10 de agosto de 2016

RESENHA: O DEMÔNIO NA CIDADE BRANCA - Erik Larson (Ed. Intrínseca)



Olá, pessoal.

Como vocês estão

Hoje vou falar de um livro que me deixou meio sem chão: O DEMÔNIO NA CIDADE BRANCA do ERIK LARSON, lançado pela INTRÍNSECA.

O demônio na Cidade BrancaO DEMÔNIO NA CIDADE BRANCA
ERIK LARSON
Editora: INTRÍNSECA         
Ano: 2016
Nº págs: 448
Gênero: Não-Ficção

SINOPSE: Assassinato, magia e loucura na feira que transformou os Estados Unidos. No final do século XIX os Estados Unidos eram uma nação jovem e orgulhosa, ávida por afirmar seu lugar entre as maiores potências mundiais. Nesse contexto, a Feira de Chicago de 1893 teve papel fundamental: com o objetivo de apresentar a maior e mais impressionante exposição de inovações científicas e tecnológicas já idealizada, coube ao arquiteto Daniel Burnham, famoso por projetar alguns dos edifícios mais conhecidos do mundo, a difícil tarefa de transformar uma área desolada em um lugar de magnífica beleza: a Cidade Branca. Reunindo as mais importantes mentes da época, Burnham enfrentou o mau clima, tragédias e o tempo escasso para construir a enorme estrutura da feira. A poucas quadras dali, outro homem igualmente determinado, H. H. Holmes, estava às voltas com mais uma obra grandiosa, um prédio estranho e complexo. Nomeado Hotel da Feira Mundial, o lugar era na verdade um palácio de tortura, para o qual Holmes atraiu dezenas, talvez centenas de pessoas. Autor de crimes inimagináveis, ele ficou conhecido como possivelmente o primeiro serial killer da história americana. Separados, os feitos de Burnham e Holmes são fascinantes por si só. Examinadas juntas, porém, suas histórias se tornam ainda mais impressionantes e oferecem uma poderosa metáfora das forças opostas que fizeram do século XX ao mesmo tempo um período de avanços monumentais e de crueldades imensuráveis. Combinando uma pesquisa meticulosa com a narrativa envolvente que lhe é característica, Erik Larson escreveu um suspense arrebatador, que se torna ainda mais assustador por retratar acontecimentos reais.

Vocês sabem que ler mais não-ficção é um de meus projetos para 2016, e devo dizer que a INTRÍNSECA é uma editora que SEMPRE surpreende com excelentes livros do gênero. Apesar de fazer anos que eles lançam os livros do LARSON, nunca havia mergulhado na leitura de um deles, então resolvi que iria mudar isso com o lançamento de O DEMÔNIO NA CIDADE BRANCA, afinal, não tinha como não gostar de um livro que falaria de um serial killer.

Mas O DEMÔNIO NA CIDADE BRANCA foi muito mais que isso. Eu sabia que outros assuntos seriam abordados, como a feira de 1893, a construção de edifícios por um brilhante arquiteto, e até navios como o Titanic seriam temas do enredo. Obviamente, quando solicitei o livro o fiz pelo serial killer, e obviamente também fixei a ideia de que apenas as partes em que ele aparecesse que seriam interessantes... Grato engano!

LARSON me inseriu de um jeito tão mágico em todos os temas que tratou que muitas vezes esqueci que o serial killer também era abordado nas páginas. Não sou formada em arquitetura e não entendo nada sobre o tema, mesmo assim senti algo mágico dentro de mim quando as imensas obras e construções eram descritas, quando os personagens ganhavam espaço nas páginas e quando eles interagiam e tinham os temores sobre seu mundo de construções. Yes!, fui fisgada de forma deliciosa e jamais pensada por mim <3

Claro que vibrei também com o serial killer, mas este não me trouxe surpresa em relação aos meus sentimentos. Sabia que leria suas passagens de forma ávida e muitas vezes até com temor, porque o sujeito... Minha gente... MEDONHO! Acho que o que mais me assustou foi a falta de critérios dele para com as vítimas e a forma como ele era desdenhoso e articulado. Aliás, essa era a principal característica dele, e acredito que por isso mesmo conseguia enganar a todos que chegavam perto dele por alguma razão.


Solicitei O DEMÔNIO NA CIDADE BRANCA para simplesmente conhecer mais um fato verídico sobre um assassino inescrupuloso, mas fui brindada com grandes conhecimentos sobre temas variados que jamais pensei que despertariam em mim tanto interesse e paixão. Quem, assim como eu, ainda não teve oportunidade de ler ERIK LARSON, pode começar por esse sem medo! Leiam ;)


Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. Não conhecia o livro. Adorei a resenha. As vezes eu gosto de ler algo desse tipo, para sair do convencional: chicklit ou romances

    ResponderExcluir
  2. Essa editora pra lançar livro bom do gênero é uma coisa! Achei bem interessante esse, ainda mais pelo vilão ser tão medonho e a forma como seleciona as vítimas ser imprevisível. Muda um pouco. E pelo gênero chega até a ser um baque maior. Acho que iria gostar bastante de ler também.

    ResponderExcluir
  3. Lendo sua resenha fiquei com vontade de ler este livro e sentir as sensações que você sentiu, ele livro parece ser incrível.Já entrou pra minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  4. Oi Marí,o legal de suas postagens,é que você nos apresenta livros pouco conhecidos.Não somente lançamentos como quase sempre acontece.
    Como é o caso desse livro. Sinceramente nunca havia lido nada sobre ele.E é mais um livro que me interessou.


    ResponderExcluir
  5. Já conhecia o livro por já ter visto ele em outro blog. O que me chamou mais atenção nele foi a capa, por conter esse aspecto sombrio e misterioso. Quando soube que no livro não sí ia abordar um serial killer, mas também outros temas como o Titanic, eu já fiquei vidrado em querer lê-lo. Espero ler o mais breve possível!

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Como já citei anteriormente, adoro suas indicações e quase sempre vão para a minha lista de desejados. Não li nada desse autor, mas por tudo que você citou da obra, já fiquei bem curiosa e com uma ótima expectativa. Gostei muito da premissa e pelo livro ser tão informativo, com certeza será uma bela leitura. Resenha perfeita! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Má, tb não havia lido nada dele, mas agora quero maaaaais, rs.

      Bjs

      Excluir
  7. O livro parece mesmo fantástico. Adoro quando uma historia empolga e você deixa isto muito claro na forma como escreve. Quando um livro nos surpreende com temas a assuntos alem do esperado é realmente gratificante a leitura. Mais um autor que entra para minha lista de futuras leituras.

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari.
    Não conhecia a história e confesso que adorei de paixão, fiquei muito empolgada para ler esse livro, a capa é absolutamente perfeita, enfim tenho certeza que irei amar.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nada desse autor, mas achei o livro um tanto interessante, parece ser um obra bem completa, com mais de um tema abordado. Vai pra minha lista!

    ResponderExcluir
  10. Esse é um livro sobre fatos reais não é? Deve ser uma leitura de tirar o fôlego, pois um local onde se torturavam pessoas de forma cruel e silenciosa é um livro de dar frio na espinha. Nunca li nada do Eric Larson, mas já virei fã com essa sinopse, agora vou ler para ver estou com as expectativas certinhas

    ResponderExcluir
  11. Oi tudo bem..
    Nunca me aventurei em nenhuma obra do ERIK LARSON ,mas pela sua resenha realmente parece uma boa pedida pra conhecer o autor,confesso que nunca li nada sobre serial killer e fico um pouco em duvida de ler por nao ser um tema que me atraia ,mas to tentando mudar os horizotes.rs.Alias otima resenha.
    Um abraço e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  12. Também quero ler cada vez mais livros de não-ficção, e gostei que o autor conseguiu tratar de temas bem diferentes e inserir bem o leitor na trama, nessa parte de arquitetura eu concordo, não entendo nada sobre isso mas sempre aprecio quando são bem apresentadas nos livros. Quero começar a ler livros do autor por esse

    ResponderExcluir
  13. Ano livros de serial killer... torna tudo tão interessante e emocionante...
    O que dizer da Intrínseca? Essa editora é incrível e nunca me decepciona.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.