16 de julho de 2012

RESENHA: ESCOLA DO MEDO - Gitty Daneshvari (Rocco)


Hi, pessoas!

Estou aqui para falar de um livro divertidíssimo que li: ESCOLA DO MEDO, da GITTY DANESHVARI, lançado pela editora ROCCO.

Faz muito tempo que não posto resenha de livro juvenil e fico bem triste com isso, pois adoro esse gênero e sempre acho fantásticas as abordagens temáticas que os autores fazem.

Na realidade, ESCOLA DO MEDO é um livro infantojuvenil, por isso quem espera algo no sentido de Harry Potter, Percy Jackson e outros que se embrenham na literatura fantástica, poderá ter uma decepção. Mas quem se jogar na leitura pensando em algo mais infantilizado vai se deliciar com todas as palavras e o universo do medo criado por de GITTY DANESHVARI.

A temática do livro é simples: O MEDO. Mas não qualquer medo, e sim fobias, mais precisamente de crianças que têm grandes fobias e passam a se excluir socialmente por causa delas.

O livro aborda quatro medos principais: medo de insetos, vivido por Madeleine Masterson, que não vai a lugares abertos e não vive sem um frasco de repelente; medo de lugares fechados, representado por Lucy, a garota mais inteligente do grupo, com uma língua afiada e pensamento rápido e voraz; medo de água, representado pelo esportista Garrison, que se mudou para Miami com a família, mas morre de medo do mar, de rios, lagos, piscina e qualquer recipiente que contenha água; e medo da morte, representado pelo melhor e mais engraçado personagem da história: Theo. Theo é tão paranóico que após a morte da avó faz os pais e os irmãos (mais de cinco) lhe enviarem mensagens de texto de hora em hora dizendo que estão vivos.

Estas quatro crianças têm seus medos tão exacerbados que estão provocando uma crise de nervos em seus pais. Eles já as levaram em psicólogos, psiquiatras e a todos os profissionais indicados para tratar de fobias, mas nenhum resolveu o problema das crianças. É quando eles ouvem falar da ESCOLA DO MEDO. Uma escola bastante afastada de tudo, administrada pela ex-miss senhora Wellington.

A Sra. Wellinton é bastante assustadora e têm métodos nada convencionais no trato com o medo das crianças. E as crianças não querem ser curadas, elas só querem fugir o mais rápido possível da escola que é sinistra, medonha e horrível.

Eu simplesmente AMEI esse livro. Achei-o fofo, engraçado e muito informativo. Não sou mãe, mas imagino que muitas devem sofrer com os medos dos filhos. O livro revela uma abordagem diferente e criativa de como fazer com que as crianças explorem e exterminem seus medos. Creio que, por esse motivo, indicaria mais o livro aos pais que propriamente aos filhos, mas todos devem ler, pois a cada capítulo que se passa na escola somos levados a uma nova e espetacular aventura.

O desfecho é bastante previsível para adultos, mas será capaz de conquistar a surpresa de qualquer criança. Aliás, o livro é capaz de conquistar todo e qualquer leitor. Um dos melhores infantos que já li e, sem dúvida, também um dos melhores em abordar de um jeito inusitado a temática das fobias que as crianças sofrem.

Sobre a edição, chamo atenção às lindas ilustrações presentes nas divisões e inícios de capítulos. As divisões inclusive contam com nomes e explicações de algumas fobias, que acabam por enriquecer ainda mais o livro. E, dos livros que li da ROCCO até hoje, esse é o que tem a melhor diagramação, fonte e espaçamento, o que torna o livro mais prazeroso ainda de ler lido.

Nota mil para o livro em todos os sentidos. 


FICHA DO LIVRO

ESCOLA DO MEDO
GITTY DANESHVARI
Editora: ROCCO
Ano: 2012                   
Nº págs: 350
Gênero: infanto-juvenil

Cortesia da editora para resenha e promoção.




Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Vou comprar esse livro pra minha filha e gostaria de saber a respeito. Obrigada pelo esclarecimento.

    ResponderExcluir
  2. oi ^^
    mana (se foi um mano lê como manO) haha. eu tava louca por uma resenha desse livro pq só estava achando resenhas com frases curtas que não diziam mt coisa sobre a história.
    gostei muita da sua abordagem :D
    fiquei bem interessada e vou adquirir o livro!
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.