9 de março de 2016

RESENHA: MIRAGEM EM CHAMAS - Lee Child (Ed. Bertrand Brasil)



Boa noite, pessoal!

E vamos dar sequência a nossa semana de resenhas do GRUPO EDITORIAL RECORD. Hoje vou falar de um lançamento da BERTRAND BRASIL que aguardei com muita ansiedade: MIRAGEM EM CHAMAS do LEE CHILD.

Miragem em ChamasMIRAGEM EM CHAMAS (vol.5)
LEE CHILD
Série: Jak Reacher
Editora: BERTRAND BRASIL              
Ano: 2016
Nº págs: 476
Gênero: Policial, Suspense

SINOPSE: Jack Reacher está à deriva em meio ao verão escaldante do Texas e sabe que carona é um meio de transporte dos mais inseguros. Porém quando Carmem, uma jovem linda e rica, de ascendência latina, aparece dirigindo um Cadillac, ele embarca de imediato. Ela tem uma filha que, sem que saibam, está sendo mantida sob constante vigilância. O marido, não por acaso, está atrás das grades. Quem irá protegê-las quando ele for solto? Nosso herói não resiste a uma bela dama em apuros; além do mais, perigos não são novidade para ele. E no rancho remoto dos sogros de Carmem, no Condado de Echo, há desafios em abundância: mentiras, preconceito, ódio e assassinato. A família é hostil, a polícia da cidade, não muito confiável, e os advogados, ah!, uns incompetentes. Se Reacher não puder acertar as coisas, quem poderá? Crepitante como o sol de El Paso, Miragem em Chamas é um suspense regado à pimenta jalapeño estrelado por um dos heróis mais engenhosos e memoráveis do gênero.

Ano passado a BERTRAND lançou o 4º livro dessa série, mais que depressa resolvi ler os 3 anteriores, afinal, já fazia ANOS que os tinha. Devorei cada um deles e dei 5 estrelas para os quatro volumes, o quarto ainda favoritei, porque foi IN-CRÍ-VEL! Obviamente, depois de experiências tão boas, aguardava por um 5º livro que fosse tão fantástico quanto os anteriores, mas achei MIRAGEM EM CHAMAS bem mediano e muito abaixo do nível dos demais.

Aqui temos uma misteriosa mulher que dá carona ao nosso herói e lhe pede para fazer algo um tanto absurdo. Jack se nega, mas resolve seguir a moça e confirmar se sua história é mesmo real ou se ela está com outras intenções. E foi logo nesse início que o livro desandou para mim... Quando Carmem deu início a sua narrativa, até fiquei um tantinho comovida, mas tudo parecia meio irracional e pouco verossímil; a moça simplesmente não conseguia me convencer. Ficou pior quando Reacher passou a lhe propor algumas saídas e ela renegava todas. Sim, ela tinha um motivo para isso, mas ainda assim ela não me convencia. Mas, Jack, que é a bondade em pessoa, resolveu acompanhá-la até o rancho do marido, e aí fiquei menos convicta ainda do que ela contava.

Ela morava no rancho com a filha, a sogra e o cunhado, e apresentou Jack para trabalhar lá, com os cavalos. Até aí tudo bem, um pouco non sense, mas fiz força para engolir, porém, não demorou para que Jack passasse a destratar o dono da casa, que na falta do marido, era o cunhado. É isso mesmo, Jack dava ordens a ele, xingava-o, não fazia o que tinha que fazer, não lhe obedecia e faltava com respeito. Sim, eu pensaria "grande Reacher", se o enredo fosse outro, claro, porque ali ele estava disfarçado como um empregado, e essa atitude não me convenceu sobre seus dons de investigação. Na realidade, até me aborreceu, pois nos volumes anteriores ele se mostrava magnânimo em seus disfarces, e aqui foi muito mal conduzido.

Então vieram as mentiras... Muito do que Carmem contou era mentira, e com isso passei a ter raiva da personagem e fiquei ainda mais ressabiada com ela, mas o pior era a sensação que tinha dentro de mim, pois faltava mais da metade do livro, e se essa mulher estivesse mesmo mentindo, não teria tanta coisa mais assim para contar. Foi quando veio minha tristeza maior, saber que nem tudo era mentira e nem tudo era verdade. É, eu queria que ela fosse uma enganadora e mentirosa, simplesmente porque não engoli a sujeita, mas não foi assim, e CHILD ficou escolhendo e escolhendo e escolhendo (e escolheu mais um pouco) o que ia transformar em verdade e o que ia ser mentira. Achei cansativo!

A leitura valeu por diversos motivos: é um livro de ação de leitura ágil e dinâmica, tem uma politicagem desgraçada, que adooooro, tem preparação para julgamento, advogados, peritos, que também gosto muito, e tem Jack Reacher, QUASE sempre sendo Jack Reacher. Mas os pontos que me irritaram também foram muitos: histórias mirabolantes e estapafúrdias, enredo inverossímil, em que nada se assemelha aos anteriores da série, que eram muito bem elaborados e convincentes, personagens absurdos e com atitudes absurdas, e Jack Reacher, sim, ao mesmo tempo ele me agradou e me aborreceu. Agradou quando se comportou como o personagem inteligente que foi criado para ser. Aborreceu quando pensava que era o Coronel Nascimento e podia mandar e bater nos donos da casa. Mas, nesse ponto, quem me aborreceu mesmo foi o LEE CHILD, por ter colocado momentos bizarros como esse num livro que poderia ser brilhante. Poderia, não foi.


Apesar das críticas e de ter ficado chateada com algumas passagens de MIRAGEM EM CHAMAS, continuo gostando do personagem e vou prosseguir com a série, agora, porém, sem a expectativa de dar 5 estrelas para todos os volumes que parecerem a minha frente :S


Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Nossa, nunca li nada com esse personagem, mas também achei bem fail isso de ele estar disfarçado de empregado e começar a querer mandar. E o patrão não fez nada nessa hora?
    Parece-me uma boa série ainda sim, vale investir.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia a série até ler essa resenha.
    Adorei o fato de que a história envolve ação e investigação, é praticamente o que eu mais quero que tenha em um livro.
    Só acho que eu iria achar meio chato essa mudança de Jack Reacher, tipo do nada já mandar em tudo e todos... Realmente não curti isso, credo. Kkk

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho pavor de furos na história, quando ficam tão evidentes então, pior ainda... Nem começo a ler para não me aborrecer.

    ResponderExcluir
  4. Mari!
    Apesar de ser um tanto inferior aos anteriores, acredito que seja uma boa leitura ainda porque gosto de ação, politicagem, assuntos relacionados a área jurídica, etc...
    “Saber amar não é amar. Amar não é saber.” (Marcel Jouhandeau)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de março com 4 livros 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nada do autor, mas sou muito fã do gênero policial, então é bem provável que eu curta as histórias. Uma pena que o enredo tenha te decepcionado tanto, criar expectativas muitas vezes é uma droga nas leituras. Achei bem sem noção o protagonista dar uma de chefão, sendo que o disfarce era exatamente o oposto. Mesmo assim acredito que o livro mereça uma chance!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.