14 de agosto de 2015

RESENHA: CIDADE BANIDA - Ricardo Ragazzo (Ed. Planeta)



Boa tarde, gente!

Agora vou falar de um livro nacional que me deixou CHO-CA-DA! Estou falando de CIDADE BANIDA do RICARDO RAGAZZO, lançamento da editora PLANETA.

Cidade BanidaCIDADE BANIDA
RICARDO RAGAZZO
Editora: PLANETA              
Ano: 2015
Nº págs: 384
Gênero: Distopia

SINOPSE: No futuro, a Terra foi assolada por inúmeras guerras, o que dizimou 99% da população humana e transformou sua vida animal e vegetal. Boa parte dos seres humanos acabou confinada dentro dos muros de Prima Capitale, regida pelas draconianas regras do Supremo Decano. Por causa da rigidez do governo, todos os bebês nascidos no lugar precisam passar pelo crivo dos chamados cognitos, seres com poderes psíquicos capazes de prever o futuro. Caso, nesta visão, seja revelado que o novo cidadão cometerá um crime, sua sentença é a morte. Seppi Devone foi um desses bebês vetados. No entanto, sua mãe, Appia, consegue fugir com ela, livrando-a da cruel sentença. Elas vivem incógnitas numa comunidade no meio da mata e Appia cria sua filha como um garoto. Mas, quando Seppi completa 15 anos, o destino bate à sua porta e a garota terá de enfrentá-lo. Afinal, a adolescente é a única esperança que muitos oprimidos têm de se livrar do mal a que são submetidos pelo Supremo Decano. Irá ela abraçar essa sua missão?

Desde que a PLANETA anunciou o lançamento desse livro fiquei curiosa. Não conhecia a escrita do RICARDO, mas só por ser uma distopia fiquei bastante interessada. Li ele na madrugada de quarta para quinta e só posso dizer que finalizei-o desesperada por mais!

Logo que comecei CIDADE BANIDA meu sentimento foi de incredulidade, não consegui acreditar até agora que esse livro ainda não conquistou a gringaiada e que não ganhou o mundo! Gente, é uma distopia foda pra caralho! Um livro que merece ampla divulgação e até as telas de cinema! Sim, estou apaixonada!

Fiquei surpresa com a enormidade do mundo que RAGAZZO criou. A devastação por uma terceira guerra apertou meu coração, mas a forma como os humanos passaram a descartar bebês me dilacerou. Fiquei impressionada também com a forma como a raça humana evoluiu e passou a ter alguns dons. A evolução também atingiu o reino animal, em que muitos bichos deixaram de ser como conhecemos para ganhar traços realmente magníficos e dar um brilho a mais nessa história que já é fabulosa!

Os personagens são igualmente excelentes! Seppi, a protagonista, é do tipo que a gente ama assim que aparece, pois ela é uma garota forte, batalhadora, corajosa e que não tem tempo para frivolidades. Os pais dela são um caso a parte, e não vou comentar sobre eles aqui para não estragar a surpresa de quem ler, mas aviso que devem estar preparados para ora morrer de amor e ora de profunda raiva de ódio.

RAGAZZO também caprichou ao criar uma “inimiga” para Seppi, Indigo. Eita menina chata! Seus motivos para ser um purgante são válidos, não digo que não, mas que a personagem é de uma chatice extrema, não nego!

Além disso, RICARDO soube muito bem distribuir sua história na hora de descrever tudo, desde os personagens e sua caracterização até a forma como o mundo ficou e passou a ser governado. E essa é uma das coisas que mais gosto nas distopias, ver como a raça humana progrediu após o completo caos se instalar na vida da população. Achei impressionante as características a respeito do lado bom e lado ruim de se viver do planeta. A cada descrição que lia, ficava mais e mais impressionada com o que estava saltando aos meus olhos. Também ficava cada vez mais inconformada por não ver todo mundo morrendo de amores por esse livro. Pelo amor de Deus!, CIDADE BANIDA não perde em nada para as distopias estrangeiras. Pelo contrário, achei o livro melhor que muitos outros do gênero que já li!


Terminei essa leitura apaixonada! Apaixonada pela escrita do RICARDO, apaixonada pelo mundo tão detalhado que ele criou, apaixonada pelos personagens e suas atitudes, devoções e traições; e desesperada, DESESPERADA pelo final que ele apresentou. Quando fechei o livro só conseguia soltar palavrões e desacreditar que ele tinha terminado daquela forma! OMG! Meu pobre coração! Preciso MUITO da continuação! Já! 



Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Não tinha visto uma distopia nacional ainda, e fico feliz que ela tenha causado uma excelente impressão, os próprios brasileiros desmerecem os livros aqui criados.
    Me parece um livro muito bom, sou apaixonada por distopias, amo e sofro muito com esse gênero. Lista de desejados para ele.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Mari!
    Já li um outro livro do Ricardo e gostei muito, por isso quero demais ler esse que ainda por cima é uma distopia...
    E sua avaliação me deixou curiosa em poder ver o futuro que ele deu a nossa civilização distópica.
    “Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos.”(William Shakespeare)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  3. Uouuuu Mari, parece ser realmente uma história muito bem escrita, sua resenha é a primeira que leio então não sei dizer o que andam falando de mais sobre o livro, mas se depender do que li aqui vou adorar muito a história. Fiquei interessada desde que a Planeta divulgou, mas não tinha tanta certeza se valia mesmo a pena, bom, terminei sua resenha e fui correndo solicitar para o Fe rsrsrs. Valeu a dica!

    ResponderExcluir
  4. Bom, eu li esse livro e me orgulhei muito desse trabalho, já que foi feito por um brasileiro. Fiquei triste pelo fim, pois pense que iria acabar ali mas a seppi terá uma árdua tarefa pela frente, talvez até mais difícil que a primeira. Recomendo a todos lerem esse livro não vão se arrepender.

    ResponderExcluir
  5. Essa resenha devia ter o selo: VOCÊ VAI QUERER PARA ONTEM.
    Pois essa é minha vontade depois de lê-la. Gostando de ver que a literatura nacional está entrando em um ritmo que não fica atras dos gringos.

    ResponderExcluir
  6. Esse livro me deixa extremamente curiosa, não só por distopia ser um dos meus gêneros preferidos, mas também pela premissa tão inovadora que o autor nos traz. Além disso, é nacional, e eu simplesmente amo a nossa literatura. É muito bom saber que a protagonista é uma garota de personalidade, eu me irrito com muita facilidade com aquelas mocinhas indefesas que não resistem a um drama. Fiquei bem curiosa com relação ao mundo distópico que o autor criou, quero muito ler o livro!

    ResponderExcluir
  7. Acabei de terminar, não sei o que eu faço, não sei como superar, juro que tô num estado de transe, não sei o que pensar kk preciso da continuação também, urgente, mas como assim só em 2016? Como assim? Não aceito isso kkk
    Pior é que eu li sem saber que fazia parte de uma duologia, chegou no final e eu fiquei tipo : OMG

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.