3 de março de 2016

INDICAÇÃO: AS RELÍQUIAS SAGRADAS DE HITLER - Sidney D. Kirkpatrick (Ed. Sextante)



Olá, pessoal!

Quinta é dia de INDICAÇÃO, um post ao qual falo pouco de um livro, mas que é sempre 5 estrelas e que indico de olhos fechados, e hoje eu não poderia deixar de indicar AS RELÍQUIAS SAGRADAS DE HITLER do SIDNEY D. KIRKPATRICK, lançado pela editora SEXTANTE.

As Relíquias Sagradas de HitlerAS RELÍQUIAS SAGRADAS DE HITLER
SIDNEY D. KIRKPATRICK
Editora: SEXTANTE              
Ano: 2011
Nº págs: 408
Gênero: Não-Ficção



SINOPSE: Na Alemanha devastada pela Segunda Guerra Mundial, um grande mistério envolve as obras de arte e as antiguidades roubadas pelos nazistas. Este livro conta a história real do tenente e historiador da arte Walter Horn, que sai à procura de tesouros valiosos para o povo alemão que haviam desaparecido. Nessa jornada, Horn desvenda as origens místicas do nazismo e um plano para a criação do Quarto Reich.



Acredito que grande parte da população mundial deva saber que durante a Segunda Guerra muitas obras de arte foram escondias em bunkers pelos nazistas e que de algumas delas não se tem notícia até hoje. Sempre gostei muito desses dois temas, arte e Segunda Guerra, e quando vi que AS RELÍQUIAS SAGRADAS DE HITLER abordaria o desaparecimento das Joias da Coroa do Sacro Império Romano, não pude deixar de ler e de me perguntar a razão de ter demorado tanto tempo para tomar conhecimento desse livro.

SIDNEY nos transporta em uma viagem à Alemanha nazista e não apenas à investigação do que houve com os objetos sagrados, mas também nos insere no contexto artístico e histórico daquela época. Foi com bastante curiosidade que li cada página desse livro de não-ficção que narra a investigação do tenente Horn, doutor em história da arte, em busca das cinco relíquias sagradas desaparecidas, mas foi com entusiasmo ainda maior que li as passagens sobre arte, guerra, e sua vida pessoal. Horn é um personagem fascinante, com uma história de vida soberba e que a cada página gera mais expectativa e curiosidade.

Ao autor, SIDNEY D. KIRKPATRICK, só posso dar os parabéns e dizer que tirei o chapéu. Ele soube balancear todos os momentos da narrativa e não deixar nenhum deles enfadonho, NUNCA! Mas, principalmente, mesclava a história de vida de diversos personagens, suas traições e seus conhecimentos, com a investigação, que era o foco principal do livro.


FANTÁSTICO! AS RELÍQUIAS SAGRADAS DE HITLER foi um livro fantástico e para quem gosta do tema, é imperdível! A edição traz ainda muitas páginas com fotos. Abaixo, só uma palhinha:


Leiam ;)




Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Mari!
    Gosto também dos dois temas: arte e guerra e sendo uma indicação sua, só pode ser boa, porque você é bem crítica.
    Quero ler.
    “Quando todo mundo quer saber é porque ninguém tem nada com isso.” (Millôr Fernandes)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de março com 4 livros 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy, leia, você vai gostar muito. Prometo.

      Bjs

      Excluir
  2. Adoro livros que tratam sobre a Segunda Guerra Mundial, porém nunca li nenhum relacionada a arte. Seria uma ótima experiência e com toda certeza me acrescentaria bastante!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dri, essa é a palavra, é um livro que acrescenta bastante! Pode conferir que você vai gostar ;)

      Excluir
  3. O livro parece ser interessantíssimo, nos transportando para uma época passada sem sairmos da poltrona! Amo histórias que envolvem segunda guerra mundial e arte, sei que vou amar essa. Fiquei bem curioso. Abraços :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dan, você vai gostar muito, prometo. E vai ficar com mais raiva ainda do Hitler :S

      Bjs

      Excluir
  4. Jamais compraria um livro com essa capa e esse título. Só... não entra na minha casa. Não é para mim.

    ResponderExcluir
  5. Sempre fui fascinada por História. Principalmente quando surgia assuntos sobre Primeira e Segunda Guerra e eu nunca tinha visto outro livro sobre Hitler além do Mein Kampf.
    Fiquei suuuper animada ao ler essa resenha e espero que eu tenha tempo e dindin para procurá-lo esse mês. Haha

    ResponderExcluir
  6. Como você, também sou bastante atraída por esses dois temas, então com certeza seria uma leitura que eu faria. Gosto muito dessa mescla entre ficção e realidade, e pelo visto o autor soube balancear isso muito bem. Além disso, a diagramação está maravilhosa!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.