2 de março de 2016

RESENHA: O REGRESSO - Michael Punke (Ed. Intrínseca)



Boa tarde, pessoal!

Hoje vou falar sobre o aclamado O REGRESSO do MICHAEL PUNKE, lançado pela editora INTRÍNSECA.

O RegressoO REGRESSO
MICHAEL PUNKE
Editora: INTRÍNSECA              
Ano: 2015
Nº págs: 272
Gênero: Drama

SINOPSE: Em 1823, os caçadores da Companhia de Peles Montanhas Rochosas desbravavam as terras inexploradas dos Estados Unidos, enfrentando diariamente o clima implacável, as feras selvagens e a ameaça constante de confronto com os índios, que defendiam suas terras da invasão dos homens brancos. Em uma das missões da companhia, Hugh Glass, um dos melhores e mais experientes caçadores do grupo, fica frente a frente com um urso-cinzento, é atacado e termina gravemente ferido, claramente sem chances de sobreviver. Os homens que deveriam esperar sua morte e lhe oferecer um funeral apropriado o abandonam, levando consigo as armas e os suprimentos. Entre delírios, Glass os observa fugindo e é tomado por um único desejo: vingança. Uma determinação cega que o torna capaz de atravessar quase cinco mil quilômetros de terras intocadas e selvagens, fugindo de predadores, sobrevivendo à fome e à agonia dos ferimentos mais terríveis, a fim de concluir seu objetivo. Inspirado em fatos reais e escrito em uma prosa arrebatadora, O Regresso é uma notável história de obsessão, um romance sobre um homem cuja vida foi ao mesmo tempo salva e condenada pela sede de vingança.

Por causa do “auê” em torno do filme e da indicação do Leozinho ao Oscar, acabei ficando curiosa por O REGRESSO e acabei solicitando-o, mas antes não tivesse feito.

Quem acompanha o blog sabe que leio bastante rápido e que tenho várias leituras concluídas durante a semana, mas esse livro definitivamente EMPACOU minha vida. No primeiro dia que o peguei (era uma terça-feira) fiquei umas 4 ou 5 horas lendo-o, e quando dei por mim, ainda estava na página 76. Resolvi insistir e ler ao menos 100 páginas no primeiro dia. Conclusão: dediquei mais 3 horas da minha vida para ler as 24 páginas restantes! Gente, sério, que TÉDIO!

Para mim, essas 100 primeiras páginas foram uma verdadeira tortura! Lia por horas, não saia do lugar, e tirando a cena do urso e do abandono do personagem, NADA parecia importante, NADA parecia significante ¬¬  Eram parágrafos e mais parágrafos para descrever ambiente, armas, como elas deveriam ser seguradas, carregadas e recarregadas, como a bala isso fazia tal coisa, como a vestimenta tal servia pra não sei o quê... Foram TANTAS coisas que não me diziam nada que até agora não sei a razão de não ter abandonado a leitura. Aliás, sei: a maldita palavra VINGANÇA!

Por causa dessa única palavrinha dei sequência à leitura. Falaram que era um livro de vingança, então eu queria ver o quase moribundo Glass se levantar e se vingar dos homens que o abandonaram, apesar de não entender muito bem a razão de ele querer se vingar de um deles, já que o guri foi obrigado pelo outro a abandoná-lo; mas o sujeito ficou cego de ódio. Então lá fui eu, continuar a leitura. Mas não, não deu pra passar mais horas e horas lendo para não chegar a lugar algum, resolvi que seria melhor aguentar a tediosa leitura através de doses homeopáticas, e foi o que fiz, só o finalizando no domingo, mas não nego, durante toda a semana O REGRESSO me perseguiu. Eu achava que em algum capítulo ele iria ficar glorioso, menos moroso e bem empolgante, mas não, cheguei até o fim com a sensação de tédio absoluto!

Claro que achei que não tinha como ficar pior, mas ficou. Ao finalizar o livro, fui ler as palavras do autor, que disse tratar de um livro de FICÇÃO! Porra, sério (?), achei que ao menos 80% do que estava ali nas páginas eram uma biografia do verdadeiro Glass, mas não, o autor pegou pinceladas da história verdadeira, floreou o pavão e apresentou sua história. Obviamente, eu deveria ter sido menos idiota e desconfiado, afinal, o ferimento aberto pelo urso, que praticamente escalpelou Glass e quase arrancou seu pescoço, teria tornado a chance se sobrevivência bem baixa.


Fiquei realmente perdida em relação ao livro. Todo mundo falando tão bem e eu aqui, me sentindo uma alienígena por ter achado tudo um porre, mas verdade seja dita, estou tão traumatizada que não pretendo assistir tão cedo o filme :S  Aliás, no trailer não vi Leozinho escalpelado... Ele fica assim em algum momento? Quem já assistiu pode soltar spoiler porque não ligo. Acho que só vou pensar em assistir daqui uns 10 anos, quando o trauma pela escrita morosa do PUNKE deixar de me causar pesadelos :S


Comente com o Facebook:

16 comentários:

  1. Mari!
    Não assisti o filme ainda e pelo jeito não vou ler o livro, afinal ando correndo de livro tedioso.
    Sempre tive comigo o pensamento que quando um filme é muito badalado no Oscar é quase sempre ruim...kkkk Tomara que esteja errada eu...
    “Quando todo mundo quer saber é porque ninguém tem nada com isso.” (Millôr Fernandes)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de março com 4 livros 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk, chorei! Conheço uma pessoa que fala a MESMA COISA! Kkkkkk

      Bjs

      Excluir
  2. Você é uma guerreira por ter conseguido terminar. Eu abandonei antes da página cem, exatamente pelo que você falou: a leitura não rendia. Que livro traumático.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk, adorei saber que não fui a única. Foi um livro difícil mesmo :/ Uma pena.

      Excluir
  3. Não tive a oportunidade de ler esse livro, e estava super interessada porque eu pensava o contrário, pensava que como o filme ganhou o Oscar, a leitura seria tão incrível quanto o filme.
    Também me decepcionei ao saber que a maior parte da história é fictícia, e o que eu mais queria, era exatamente conhecê-la por meio dos fatos reais. Sendo assim, estou com muito receio em adquirir O Regresso. Ainda bem que fui alertada a tempo. Kkk
    Valeu pela resenha. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, pelo auê com o filme, pensei igual a você, que seria uma leitura incrível! Se-nhor, foi complicado terminar, rs.

      Bjs

      Excluir
    2. Gente... Vou partir direto pro filme. Kkkkk
      Beijos :* :*

      Excluir
    3. Gente... Vou partir direto pro filme. Kkkkk
      Beijos :* :*

      Excluir
  4. Não tinha ideia de que o livro fosse confuso e tedioso, além de ter muita descrição...Confesso que depois dessa resenha fiquei bem desinteressado, mas na verdade não estava com vontade de ler desde que lançaram kkkkk Mesmo assim quero ver o filme, que falam tão bem. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk, eu ri! Depois de assistir ao filme, volta pra contar o que achou dele, pliiix.

      Bjs

      Excluir
  5. Já li resenhas falando qua não gostaram e o livro é parado, o filme também. Mas eu sinceramente gosto de livros detalhista e filmes estilo Náufrago que não teve quase diálogos me agradam muito. Sobre o spoiler pelo que vi parece que eles pouparam mesmo o rosto do Leo e o lance da vingança no filme fica mais sério porque ele tem um filho, coisa que sei que no livro não tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ro, preciso ler essas resenhas de pessoas que não gostaram! Até agora só vi comentários positivos e fico me sentindo uma alienígena! Socorro! Passe esses links para mim, pliiix

      Bjs

      Excluir
  6. Vim ler a resenha achando se tratar de um livro com bastante ação e me deparo com isso, fiquei decepcionada em saber que é assim, mas ainda resta o filme, talvez não tenha tanta descrição e seja mais movimentado.
    Bem, não sei se julgaria a atitude dos homens, ficaria com raiva, CLARO, mas capaz de buscar vingança? Pouco provável.
    Enfim, não sabia que a história tinha vindo de um livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dri, eu tb achava que seria pura ação... Ai, que decepção! Hoje já me sinto menos traumatizada, talvez dê uma chance ao filme ainda esse ano heheehe.

      Bjs

      Excluir
  7. Eu realmente amei o Leo, mas nem a sinopse do filme e nem a do livro me chamaram atenção a ponto de querer desesperadamente conferir os dois. Não consigo suportar descrições longas e desnecessárias, então é bem provável que não tivesse tua paciência e abandonasse logo a leitura!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.