21 de fevereiro de 2011

RESENHA: A SOMBRA DO VENTO e O JOGO DO ANJO - Carlos Ruiz Zafón (Ed. Suma de Letras)


Bom dia galera,

Sábado terminei de ler dois livros fantásticos, e claro que não poderia deixar de apresentá-los a vocês.

Trata-se de: A SOMBRA DO VENTO e O JOGO DO ANJO, livros lançados numa caixa linda pela Suma de Letras, selo da editora objetiva.


Não conhecia os livros, não tinha lido a sinopse, não conhecia o autor, nem nada, não conhecia nada sobre os livros. Comprei a caixa por uma questão consumista (além de adorar livros, não posso vê-los em BOXES que tenho que comprar, pra ontem), foi um tiro no escuro.
Um BELO tiro no escuro. Digamos que atirei sem mirar e acertei bem no alvo, ou melhor, Carlos Ruiz Zafón (o autor) me fez de alvo e me acertou. Um tiro certeiro, diretamente no meu coração.

PERFEITOS!
É com esse adjetivo que sou obrigada a começar a resenha desses dois fantásticos romances, dois livros que falam de livros, de autores e leituras.

A SOMBRA DO VENTO nos leva a uma visão histórica de uma Barcelona em guerra e nos coloca diante de mistérios e personagens cuidadosamente construídos por um autor fabuloso.

A narrativa se inicia no ano de 1945 na cidade de Barcelona.
Daniel Sempere está para completar 11 anos e não se lembra mais do rosto da mãe morta. Diante do sofrimento do filho, seu pai, dono da livraria Sempere e Filhos, o leva para uma madrugada alucinante no centro da cidade, um lugar misterioso, um lugar que deve ser mantido em segredo de todos: o Cemitério dos Livros Esquecidos, um lugar enorme, em que as obras esquecidas ficam abandonadas.

Nos corredores do Cemitério, Daniel escolhe seu livro: A Sombra do Vento, do também barcelonês Julián Carax. Conforme vai lendo o livro de Carax, Daniel se sente curioso sobre a vida e obra do autor e sai a procura de outras obras, descobrindo que Carax escreveu vários livros, mas que alguém os está queimando. O garoto percebe ter em mãos aquele que pode ser o último exemplar da obra de Carax, e se nega a vendê-lo  seja qual for o preço.
Daniel acaba conhecendo Dom Gustavo Barceló, que lhe apresenta sua sobrinha Clara. Daniel logo se apaixona pela moça, anos mais velha que ele. Dom Gustavo oferece uma alta quantia a Daniel pelo livro, mas ele não o vende. Algum tempo depois o dá de presente a Clara, já conhecedora da obra de Carax.
Um dia uma figura estranha aparece para Daniel e o ameaça. Seu desejo: o livro que o menino possui. Daniel então percebe que sua vida e daqueles que ama corre perigo. Resolve então recuperar o livro e descobrir quais mistérios cercam a vida de Carax. Para isso, ele contará com a ajuda do amigo Fermín, um mendigo e ex-investigador que tem facilidade para descobrir fatos.
Juntos eles percorrem uma Barcelona de cenário grandioso e atmosfera gótica atrás de informações sobre a vida de Carax. Descobrem que a vida desse misterioso autor está ligada a uma triste história de amor entre dois jovens. O próprio Carax e sua inesquecível Penélope.
É quando Daniel começa a encontrar semelhanças entre sua vida e a de Carax e tenta não repetir os passos do escritor.

Revelações são feitas ao longo de todo o livro, mas todas as informações dadas sobre a vida de Carax só se completam no final, de modo triste, trágico e surpreendente. Um livro que nos causa assombro de ler, tamanha quantidade de informações e personagens que incrivelmente conectam-se todos por alguma razão. 

A Sombra do Vento é uma história permeada de romances, aventuras, vinganças, mas principalmente mistério e sofrimento. Sofrimento, aliás, que salta das páginas do livro e entra em nossa alma. É impossível ler o livro e não sentir uma coisa forte dentro do peito; é impossível ler as grandes revelações sobre a vida de Carax e Penélope e não se debulhar em lágrimas; é impossível chegar ao final sem sentir que uma parte da gente foi fechada com aquela última página. E ao fechar a última página, é inevitável a pergunta: até que pode a crueldade humana pode chegar¿

A Sombra do Vento é sem dúvida uma obra grandiosa em todos os sentidos, pela quantidade de personagens, pela quantidade de histórias conectadas, pela quantidade de estilos que fascinam e estimulam a leitura. É difícil dizer que A Sombra do Vento é um romance. É bem mais que isso, é uma obra de gênero inclassificável.

A contra capa do livro traz a informação: “A Sombra do Vento anuncia um fenômeno da literatura espanhola – La Vanguardi. O espanhol Zafón, sem dúvida, é um fenômeno, um fenômeno mundial.


Em O JOGO DO ANJO, Zafón volta a explorar a temática do livro que conta a história de um livro, que conta a história de um autor.

NO Jogo do Anjo temos a história do jovem, órfão e talentoso David Martín que desperdiça suas palavras num reles jornal. O seu amigo e escritor Vidal sugere que o editor do jornal dê a David uma chance em uma coluna. Como esperado, Martín se sai muito bem e começa causar inveja em seus parceiros de jornal. Logo o garoto é demitido e se vê frente a dois editores inescrupulosos, que o contratam por um período de vinte anos, em que Martín tem que escrever 200 páginas por mês e assinar com pseudônimo, mas uma promessa é feita: David terá seu sonho de publicar um romance com seu nome na capa.

Durante anos os editores abusam do garoto e quando este já está bem doente resolvem lançar seu livro, que é um fracasso em vendas. David rompe então com a editora e vê-se, aos 28 anos, sozinho, doente e morando num casarão aos pedaços. É quando conhece um suposto editor francês, Andréas Corelli. O editor encomenda um livro a Martín. Um livro que poderá influenciar muitas vidas, que poderá trazer o bem e também o mal, um livro que poderá levar pessoas a matar e a morrer.
A proposta: 100 mil francos pelo livro.
Martín aceita e imediatamente vê sua vida cercar-se de mistérios e de fantasmas do passado. Agora ele tem que correr para desvendar o que está acontecendo antes que seja pego por seus inimigos.

O Jogo do Anjo retorna a mesma Barcelona de A Sombra do Vento, porém, agora, nos anos 20. Martín passa pelo Cemitério dos Livros Esquecidos e pela livraria Sempere e Filhos, contudo, O Jogo do Anjo não é uma continuação de A Sombra do Vento, pelo contrário, os fatos narrados são anteriores aos acontecimentos de A Sombra.

Um romance intrigante e misterioso dotado e ação e preponderando ao  gênero policial, O Jogo do Anjo é capaz de nos prender, causar agonia e principalmente, faz com que nos perguntemos durante todo o livro: quem é Andréas Corelli¿

No entanto, sou obrigada a dizer que A Sombra do Vento é infinitamente melhor, pois aguça não só nossa curiosidade, mas aflora nosso lado emocional, despertando um sentimentalismo imenso.

Assim como nunca esqueci os sentimentos que Meu Pé de Laranja Lima (J. M. de Vasconcelos), Dom Casmurro (M. Assis), À Espera de um Milagre e A Zona Morta (S. King) me causaram, A SOMBRA DO VENTO também será inesquecível, será sempre o livro que tocou não apenas meu coração, mas também a minha alma.








Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Eu era doooida pra ler A Sombra do Vento, mas ele nunca entra na promoção, entao um dia, tomei coragem e comprei mesmo assim hehehe
    E adivinha?! Ainda bem que comprei!! Eu amei o livro, a historia, o enredo, a narrativa, tuudo, o Carlos Ruiz Zafón é muuuito bom!!

    Eu ainda não li O Jogo do Anjo, mas assim que der vou ler com certeza! ;D

    Adorei as resenhas!

    Beeijo
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  2. Não gosto muito de livros de guerra mas vlw pela dica. ótima resenha.

    teh mais

    http://misscarbono.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Melhor tiro no escuro de todos os tempos.
    Amei os dois livros, mas com certeza A Sombra do Vento é muito melhor. Vim a conhecê-lo porque vi em uma lista de mais vendidos e fui pesquisar.
    Eu ganhei A Zona Morta, mas como era de King fiquei com medo e troquei... Por um de A. Christie... :S Agora que li que você gostou tanto desse livro penso se não fiz mal...
    (Ei! Miss Carbono, guerra? Você leu a resenha mesmo?)
    Beijos
    Tarsila

    ResponderExcluir
  4. Preciso comentar neste post, A sombra do vento foi um dos livros mais impressionantes e encantadores que li, não consegui descansar enquanto não cheguei ao fim e tenho muita vontade de ler novamente....recomendo mesmo!
    O jogo do anjo ainda não li, mas vejo falar muito bem...
    Bj

    http://balaiodelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Meninas, que bom que gostaram da resenha. A SOMBRA DO VENTO é mesmo um livro perfeito.

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Adorei as resenhas!!
    Nossa, me deu mais vontade ainda de ler A sombra do vento. O jogo do anjo eu nao tinha chegado a saber muito sobre ele, mas agora ele tbm está na minha Wish List!
    ;]

    ResponderExcluir
  7. Amei as resenhas.
    A Sombra do Vento já está na minha lista de leituras por indicação de uma amiga, professora de Português e o outro, claro, acabou de entrar para ela.
    Ótima indicação.
    Mil beijos

    ResponderExcluir
  8. Leiam sim gente. Livros perfeitooooos!

    Depois voltem aqui para dar suas opiniões.

    Beijooos

    ResponderExcluir
  9. Nunca escutei alguém falar mal desse livro

    Eu já tenho A Sombra do Vento mas fiquei louco pelo Box *-*

    Começei a ler mas como minha amiga pegou emprestado e ainda não devolveu, não tive como terminar. Por isso ele está marcado como "Lendo" meu skoob desde o dia 1° de janeiro. E pra não pensarem que abandonei, larguei ele lá mesmo :)

    Thiago
    http://outroconceito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Nunca li esses livros .-. preciso deles agora .-.

    ResponderExcluir
  11. Acabei pegando esses livros emprestados por acaso também, e acabei me apaixonando.
    São dois dos melhores livros que eu já li. Principalmente a Sombra do Vento.
    Sua resenha foi perfeita, o livro transborda tanto sentimento e angústia, nunca fiquei tão envolvida em um livro quanto em A Sombra do Vento.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu só li A Sombra do Vento,e é maravilhoso, concordo com você em sua resenha, o livro é lindo, vale a pena ler, espero poder ler O Jogo do Anjo também, estou ansiosa.

    ResponderExcluir
  13. Que legal, nunca tinha ouvid falar destes livros. Gostei muito das resenhas, principalmente da A Sombra do Vento que parece ser recheada de mistérios envolvendo a vida de Carax. Abrc!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.