3 de agosto de 2016

RESENHA: VERTIGO – UM CORPO QUE CAI - Boileau e Narcejac (Ed. Vestígio)



Olá, galera!

Hoje foi falar de um livro brilhante lançado pela VESTÍGIO: VERTIGO – UM CORPO QUE CAI da dupla BOILEAU e NARCEJAC.

Vertigo (Um Corpo que Cai)VERTIGO: UM CORPO QUE CAI
BOILEAU e NARCEJAC
Série: Coleção Hitchcock
Editora: VESTÍGIO              
Ano: 2016
Nº págs: 192
Gênero: Suspense

SINOPSE: Encarregado por um antigo colega de seguir sua jovem e bela mulher, o detetive Flavières logo se vê perdidamente apaixonado pela moça. Essa impropriedade não o impede de investigar os temores de seu amigo Gévigne a respeito da esposa: suas ausências, seus mistérios, uma melancolia que a leva a olhar para as águas do Sena por horas a fio… Nenhum amante, nenhuma simulação, nenhuma doença. Apenas uma estranha relação com a bisavó, morta em circunstâncias terríveis e a quem a jovem Madeleine não chegou a conhecer… Um clássico de Pierre Boileau e Thomas Narcejac, especialistas na arte de conduzir a trama – e o leitor – até onde menos se espera. Este instigante e sinistro romance noir foi adaptado por Alec Coppel e Samuel A. Taylor e filmado por Alfred Hitchcock em 1958. Um corpo que cai é considerado um dos melhores filmes de todos os tempos.

Essa belezinha de capa dura foi lançada pela VESTÍGIO em uma cova coleção dedicada ao mestre do suspense ALFRED HITCHCOCK. Só por saber que o aclamado diretor se baseou no livro para seu filme fiquei curiosa, mas fiquei mesmo foi completamente satisfeita após conferi-lo.

Não vou negar que o romance do início me irritou um bucadinho e que pensei em abandonar a leitura. Apesar de ela ser bastante rápida e ser um livro que possibilita uma leitura vertiginosa e extremamente prazerosa, em alguns momentos achei um tédio, isso porque muitas passagens estavam sendo repetitivas e tediosas. Sabem quando uma leitura é enfadonha e você a acha sem salvação? Pois é, pensei que daria 2 estrelas a esse livro, pois, apesar de ele ter me engolido no início, o meio foi extremamente moroso e irritante, fazendo com que eu pensasse que havia uma enorme decadência na qualidade do começo para o meio, mas mudei completamente de ideia com o final.

Minha gente, que espetáculo! O final foi soberbo! Não foi um livro que se salvou por um final brilhante, nada disso, quem acompanha as resenhas aqui do blog sabe que costumo dar nota baixa quando um livro só brilha em seu desfecho, o caso aqui foi outro, o final foi tão fantástico que tornou o meio do enredo tão brilhante quanto todo o restante, isso porque o desfecho fez com que tudo tivesse grande sentido, até mesmo as partes chatas e repetitivas. Foi como se eu tivesse sofrido um choque e compreendido o motivo de os autores terem optado por cada frase, por casa exagero, por cada repetição.


A princípio VERTIGO parece um romance chatinho e meloso, mas o suspense policial que se esconde por traz dessa aparência é brilhante e me deixou de queixo caído! Com certeza entrou para minha lista de melhores leituras do ano e com certeza esse eu digo com todas as letras que RECOMENDO A LEITURA PARA ONTEM! Confiram!

Comente com o Facebook:

21 comentários:

  1. Eu senti A MESMA coisa, Mari. NOSSA!
    Você acredita que eu li esse livro tem 3 semanas e eu não consigo resenhá-lo? Simplesmente estou parada, embasbacada sem saber como começar.
    Acredita que quando finalizei a leitura eu senti que tinha alguém no meu quarto? Sério, eu não sou dessas, não sou medrosa e nem nada. Mas esse livro mexeu muuuuuito comigo.
    Adorei sua resenha e você transmitiu exatamente o que senti. No início o romance estava dando raiva, mas não consegui deixar de dar as 5 estrelas merecidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, pois é, Naty, até pensei em abandonar, a melação estava me irritando, mas depois fui ficando meio em choque e incrédula. Foi perfeito!!!!

      Excluir
  2. Oi, Mari! Li e resenhei esse livro lá no blog mês passado. Talvez por já conhecer a história por ter assistido ao filme anos atrás, não me surpreendi com a lentidão do começo. Depois tudo fez sentido, né?! O final é mesmo muito surpreendente! E essa edição está maravilhosa!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Ca, muito surpreendente mesmo! Fiquei em choque, hahaha.

      Bjs

      Excluir
  3. A grande sacada de livros assim,é que o que parecia ser chatinho e maçante,deve ter tido um bom motivo;Devo dizer surpreendente!
    Essa é a primeira resenha que leio e já estou muuuuito ansiosa para lê-lo.
    UI,tô curiosa...😱

    ResponderExcluir
  4. Livros nesse estilo me atrai bastante, e logo de cara me chamou atenção! Apesar de amar suspense, fiquei com um pé atrás ao ver que ele acabou sendo um pouco cansativo para você. Mas, como você acabou tendo outra visão do livro, isso acabou me aliviando. Sobre a capa, eu achei bastante simples!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Amei sua resenha, perfeita! E mais enlouquecida fiquei para ler esse livro! A capa está linda e a premissa, sem comentários. Estou com grande expectativa nessa leitura. Amo esse gênero e não tem como não apostar nesse livro. Querendo muito! Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Esse me deu vontade de ler pelo apelo ao Alfred, chamou atenção quando colocaram o nome dele ali. Mas vi umas resenhas falando que era meio enrolado no começo mesmo, pode ser irritante. Só que vai chegando ao final e você fica surpreendido, então deve valer a pena aquela enrolação do começo, né? Gostaria de ler pra ver isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, sim, vale a pena engolir a embromação inicial. Eu quase desisti, mas agradeço até agora por ter persistido.

      Bjs

      Excluir
  8. Não conheçia nem o livro e nem o filme, e meu interesse pelo enredo começou agora pela resenha- que, por sinal, está maravilhosa. Adorei sua resenha, me fez ter uma ideia melhor da trama e ter muita vontade de ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Josi! Espero que leia e goste tanto quanto eu.

      Bjs

      Excluir
  9. Fiquei impressionada e curiosa para conhecer o desenvolvimento do enredo que fez o livro com classificação de 2 estrelas para 5. Os melhores livros são aqueles que ao final compreendemos tudo que foi escrito, as partes boas e não tão boas assim.

    ResponderExcluir
  10. Fiquei empolgadíssima quando descobri esse lançamento da Vestígio porque sou fã da obra do Hitchcock e “Um corpo que cai” é justamente o meu filme favorito dele, mas eu já havia perdido as esperanças de encontrar o livro em português.
    E que bom que a editora caprichou nesta edição! O livro sem dúvida merece. Também não tenho nada contra ebooks, mas não consigo me concentrar da mesma forma. Para mim, a leitura envolve todos os sentidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dri, que frase maravilhosa: "Também não tenho nada contra ebooks, mas não consigo me concentrar da mesma forma. Para mim, a leitura envolve todos os sentidos."

      Vou levar pra vida! <3

      Excluir
  11. Oi tudo bem.
    Nossa ninguem diria pela capa que esse livro tem romance,nunca tinha lido nada sobre o livro e fiquei mega curiosa pra ler principalmente depois dos seus comentarios,ja quero PARA ONTEM .rs
    Um abraço e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  12. Oi Mari.
    Gostei bastante da premissa do livro, mas confesso que ele não me conquistou não, e olha que gosto bastante de suspense, mas acho que essa leitura simplesmente não funcionária para mim.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  13. Ao ler a sinopse já achei bem bacana e ao ler sua resenha fiquei ainda mais curiosa! Apesar de você ter dito que no meio do livro ele é meio repetitivo, creio que o final vale a pena!

    ResponderExcluir
  14. Que incrível, gosto de romances menos melosos como este. Não conhecia este livro, mas, com certeza já está na listinha de desejados.

    ResponderExcluir
  15. Quero ler esse livro, confesso que também penso em abandonar vários livros que começam cansativos, repetitivos e principalmente com romances melosos, e depois que termino penso que estaria perdendo uma brilhante história, que é o que aparentemente aconteceu com você, que de 2 estrelas deu 5 ao livro, que superação rsrs! Sempre tem aquelas partes chatas que apenas depois sabemos o sentido, e dai começamos a adora-las também.

    ResponderExcluir
  16. A primeira coisa que reparei foi nessa capa linda. Simples e impressionante.
    Depois pq amo suspense... e suas indicações são incríveis. Suspense é meu gênero queridinho.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.