27 de fevereiro de 2011

MARCIO SCHEIBLER - ESPECIAL: Autores Parceiros



Boa tarde pessoal,


Estreando hoje o ESPECIAL DE AUTORES PARCEIROS trago uma resenha e uma entrevista com um autor que está fazendo grande sucesso nos blogs do Brasil.



MARCIO SCHEIBLER



BIOGRAFIA:




Marcio Vinicius Scheibler, tem 27 anos, nasceu em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, onde ainda reside.
É servidor público municipal, formado em Administração e, por enquanto, concilia sem maiores problemas a carreira de escritor, pois ainda a tem como passatempo.
Marcio já escreveu dois livros: CICATRIZES DE UM SEGREDO e IRRESISTIVELMENTE FATAL.






RESENHA: 
IRRESISTIVELMENTE FATAL


Irresistivelmente fatal é o segundo livro do Marcio e, assim como seu livro de estréia, segue a linha policial.
Tudo começa quando o jovem, rico e mulherengo Leandro leva para casa uma desconhecida. No dia seguinte seu amigo Rodrigo o encontra assassinado e mutilado. Chama então seu tio, Otávio Medeiros, ex-detetive. Juntos não vão medir esforços para descobrir quem assassinou Leandro, e principalmente, quais os motivos que levaram o assassino ao crime.

Com uma escrita leve e fácil, o livro desperta nossa curiosidade para descobrimos o assassino e seus motivos, levando-nos a um lado histórico que no início da trama não se podia imaginar existir. Mais que isso, IRRESISTIVELMENTE FATAL nos alerta para situações cotidianas vivenciadas por nossos jovens em clubes noturnos.



ENTREVISTA COM MARCIO:



1. Quando e como você resolveu que queria se tornar escritor? Você teve o apoio de alguém em especial?

Procurei uma editora pela primeira vez em 2006, mas já escrevia histórias desde a infância. O gosto pela literatura policial, com seus personagens clássicos, me fez ter vontade de criar minhas próprias histórias. A leitura foi incentivada pela minha mãe desde cedo, mas a escrita foi vontade própria, uma natural conseqüência.




2. Sabemos que ser escritor no Brasil é uma tarefa árdua. Como foi sua jornada até conseguir publicar seu primeiro livro?

Tive sorte de conseguir publicar com a primeira editora que tive contato, mas o tempo que decorreu desde a apresentação do texto até a publicação foi longo. Cerca de dois anos. Recebo email de pessoas pedindo dicas de como entrar em contato com alguma editora, pois a dificuldade é grande. Há pouco espaço ainda para novos autores em nosso país, mas com a garra e a perseverança dos nossos jovens, esse quadro tende a mudar.


3. Por que você resolveu enveredar pelo caminho do romance policial?   Quais autores te inspiraram? 

Ouvia falar muito sobre Sherlock Holmes na infância, e logo me encantei pelas suas histórias, que eu buscava ler sempre que possível. Posteriormente conheci as obras de Agatha Christie, Edgar Allan Poe, George Simenon e Marcos Rey, tornando meu gosto pelo gênero cada vez maior. Quem me inspira muito também é Dan Brown, apesar de seu gênero não se enquadrar no policial, mas o conteúdo histórico e aventureiro de suas obras me atrai muito, tanto que já li todos os livros dele.


4. Como surgiu a ideia para o livro Irresistivelmente fatal? Você já tinha a história toda na cabeça, sabia quem seria o assassino ou isso foi se desenvolvendo do enredo?

Alguns pontos já estão montados na cabeça quando começo a escrever uma história. O restante costuma surgir durante o desenvolvimento do texto. Faço as ligações entre os pontos que já tinha em mente e o texto vai se desenrolando. IRRESISTIVELMENTE FATAL já estava em minha mente durante o processo de publicação do meu primeiro livro, CICATRIZES DE UM SEGREDO. Levou menos tempo para ser publicado a contar da apresentação do original para a editora.


5. A relação histórica existente no livro é algo real ou foi inventada por você? Se foi inventada, conte-nos de onde surgiu a ideia dela.

É irreal. Como adoro as histórias de Dan Brown, resolvi colocar alguma relação histórica na trama, mas ela nunca existiu. Foi um charme a mais, algo pra apimentar a obra. Surgiu logo que comecei a desenvolver o texto, pois de início não estava em minha mente.


6. Conte um pouquinho de Cicatrizes de um segredo, seu primeiro livro.

A primeira vez a gente nunca esquece. Lembro dos rostos surpresos e das mensagens das pessoas estranhando quando eu anunciei que iria lançar um livro. Nem o pessoal de casa sabia. Foi surpresa geral até dois meses antes do lançamento oficial.
Também possui uma ligação histórica no texto, mas é irreal assim como ocorre em IRRESISTIVELMENTE FATAL. Foi lançado em fevereiro de 2009, após dois longos anos de negociações com a editora e processos de revisão.


7. Já está trabalhando em um 3º livro? Se sim, pode adiantar alguma coisa pra gente?

Tenho idéias, mas não coloquei nada no papel ainda. Seguirei a linha policial, pois é ela que me dá prazer em escrever. Pretendo colocar elementos novos nas tramas, pra aprimorar e realçar meu trabalho.
  

8. Pra você, qual a importância da literatura e do hábito de ler?

Sem a leitura os horizontes de nossa vida não se abrem. A falta de exercício mental nos torna seres sem caráter, inteligência, ousadia, perseverança. Deve ser incentivada desde a infância, pois é ali que a curiosidade começa a aflorar e se prende mais fácil.


RAPIDINHAS:

a) Um livro:  Anjos e demônios, Dan Brown
b) Um autor:  Agatha Christie
c) Uma música: qualquer rock n’ roll de qualidade
d) Uma banda: System of a Down
e) Um filme: Sherlock Holmes
f) Um ator:  Morgan Freeman
g) Uma atriz: Fernanda Montenegro
h) Uma frase: “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância” – Sócrates, filósofo grego



CONTATOS DO MARCIO:






Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Parabéns pela a resenha e entrevista!
    Me deu muita vontade de ler os livros dele! Ele é daqui do nosso estado, mas até então não conhecíamos ele!!!

    Beijos
    Ale
    http://introducingyouabook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. nunca tinha parado pra ver do que se tratava o livro, mas é mais ou menos o que eu esperava pelo título.

    E ele é da turma do Rock \o/ hahaha

    Ah, parabéns pela resenha, entrevista e parceria.

    Thiago
    http://outroconceito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi! Legal o post, eh sempre bom a gente conhecer novos e jovens autores brasileiros. parabens pela parceria e entrevista tb ^^

    bju
    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela oportunidade da entrevista em seu blog, Mari...adorei a resenha !!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha e pela entrevista.
    Já li IRRESISTIVELMENTE FATAL e achei o livro ótimo! Adoro livros com segredos e mistérios.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom conhecer o trabalho de um escritor da nossa terra! Gosto muit desta linha de livros (policial, investigativo) e os livros deles parecem ser interessantes pois utilizam desta marca já usada por vários outros como o próprio Dan Brown, mencionado na entrevista, em um ambiente diferente como os clubes noturnos usados no livro Irresistivelmente fatal. Acredito que a história deve ter um enfoque mais pra nossa cultura.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.