3 de novembro de 2015

RESENHA: A IRMANDADE PERDIDA - Anne Fortier (Ed. Arqueiro)



Oi, gentes!

É com imensa felicidade que hoje vou falar sobre A IRMANDADE PERDIDA da ANNE FORTIER, lançado pela editora ARQUEIRO.

A Irmandade Perdida A IRMANDADE PERDIDA
ANNE FORTIER
Editora: ARQUEIRO              
Ano: 2015
Nº págs: 528
Gênero: Suspense, Suspense Histórico

SINOPSE: Diana Morgan é professora da renomada Universidade de Oxford. Especialista em mitologia grega, tem verdadeira obsessão pelo assunto desde a infância, quando sua excêntrica avó alegou ser uma amazona – e desapareceu sem deixar vestígios. No mundo acadêmico, a fixação de Diana pelas amazonas é motivo de piada, porém ela acaba recebendo uma oferta irrecusável de uma misteriosa instituição. Financiada pela Fundação Skolsky, a pesquisadora viaja para o norte da África, onde conhece Nick Barrán, um homem enigmático que a guia até um templo recém-encontrado, encoberto há 3 mil anos pela areia do deserto. Com a ajuda de um caderno deixado pela avó, Diana começa a decifrar as estranhas inscrições registradas no templo e logo encontra o nome de Mirina, a primeira rainha amazona. Na Idade do Bronze, ela atravessou o Mediterrâneo em uma tentativa heroica de libertar suas irmãs, sequestradas por piratas gregos. Seguindo os rastros dessas guerreiras, Diana e Nick se lançam em uma jornada em busca da verdade por trás do mito – algo capaz de mudar suas vidas, mas também de despertar a ganância de colecionadores de arte dispostos a tudo para pôr as mãos no lendário Tesouro das Amazonas. Entrelaçando passado e presente e percorrendo Inglaterra, Argélia, Grécia e as ruínas de Troia, A irmandade perdida é uma aventura apaixonante sobre duas mulheres separadas por milênios, mas com uma luta em comum: manter vivas as amazonas e preservar seu legado para a humanidade.

A capa desse livro em nada me chamou atenção. Pelo contrário, até desdenhei dele pensando ser mais um romance de época. Mas quando notei o nome da autora, dei um pulo de alegria! ANNE FORTIER, autora de JULIETA, livro que li há anos e que ainda sou completamente fascinada! Pronto, solicitei.

Quando o livro chegou, tive outra decepção: achei a sinopse chata! Pois é, eu não havia lido-a antes de solicitar. A mim, bastou o reconhecimento do nome da autora para apostar na leitura. Contudo, foi só ler que o livro iria falar sobre as amazonas que pensei “affff, será uma mesmice e um repeteco enooorme,” Por sorte estava enganada, e como estava!

FORTIER mais uma vez me deixou de queixo caído com sua escrita e sua incrível ideia. No começo achei que teríamos uma protagonista um tanto quanto mimizenta por causa da cisma com as amazonas, mas ela mostrou-se uma mulher forte, determinada e cheia de coragem, tanto para enfrentar as diversas confusões em que se meteu, quanto para bater o pé em relação ao seu ponto de vista em relação a existência das amazonas.

Com um misto de mitologia, suspense e ação, ANNE conseguiu me proporcionar horas de absoluto prazer e grande conhecimento sobre os temas que abordou. Acho gratificante quando um autor consegue colocar algo de não-ficção em sua obra. Algo que nos faz pausar a leitura para buscar mais informações sobre o tema, e não parei de fazer pesquisas sobre as diversas referências que ela citou.

A IRMANDADE PERDIDA tem um “q” de DAN BROWN? Claro que tem! O homem não é o único a mesclar temas polêmicos e reais com ficção e um suspense de deixar o leitor vidrado nas páginas. ANNE também cumpre todas essas tarefas de forma magistral. Não foram poucas as vezes em que me vi torcendo feito uma alucinada por determinadas situações. Até por romance eu torci! Mas as reviravoltas foram as melhores partes. Achei incrível como o personagem X conseguiu me enganar por tanto tempo, mais incrível ainda como fiquei imaginando que não, não devia ser bem isso, que X estava sendo mal compreendido, que tinha uma justificativa... E tinha! Mal caratismo! Rá! Fico simplesmente alucinada quando um autor consegue me envolver tanto com um personagem que quando algo de ruim é revelado sobre ele, fecho os olhos e me nego a acreditar. Adoro ficar em negação, pois isso só aumenta minhas exclamações de êxtase e prazer com a leitura quando tudo sobre esse personagem é exposto, mesmo que meu coração se parte.


Eu poderia dizer que A IRMANDADE PERDIDA é um incrível livro de suspense, mas seria pecado dizer que ele é apenas isso. Esse livro é mágico e transborda conhecimento sobre diversos assuntos. Só quem ler vai entender o quão grandioso ele é. Se não faz parte da lista de desejados de vocês, coloquem!


Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Não gostei muito da capa, mas essa sua resenha me deixou fascinado! Também achei a sinopse super chata...

    Www.cidadedosleitores.blogspot.com (TÁ ROLANDO SORTEIO)

    ResponderExcluir
  2. Mari!
    Livros do gênero me conquistam totalmente, porque fico envolvida demais com a litura, querendo desvendar todos os mistérios.
    Adoro mitologia, suspense e ação e se tem fatos históricos reais, que tornam o enredo mais crível e nos traz aprendizado, o que dizer? Quero ler.
    “Reflexão de Lavoisier ao descobrir que lhe haviam roubado a carteira: nada se perde, tudo muda de dono.”(Mario Quintana)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  3. gostei bastante da resenha principalmente por se tratar de um dos generos que eu mais amo, já tinha visto esse livro nos lançamentos do mês e a sinopse e a capa maravilhoda já tinha me chamado atençao.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.