13 de fevereiro de 2011

RESENHA: A ZONA MORTA - Stephen King (Ed. Objetiva)



  • Editora: Objetiva
  • ISBN9788573028829
  • Ano: 2008
  • Páginas: 496

  • Editora: Ponto de leitura (Ed. Bolso)
  • ISBN9788573029895
  • Ano: 2009
  • Páginas: 608

Zona Morta(1979) é mais um livro do mestre do horror e da fantasia Stephen King. Lançado pela primeira vez no Brasil em 1985 pela editora Abril Cultural, ganhou em 2008 um repaginamento total da editora Objetiva, editora que detém hoje os direitos autorais de King no Brasil.

Zona Morta foi o primeiro livro que fez com que King começasse a permear pelo universo do drama; até então, o autor reconhecia o sucesso com obras diretamente ligadas ao terror:Carrie (1974); A hora do vampiro (1975); O iluminado (1977);Sombras da noite (contos - 1978) e A dança da morte (1978).
Enredando por esse novo gênero, temos um King que deixa pra trás a narrativa do medo e do susto, para colocar-nos diante de um King capaz de escrever um drama pessoal descrito de forma tão profunda, que temos a sensação de estarmos “vivendo” o livro, fazendo com que passemos dias e dias remoendo sua história.
Zona Morta conta a história de um professor de inglês (John Smith) que, um dia ao voltar para casa após um passeio em um parque de diversões, sofre um acidente automobilístico e fica em coma por quase cinco anos. Quando John acorda, ele e os médicos percebem sua incapacidade para reconhecer certos objetos. Parte de seu cérebro foi afetado; e a essa parte danificada dá-se o nome de zona morta. Mas essa zona morta do cérebro de John abriga mais que memórias esquecidas, ela fez com que John desenvolvesse a capacidade de quando tocar em uma pessoa saber do seu passado e ver o seu futuro. Assim, ele ajuda as pessoas e as avisa de perigos; avisa a enfermeira do hospital que sua casa está pegando fogo; e até ajuda a polícia a descobrir um estuprador pedófilo.
Por causa desse dom ele torna-se reconhecido e popular, ao que vê sua vida virar de cabeça para baixo; desempregado e com oportunistas à sua porta, John muda de cidade para procurar uma nova vida sem suas vidências.
Começa a dar aulas particulares a um garoto de família rica, mas que tem dificuldade de aprendizagem. O professor passa então a morar com essa família e se vê livre de seu dom por um tempo. Porém, na formatura do garoto ele vê que um acidente vai acontecer e alerta a todos. Muitos não lhe dão ouvidos e vão à festa e acabam morrendo. John mais uma vez fica perturbado com seus poderes.
Quando, em um comício, ele aperta a mão do candidato Greg Stillson, fica atormentado com o que vê. Greg levará o mundo a uma guerra nuclear e só John pode impedi-lo e só há uma maneira para isso: a morte.
Com esse novo gênero King conquistou uma legião de fãs, pois, seus fãs do terror adoraram a obra, e aqueles que não gostavam do gênero horror passaram a ter grande admiração pelo autor.
Zona morta tornou-se tão famoso que, além do filme de 1983, intitulado A hora da zona morta, dirigido por David Cronenberg e com Christopher Walken no papel de John, em 2007, vinte e oito anos após o lançamento do livro, foi criada uma série televisiva baseada do livro, que já conta com seis temporadas. No Brasil a série é conhecida como O vidente e foi exibida pelo SBT em 2010.
Assim como Machado de Assis é considerado, por muitos, melhor contista a romancista, creio que King, apesar de seu título de mestre do horror, sobressai-se muito mais escrevendo dramas, tanto que, após o lançamento do pioneiro Zona Morta, King arriscou-se muitas outras vezes pelo gênero dramático e acabou por agradar muito mais o público e a crítica do que com seus livros de derramamentos de sangue e sustos constantes. Um exemplo desse sucesso foi À espera de um milagre, livro de 1996, que se tornou filme homônimo em 1999 com Tom Hanks no papel principal. King viu sua popularidade chegar às alturas com esse romance. Curiosamente, as adaptações cinematográficas baseadas na obra do mestre, tendem a ter uma qualidade muito superior quando se trata exatamente desses dramas, deixando muito a desejar quando adaptam suas obras dirigidas ao horror, como por exemplo: Christine, o carro assassino; Cemitério Maldito; A Colheita Maldita; dentre outros.
Considerado um dos maiores autores norte-americanos, King é hoje, segundo a revista Forbes, o terceiro escritor mais bem pago do mundo, e tem suas obras publicadas em mais de 40 países.
King é tão reconhecido, que, nas escolas americanas ele é um dos autores estudados em literatura contemporânea, assim como é estudado nos cursos superiores de Inglês (Letras no Brasil).
Com uma narrativa fácil e que leva ao sentimental, Zona Morta é capaz de arrancar lágrimas e soluços de qualquer leitor. Com grande maestria King descreve um John Smith de forma tão singular, sentimental e real, que nos faz ter a sensação que John poderia ser nosso vizinho, nosso colega, ou qualquer conhecido, fazendo com que nos sintamos intimamente ligados aos sentimentos do personagem e ao drama de sua vida. Com certeza um livro a ser lido, devorado, apreciado e chorado por todos. 

Comente com o Facebook:

17 comentários:

  1. Amo Stephen King. Amo os livros de terror dele e discordo um pouco da crítica que os livros de drama dele são melhores.
    Gostaria que ele fosse leitura obrigatória por aqui também! Deveria ter feito letras ao invés de Psicologia! hehehe

    ResponderExcluir
  2. minha amiga disse que vou curtir esse livro, então, confio nela. Parece muito bom mesmo. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  3. É o melhor livro do Stephen na minha opinião. Sem mais.

    ResponderExcluir
  4. Sou apaixonada pelos livros de Stephen King! Li poucos até hoje, mas adoro o modo como ele escreve e tudo. Tou louca pra ler A Zona Morta!

    Beijinhos
    Bruna do All Star e Jeans
    allstarejeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Boa resenha...Dá vontade de le-lo...Drama é um trunfo dele,então deve ser perfeito...

    ResponderExcluir
  6. Excelente sua resenha, eu adoro a forma de escrita do King. É muito difícil comparar uma obra com outra do mesmo autor, tamanha a sua façanha em criar estórias únicas. Esse livro eu nunca li, mas espero lê-lo em breve!

    ResponderExcluir
  7. Não avancei mt na resenha pra não ter revelações que não gostaria, mas só o comecinho já deu vontade louca de ir correndo numa livraria *-*
    (pq a faculdade é tão má comigo que n me deixa ler... (puppy eyes))

    Abraços
    =D

    ResponderExcluir
  8. Esse livro nunca tinha me chamado antenção, talvez pelo título, ou por nunca ter lido alguma resenha sobre ele.
    Mas depois da sua resenha eu fiquei curiosa para ler.
    Acho que a Anne Rice deve ter se inspirado nesse livro pra escrever As Horas das Bruxas, pois tem um personagem que tem esse mesmo dom de John, após um acidente.
    Gostei bastante do drama em A Espera de Um Milagre, foi o melhor livro dele que eu li até hoje.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Li pouco do mestre King até agora ._. conheço mais as adaptações. Mas minha namorada está com o iluminado lá *-* to louco pra ler. Fora a torre negra também e o cemitério! :D~

    Ótimo post!

    chuvadenoe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu já vi a série que foi baseada neste livro, mas nunca o li... Amo os livros do King!! TODOS são ótimos! (ao menos os que li), tenho alguns na minha estante... Mas, são tantos que fico falida cada vez mais... rsrs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu li esse mas prefiro os clássicos, sei la...

    ResponderExcluir
  12. Eu nunca li o King, mas já tive um pouco de curiosidade. Terror nunca foi um dos meus temas favoritos, mas prefiro não julgar antes de ler. Adoraria dar uma chance a Zona Morta, vamos ver, hein. Eu devo ser uma herege por fãs do King por dizer algo assim, rs. Desculpem, um dia eu leio, juro !

    ResponderExcluir
  13. Esse será um dos próximos livros que eu irei ler! *-*

    ResponderExcluir
  14. Um autor magistral como o King pode e deve escrever outros temas sem ser o terror, para mostrar que ele é capaz de escrever dramas e ficção (Coleção "A Torre Negra") e contos!

    Ele é, definitivamente, o cara!!

    Obs: ele, atualmente, está escrevendo dois livros, o 11/23/63, livro sobre o assassinato de John Kennedy (lançamento em 8 de novembro de 2011) e o oitavo livro da Torre Negra, que preenche algumas lacunas vistas na saga, que será lançado em 2012.

    Ele não está aposentado não!! Tá vivo ainda!! :D

    ResponderExcluir
  15. Cara, gosto muito do Stephen kIng e tenho uns 12 livros dele, já li A Zona Morta mas não tenho ele AINDA na coleção hehe Bem legal tua resenha.

    ResponderExcluir
  16. deu vontade de ler esse livro, só q ta dificil encontrar ele em lojas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério??? Procura nas lojas virtuais... A edição de bolso está sempre disponível. Acho que teremos relançamento dele para o ano que vem :)

      Excluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.