito bem construída para deixar o leitor curioso. A chegada de Ernessa, os mistérios que a cercam, as transformações que as internas vão tendo por conta da presença dela, vão nos deixando curiosos, mas também em dúvida, pois tudo é relatado pela protagonista, que desde o início odeia Ernessa, mesmo antes de saber o que ela é, pois ela a afastou de Lucy.

Achei que a protagonista sentia por Lucy muito mais que uma forte amizade, mas acho que isso vai depender da malícia com que cada leitor interpreta a profundidade da amizade das meninas do internato.

Uma das coisas mais interessantes que a autora colocou no livro são as diversas referências às obras clássicas e filosóficas. Claro que muitas das meninas são cabeças de vento, mas outras gostam de falar sobre filosofia, poesia e sobre os grandes autores. A protagonista mesmo vive vários momentos que expõe fragmentos de pensamentos de muitos autores, pois ela é uma viciada em livros.

Gostei muito da abordagem do livro para falar do relacionamento das adolescentes e por misturar o tema do vampirismo nele. Ainda não sei se acredito que Ernessa é vampira ou se tudo não passou de divagações da protagonista. A história foi construída de forma que acreditamos sempre e duvidamos sempre do que a narradora diz, pois é possível notar o ciúme, desconfiança, raiva, tristeza, e vários outros sentimentos em suas palavras.

Sim, O DIÁRIO DA MARIPOSA é um livro que fala de vampiros, mas não sei dizer se ele realmente é um livro de vampiros. O que interessa é que, para aqueles, que assim como eu, estão esgotados com o tema, é uma novidade e uma surpresa agradabilíssima. É um livro adulto, forte e curioso. Um livro que merece ser saboreado. Um livro que causa expectativa, confusão e tensão psicológica no leitor

O único pesar é a quantidade de erros que encontrei no livro. Espero que para a próxima edição ele passe por uma melhor revisão.

Tirando esse detalhe, recomendo a leitura para ontem!!!


FICHA DO LIVRO

O DIÁRIO DA MARIPOSA
RACHEL KLEIN
               Ano: 2012                   
Editora: PLANETA 
Nº págs: 336
Gênero: Suspense, Sobrenatural



Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Estou quatro anos atrasada, mas depois da sua resenha fiquei com muita vontade ler esse livro ^^

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.