1 de agosto de 2016

RESENHA: LONEY - Andrew Michael Hurley (Ed. Intrínseca)



Olá, pessoas queridas!

Mais um mês começando e mais um TOP COMENTARISTA também \o/ E claro que temos de começar o mês com a resenha do livro do TOP: LONEY do ANDREW MICHAEL HURLEY, lançado pela INTRÍNSECA.

LoneyLONEY
ANDREW MICHAEL HURLEY
Editora: INTRÍNSECA              
Ano: 2016
Nº págs: 304
Gênero: Suspense

SINOPSE: Quando os restos mortais de uma criança são descobertos durante uma tempestade de inverno numa extensão da sombria costa da Inglaterra conhecida como Loney, Smith é obrigado a confrontar acontecimentos terríveis e misteriosos ocorridos quarenta anos antes, quando ainda era criança e visitou o lugar. À época, a mãe de Smith arrastou a família para aquela região numa peregrinação de Páscoa com o padre Bernard, cujo antecessor, Wilfred, morrera pouco tempo antes. Cabia ao jovem sacerdote liderar a comunidade até um antigo santuário, onde a obstinada sra. Smith crê que irá encontrar a cura para o filho mais velho, um garoto mudo e com problemas de aprendizagem.  O grupo se instala na Moorings, uma casa fria e antiga, repleta de segredos. O clima é hostil, os moradores do lugar, ameaçadores, e uma aura de mistério cerca os desconhecidos ocupantes de Coldbarrow, uma faixa de terra pouco acessível, diariamente alagada na alta da maré. A vida dos irmãos acaba se entrelaçando à dos excêntricos vizinhos com intensidade e complexidade tão imperativas quanto a fé que os levou ao Loney, e o que acontece a partir daí se torna um fardo que Smith carrega pelo resto da vida, a verdade que ele vai sustentar a qualquer preço. Com personagens ricos e idiossincráticos, um cenário sombrio e a sensação de ameaça constante, Loney é uma leitura perturbadora e impossível de largar, que conquistou crítica e público. Uma história de suspense e horror gótico, ricamente inspirada na criação católica do autor, no folclore e na agressiva paisagem do noroeste inglês. 

Muito se falou sobre LONEY e fiquei extremamente curiosa pela leitura. Quando a INTRÍNSECA enviou o livro de surpresa, vibrei, mas demorei até ter tempo para conferir, e depois que o fiz... Ah, fui a delírio!

A primeira coisa a se saber sobre LONEY é que ele não é um livro de terror como muitos disseram e como eu havia comprado a ideia. Depois da leitura o considerei mais um suspense psicológico, desses que geram tensão e nos deixam curiosos pelo que está por vir, pois muito pouco é revelado durante os capítulos iniciais. O que contribui para essa atmosfera é a narrativa lenta, que não nego, chega a ser bem morosa em alguns momentos, mas acredito que foi o ponto essencial para transformar a leitura em algo mais denso e sombrio.

Alerto também que LONEY não é para qualquer um. Particularmente, adoro livros com temáticas religiosas, que expõe a religião, suas mazelas e seus fanáticos, e esse foi o principal motivo por ter gostado do livro, mas quem não gosta ou não está acostumado, ou vai odiar o livro ou abandoná-lo, porque realmente tem umas partes MUITO chatas e pedantes, mas MUITO mesmo. Excessos que me deixaram cansada, por mais que tivesse apreciando a história.

O desfecho de LONEY foi algo que achei soberbo. Apesar de saber desde o início sobre a descoberta de um corpo, não me inseri na leitura pensando em um romance policial, deixei o narrador (personagem extremamente interessante) me levar para onde ele queria e conduzir meus sentimentos da forma como ele achasse melhor para me contar a história, e foi absorta por ele (que não possui nome, apenas sobrenome) que me surpreendi com uma revelação que até pensei na possibilidade em alguns momentos, mas que não acreditei que assim seria, isso porque por muitas e muitas vezes esqueci que esse mote estava no enredo, pois ficava completamente imersa quando os padres apareciam.

Vi várias resenhas negativas sobre LONEY, mas acredito que isso aconteceu porque muita gente, assim como eu a princípio, pensou estar frente a um livro de terror. E quando falo em terror, logo penso em narrativas a la mestre STEPHEN KING, o que fica longe de acontecer aqui. Mas achei LONEY um livro incrível, apesar de não ter achado nada de terror nele ou mesmo de medonho. LONEY foi gracioso de um jeito único, falou da relação fraternal de um jeito belo e conseguiu tornar o desespero um sentimento crescente dentro de mim, além disso, como suspense psicológico o considerei brilhante!


Apesar de tudo, não posso dizer que recomendo LONEY de olhos fechados, pois entendo os motivos de as pessoas não terem apreciado a leitura. Esse é aquele tipo de livro que não adianta indicações, cada um deve ler e tirar as próprias conclusões. Portanto, confiram e voltem pra me contar o que acharam ;)

Comente com o Facebook:

19 comentários:

  1. Mari, será que esse livro seria estilo Spotlight que você resenhou há um tempo por aqui? Enquanto lia sua resenha foi mais o que imaginei, não exatamente um documentário (como é o da Vestígio), mas uma história voltada para isso.
    Eu imaginei também que seria uma espécie de terror. Confesso que estou interessada mais ainda, para saber como é exatamente a história em si, já que não é exatamente o que pensei.
    Sou fissurada por suspense psicológico e livros que trabalham bem nesse lado. Lendo sua resenha a gente fica desejando ler, sem dúvidas - claro, mas com o pé no chão por saber que pode não agradar qualquer um.
    Uma coisa: Já quero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naty, não tem nada a ver com o Spotlight não, mas leia o livro pensando num drama/suspense, não algo como terror puro ;) Eu entendo os motivos de muita gente não ter gostado, mas eu adorei. Espero que você confira e depois volte pra contar o que achou.

      Bjs

      Excluir
  2. Desde o lançamento fiquei muito interessada no livro. Adorei a capa e a sinopse me deixou curiosa. A parte que fala sobre religião é o que mais me fascina. Um narrador interessante faz toda a diferença durante a leitura e com um final soberbo o prazer da leitura é indescritível. Quero muito conferir e estou torcendo para ganhar no top do blog :)

    ResponderExcluir
  3. A capa do livro parece bem com a trama; bem misteriosa.
    Gosto de vários gêneros de livro,e esse é um dos meus estilos favoritos.
    Um bom suspense e mistério nos prende do início ao fim,sem tornar a leitura maçante.

    Bem e me parece que a mãe de Smith justifica tudo de acordo com sua religião.Acho que de certa forma é uma crítica do autor aos fanáticos religiosos...

    ResponderExcluir
  4. Parece ser um bom livro, apesar de ter algumas partes arrastadas, coisa que eu detesto. Pretendo lê-lo, mas não sei quando.

    ResponderExcluir
  5. Parece ser um bom livro, apesar de ter algumas partes arrastadas, coisa que eu detesto. Pretendo lê-lo, mas não sei quando.

    ResponderExcluir
  6. Quando eu vi esse livro pela primeira vez, eu pensei que ele realmente fosse terror, pois era isso que muitos falavam. Apesar disso, continuo interessado pelo livro, pois amo suspense psicológico. Gostei bastante da capa, por ter esse aspecto sombrio. Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve!

    ResponderExcluir
  7. O livro na estava na minha lista de desejados desde que o vi nos lançamentos da editora e agora que li a sua resenha eu digo que quero ainda mais lê-lo. Gostei muito de ver e conhecer um pouco mais sobre essa história e estou completamente atraída pela trama. Eu acho que será uma leitura que vai mexer comigo e tenho certeza de que vou gostar muito. Afinal eu sou das que adora o que nem todo mundo gosta!

    ResponderExcluir
  8. Sabe que não pensei nele como livro de terror? Fiquei imaginando alguma coisa policial, suspense ou uma história nesse estilo...
    E tem mesmo resenha negativa demais saindo dele, isso me deixou meio triste. Porque ele é lento em algumas coisas, mas acredito que pelo tipo do livro a parte lenta é quase uma forma de preparar para o grande BAM da história, o que ele quer passar. Gosto quando fazem isso, se for bem escrito e dar aquelas sensações, o querer saber onde vai parar e etc. Acho que é mesmo um bom livro, mas aí é coisa de cada leitor, não adianta ficar indicando porque a experiência nunca é a mesma e cada um tem uma conclusão. Gostaria de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, penso como vc, o momento lento é uma preparação para o que vai vir, é essencial para criar o suspense. Aguardo você ler e voltar pra me contar o que achou.

      Bjs

      Excluir
  9. Amei a história do Livro! Não curto muito um terror pesado, mas suspense é muito legal e eu gosto!
    Apesar de ter partes chatas, mas quando vale apena...
    Ótima Resenha!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Estou querendo ler esse livro há um bom tempo. Já havia lido resenhas sobre o mesmo e então sabia que não era um enredo de terror e sim mais para o suspense psicológico, como você citou. E mais ansiosa e curiosa fiquei, pois amo um bom suspense. Ótima sua resenha. A capa desse livro está muito bonita, creio que a imagem retrata um pouco da trama também. Querendo muito! Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi tudo bem..
    Apesar das críticas, minhas expectativas com o livro continuam altas. Talvez aconteça comigo o mesmo que com você. Fica o aviso pra quando eu ler, diminuir as expectativas. A premissa do livro é bem interessante, e os pontos positivos ressaltados me atraíram. Quero bastante ler.
    Um abraço e muito sucesso. :)

    ResponderExcluir
  12. Eu também imaginei que fosse um livro de terror daqueles! Mas não é...
    Por isso não é bom ter essa expectativa, pois pode ser frustrada quando não encontramos o esperado.

    ResponderExcluir
  13. Parece ser um livro maravilhoso, por isso quero ganhar no top, fico feliz em saber que não é um livro de terror e sim sombrio, gosto de livros que tratam de temas como a religião, mesmo que deixem a leitura cansativa, o desfecho parece ser maravilhoso, quero ler, essa edição está linda

    ResponderExcluir
  14. Estou doida pra ler esse livro, curto muito um suspense, parece ser bem emocionante e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  15. Oi Mari.
    Quero muito ler esse livro, não gosto muito de suspensões psicológicos não, mas tenho um sentimento muito bom em.relação a esse livro, então ele não poderia ficar de fora da minha lista, tenho certeza que irei amar desfrutar dessa leitura.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  16. Quero muito ler este livro, e ganhar ele seria ótimo

    ResponderExcluir
  17. Até hoje só vi resenhas positivas sobre o livro.
    Nunca li e estou louca para ler, mas nunca pensei ser de terror mesmo... então não houve uma ilusão para mim.
    É tudo uma questão de gosto, realmente... o que pra alguns pode ser maravilhoso, para outros nem tanto.
    Estou ansiosa para ler este livro.
    Até a capa me chama atenção...

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.