23 de fevereiro de 2011

NÃO RECOMENDO: Assassinato de Agatha Christie - Sun Holiver


Bom dia galera,

Hoje resolvi criar uma seção nova para o blog: NÃO RECOMENDO

Não dá para ter um blog, expor opiniões e todas elas serem favoráveis.

Li um livro semana passada e me sinto na obrigação de comentar sobre ele: ASSASSINATO DE AGATHA CHRISTIE.

Durante alguns anos vi esse livro nas prateleiras e desejava mais que tudo. Via o nome da Agatha Christie (uma de minhas autoras preferidas) e imaginava o quão bom ele seria. Doce engano.

Não vou me ater aqui a apresentar uma resenha sobre ele, só a sinopse será mais que suficiente, depois falo das deficiências do livro.


ASSASSINATO DE AGATHA CHRISTIE
Sun Holiver
Editora: Soler
Ano: 2007
Edição: 1
Nº de págs: 252
Gênero: policial


"Um roubo, misterioso, dentro do Museu Britânico, mobiliza toda a Scotland Yard, a polícia metropolitana de Londres e, envolve Agatha Christie numa missão secreta, repleta de emoções e suspense, numa história jamais contada nem escrita. Montando um quebra-cabeças, com rara perfeição, Sun Holiver consagra-se numa trama bem elaborada, com ricas informações sobre arte e arqueologia, prendendo a atenção do leitor da primeira à última página.


O Assassinato de Agatha Christie, nos transporta por um mundo de mistérios e tensão, revelando a característica mais marcante nas obras de Agatha Christie: a surpresa final."



Diante da sinopse, claro, pensei se tratar de um livro fabuloso. Não é. A única coisa que esse livro é: é PRETENSIOSO.
Logo explico.
Primeiramente, gostaria de deixar aqui minha admiração por autores que escrevem uma obra em primeira pessoa. Acho fantástico quando o autor se incorpora num personagem para escrever uma trama, quando ele é capaz de se passar por outra pessoa, e desenvolver assim suas características físicas e psicológicas.
 Sun Holiver fez isso, mas a primeira pessoa dela não era ninguém mais, ninguém menos que a própria Agatha Christie!
Isso mesmo!
A própria Agatha Christie é quem narra os fatos do livro, que se mesclam com a história verdadeira de sua vida e com fatos fictícios, onde, creiam, ela também é a própria detetive. Ainda pior que isso, é que ela está escrevendo um livro, e Sun Holiver vai colocando passagens desse livro, passagens que em nada se caracterizam com o estilo narrativo da VERDADEIRA Agatha Christie.
Esse é outro ponto que em nada se compara com a verdadeira A.C: a zelosa descrição que A.C faz das personagens, locais e situações, o extremo cuidado que a autora tem para desenvolver seus enredos de forma instigante.
Para se fazer passar por Agatha Christie, o mínimo era tentar escrever como Agatha Christie.
Um livro muito pretensioso para um enredo tão fraco e de palavras tão simplórias. E falando nas palavras, não posso deixar de comentar sobre elas: um livro dotado de erros crassos de Português. A nossa língua foi assassinada como muito dos personagens de Agatha Christie (a verdadeira).

Diante dos fatos, só posso dizer a vocês: NÃO RECOMENDO!



Comente com o Facebook:

16 comentários:

  1. Não vou ler de jeito nenhum! A. C. também é uma das minhas escritoras prefeirdas e, concordo, isso foi pretencioso demais...

    Indiquei seu blog para um meme literário! *-*

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o seu blog, estou acompanhando há alguns dias já...

    Sobre o livro, valeu a dica!

    Vou pular fora com gosto hehehe

    Agora, se me permite, aí vai uma dica.

    Já que você disse que gosta de livros narrados em primeira pessoa li um muito bom recentemente.

    Chama-se "Crônica da Casa Assassinada" é de um escritor brasileiro pouco conhecido, mas muito bom, Lúcio Cardoso.

    Ele faz o uso desse recurso muito bem e se faz passar não só por uma, mas por várias pessoas, de maneira bastante crível.

    Mais uma vez parábens pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, de primeira eu pensei q fosse um livro da Agatha. Nem poderia ser, né. Agatah escreve tão bem.

    Esse autor eu não conheço e lendo a sinopse, eu não me interessei.

    Obrigada pela visita em meu blog.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  4. A sinopse achei interessante e gosto de livros em primeira pessoa, assim como você; porém, pelo jeito, não deve ser muito bom...

    Ele deve ter feito o livro em relação a Agatha Christie só para chamar mais atenção do público, mesmo. Nunca li livros dela, mas parecem ótimos e tenho bastante vontade de lê-los :D

    ResponderExcluir
  5. Muito legal você montar essa nova seção no teu blog. Com certeza nem todos os livros nos agradam... e a partir que tu cria um blog é bom alertar as pessoas que, na tua opinião, não gostou de tal livro!!!
    Gostei bastante!!
    E obrigada também por me alertar! hahaha

    Beijos
    Ale
    http://introducingyouabook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Nossa, pretensioso é pouco

    Livro feito pra chamar atenção unicamente pelo nome Agatha Christie, e qualidade que é importante ele esqueceu?

    Se antes não tinha intenção de ler, agora então...

    Thiago
    http://outroconceito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Uau, sério que vc achou isso do livro? Acabei de comprar. Se eu tivesse conhecido seu blog antes...
    Que pena. Mesmo assim vou ler, já comprei né, fazer o que! Gostei demais das suas resenhas. Vou ler aos poucos tá.

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  8. Já vi vários livros dessa escritora, porém, não tive vontade nenhuma de pegar um e ler. Não sei, ela ainda não me conquistou. Mas quando eu começar, possivelmente não pegarei esse, caso contrário, me decepcionarei.Obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  9. Olha, posso dar outra dica de livro que EU, no caso, NÃO RECOMENDO?! Bom, comecei a ler Fallen e putz, que livrinho maçante.. das letras grandes só para preencher páginas. A história é fraca e eu nem consegui terminar de ler de tão RUIM que era. Não sei se você já leu.
    Adorei o blog, ótima iniciativa.

    ResponderExcluir
  10. Oi Jake, então, rs, eu li FALLEN e AMEI. Não ando lendo muito o gênero sobrenatural pq acho que caiu na mesmice, mas realmente gosrei de FALLEN e gostei mais ainda das letras enormes (sou míope, rs). Bem, tudo é uma questão de gosto. O problema é que FALLEN é bem lentinho e é na verdade um livro de introdução, o TORMENTA já é super movimentado com coisas acontecendo a todos os momentos. Se puder, dê mais uma chance a FALLEN. Tem resenha dele aqui no blog e de TORMENTA tb.

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Só de ler a sinopse eu já achei o livro pretensioso. Colocar o nome de uma autora consagrada no título, pra mim, foi muito mais uma jogada de marketing.

    ResponderExcluir
  12. Uia, qndo vi o título do livro me interessei pq Agatha é tb uma de minhas favoritas, mas agora nem penso mais em comprar este livro....

    Abraços, valeu pela dica! ;-)

    ResponderExcluir
  13. Que nada! Quando li esse livro, eu viajei no mundo de Sun Holiver, e gostei muito da ideia de por Agatha com protagonista. Adorei as viahens que tive na idade média!

    ResponderExcluir
  14. Estou lendo o livro e até o momento estou gostando. É claro que Agatha é maravilhosa e seus livros tmb, mas como sou uma leitora de vários autores achei importante ler esse livro para conhecer um pouco dessa autora e do seu estilo. Acho que o importante é ler para conhecer, afinal gosto não se discute.

    ResponderExcluir
  15. Ai que tristeza e decepção, eu gosto muito dos livros de Agatha, mas um autor querendo tentar escrever como ela, que falta de criatividade da parte dele, pelo menos o titulo chama a atenção, mas gostaria de ler o livro, para tirar minhas próprias conclusões... Amei a resenha...
    :)

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.