11 de março de 2016

RESENHA: NÃO QUEIRA SABER - Lisa Jackson (Ed. Bertrand Brasil)



Oi, pessoal!

Hoje teremos a última resenha da Semana Especial do GRUPO EDITORIAL RECORD. E é claro que deixei o melhor para o final ;)  Acompanhem o que achei de NÃO QUEIRA SABER da LISA JACKSON que saiu pelo selo da BERTRAND BRASIL.

Não Queira SaberNÃO QUEIRA SABER
LISA JACKSON
Editora: BERTRAND BRASIL              
Ano: 2016
Nº págs: 462
Gênero: Thriller, Suspense

SINOPSE: Todas as noites, em seus sonhos, Ava vê o filho, Noah. Porém, quando ela acorda, é novamente arrebatada pela verdade aterradora: Noah desapareceu há dois anos, e seu corpo nunca foi encontrado. Quase todos, inclusive Wyatt, o marido meio ausente, supõem que o menino tenha se afogado após cair do cais próximo a sua casa, na Ilha Church. Ao longo desse período, Ava passou a maior parte do tempo internada em hospitais psiquiátricos de Seattle, arrasada pelo luto e incapaz de recordar os detalhes do desaparecimento do filho. Contudo, à medida que suas faculdades mentais voltam ao normal, as suspeitas aumentam.  Apesar da preocupação que os outros demonstram, ela não consegue se livrar da sensação de que a família e a psiquiatra sabem mais do que dizem. Será apenas preocupação com o seu bem-estar? Ou medo de que Ava descubra alguma coisa? Estará enlouquecendo? Será que Noah ainda está vivo? Ava não irá desistir enquanto não obtiver respostas; a verdade, contudo, é mais perigosa do que ela imagina - e o preço talvez seja mais alto do que espera pagar.

Quando li a sinopse de NÃO QUEIRA SABER fiquei imediatamente interessada, ainda mais por ser da LISA JACKSON, autora que já fiz duas leituras, uma delas sendo uma experiência excelente e a outra sendo bem mediana e decepcionante :S Era minha chance de desempatar, e meu Deus, como foi ótimo!

Através da protagonista Ava, JACKSON cria uma tremenda confusão no leitor, que ora acha que a mulher é maluca e ora acha que ela é completamente lúcida e que tem razão quando diz que alguém tenta enlouquecê-la.

Ava é uma personagem interessantíssima, que conseguiu despertar em mim tanto simpatia quanto antipatia, simpatia por sua situação, sua perda, sua dor, seu empenho na busca pelo filho; antipatia por suas grosserias desnecessárias e impertinentes e sua chatice em se vitimizar e ficar repetindo a mesma ladainha de “Ava, força, reaja, você consegue” a todo o momento. Mas, tirando essas picuinhas, ela foi uma personagem muito interessante e grandiosa, uma mulher que conseguiu demonstrar sua dor e criar uma confusão enorme com seus pesadelos.

Sobre o enredo, só posso dizer que foi soberbo! JACKSON criou uma história fascinante que envolve desde o desaparecimento do filho de Ava até assassinatos e hospitais psiquiátricos. Claro que o que mais gostei foi o fato de os personagens viverem em uma grande mansão em uma ilha isolada. Isso deu ao livro um ar sinistro e também meio AGATHA CHRISTIE, em que todos na moradia são suspeitos, investigados e têm segredos. É meu tipo favorito de enredo e ADORO ver as famílias descobrindo os podres um dos outros.

A explicação para o desaparecimento e as mortes são sinistras. Muito sobre os personagens a gente já pressupõe e confirma ao final, mas muita coisa também nos surpreende e nos faz ficar meio que boquiabertos.


NÃO QUEIRA SABER foi um livro policial excelente! Simplesmente uma leitura soberba que me fez ficar agarrada nas páginas. O único motivo de não ter dado 5 estrelas foram as refeições :S Sim, JACKSON coloca muitas vezes personagens tomando café da manhã, almoçando e jantando, e em todas essas vezes descreve as refeições, as comidas, a forma como a mesa está posta, quem está ao lado de quem... Acho que se juntar tudo dá umas 10 ou 12 páginas do livro, e isso foi muito chato, pois a escrita da autora é fabulosa e esses momentos davam uma pausa brusca na fluidez dos acontecimentos e me causavam até mau humor, tão indignada ficava por ver uma história brilhante ser interrompida para dar espaço para refeições :S Tirando esse pequeno detalhe, foi uma leitura brilhante e fantástica! Recomendo muuuuito <3


Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Taí, gostei! Mas desconfio que Ava é mais chata do que você demonstrou e é uma pena o povo comer tanto né? hehehehehe

    ResponderExcluir
  2. Oi estou de olho neste livro, e sua resenha me animou em comprá -lo, obrigada :)

    ResponderExcluir
  3. Oi estou de olho neste livro, e sua resenha me animou em comprá -lo, obrigada :)

    ResponderExcluir
  4. Confesso que não sou muito de ler thrillers, mas você lê tantos que eu estou me interessando por alguns e esse é um deles, já tenho a minha própria teoria lendo apenas as sinopses, imagina lendo o livro? Ia pirar haha
    Beijos!
    P.S.: Talvez eu fosse pro final antes de terminar o livro porque as vezes dou umas dessa.

    ResponderExcluir
  5. Mari!
    Bom ter indicação de mais um livro policial bom.
    Faz tempo que não leio um que me atraia totalmente.
    Acredito que irei gostar desse.
    “Saber amar não é amar. Amar não é saber.” (Marcel Jouhandeau)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de março com 4 livros 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro, bela resenha, é muito minha cara, já quero ler certo. Me conquistou!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Eu amo livros policiais. E só de saber que a história envolve investigações, mistérios e que tem alguma semelhança com as obras de Agatha Christie... Já vale muito a pena!!!
    Espero ter a oportunidade de lê-lo e também espero ter paciência nos momentos em que Ava ficar chata. Haha

    ResponderExcluir
  9. Eu tentei ler um livro dela há pouco tempo, mas era tão focado no romance dos personagens que desisti. Esse parece ser bem diferente. Vou dar mais uma chance à autora.

    ResponderExcluir
  10. Humm, que bom que ele vale a pena! Achei interessante quando vi falando do lançamento, a sinopse pareceu boa. E se é legal assim acho que vou gostar. Tem uma trama que promete e parece cumprir bem o que se dispõe a fazer. Gostei dele, pensando em ler.

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia esse título ainda, mas fiquei super curiosa com o enredo, principalmente quando tu fala que alguns elementos da narrativa dão um ar Agatha Cristhie a história, uma das autoras que eu mais amo nesse gênero. Além disso, o enredo me parece complexo e bastante interessante, que te prende do início ao final do livro.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.