3 de março de 2014

RESENHA: RECOMEÇO - Cat Patrick (Ed. Intrínseca)



Boa tarde, pessoal.

Como semana passada tivemos resenhas de vários livros policiais, vou começar essa de forma mais amena. Vou falar sobre RECOMEÇO da CAT PATRICK, lançado pela INTRÍNSECA.

RecomeçoRECOMEÇO
CAT PATRICK
Editora: INTRÍNSECA                                 
Ano: 2014                  
Nº págs: 304
Gênero: Romance, Drama

SINOPSE: Tudo começou com um acidente de ônibus. Daisy Appleby era pequena demais para lembrar — tem apenas flashes do acidente que a matou, e de ter sido trazida de volta à vida. A partir daquele momento, ela se tornou uma das catorze crianças que fazem parte de um programa secreto do governo que visa aprovar um novo medicamento: o Recomeço. Daisy já morreu algumas vezes, e a cada morte ela recebe um novo sobrenome, vai para uma nova cidade e ganha uma nova história. A única constante em sua vida é a própria inconstância. Ao conhecer Matt e Audrey, seus primeiros amigos de verdade, após sua quinta morte, ela tenta criar raízes em mais um lar e começa a descobrir segredos sobre o programa Recomeço. Quanto mais informações vêm à tona, mais Daisy percebe que não passa de um peão em um jogo sinistro, que pode revelar que seu mundo — e tudo no ela que acredita — é uma grande mentira.

Eu não precisaria nem ler a sinopse de RECOMEÇO para ficar doida para lê-lo. Meu primeiro contato com a autora foi através de DESLEMBRANÇA, um livro lindo, que fez com que eu ficasse ansiosa esperando a próxima obra de CAT. Por isso, quando vi o lançamento, nem me importei em saber sobre o que o livro falaria, o que queria era conferir logo o que PATRICK havia preparado.

RECOMEÇO é um livro curtinho, que prende a atenção e é impossível de largar antes de chegar ao final. Sua história é fantástica e muito envolvente: uma nova injeção está sendo testada em um grupo de crianças que permite a elas o retorno à vida. Daisy, a personagem principal, já recebeu cinco doses do medicamento, e todas as vezes que o recebe e morre, precisa mudar de localidade, para que ninguém perceba que a menina morta ainda está viva.

Já nesse início, achei a premissa interessante e que seria uma coisa boa se tal medicamento existisse, mas, conforme o enredo se desenrola, fui ficando “assustada” com algumas revelações de como e com quem o remédio funciona. Nesse turbilhão de emoções, revelações e descobertas, Daisy, que nunca havia tido laços profundos com alguém, conhece a força da amizade e do primeiro amor.

Gostei muito da forma como a autora abordou o tema da amizade. A relação de Daisy e Audrey foi algo crescente e verdadeiro, sem exageros, bastante intenso e tocante. Duas garotas que se conheciam há pouco, mas pareciam compreender tudo o que se relacionava à outra. A doença de Audrey, que pareceu separá-la de todos, acabou por deixar ela e Daisy ainda mais unidas. Foi uma das passagens mais belas do livro.

Daisy é uma personagem completamente fascinante e inteligente, mas achei que a relação com o primeiro amor deveria ter sido trabalhada de forma mais lenta. A relação entre eles até foi gradativa, acontecendo e crescendo aos poucos, mas, quando estava tudo só começando, ela resolveu contar ao rapaz sobre o programa RECOMEÇO, um programa monitorado pelo governo, que poderia trazer graves consequências aos envolvidos que contassem e aos de fora que soubessem. Gostaria que isso tivesse sido abordado de forma mais lenta, depois de mais convivência entre o casal, depois de mais demonstrações de que poderia haver confiança para contar sobre o experimento. Já li muitos livros e tive a sensação que se tivessem menos páginas, menos encheção de linguiça, teriam sido fantásticos; com RECOMEÇO foi ao contrário, senti que umas páginas a mais teriam feito muito bem à narrativa e deixado tudo mais completo.

Porém, preciso reforçar que ADORO livros com adolescentes diferentes, adolescentes maduros que não fazem de tudo um drama, mesmo quando tudo de fato é um drama. E apesar de esse casal ser formado por dois adolescentes, CAT foi muito feliz na forma como contou essa história de amor, não vemos mimimi, as brigas do casal tem motivos reais de acontecer e seus diálogos são maduros, nada daquela coisa com excesso de amor e paixão que cega os personagens para os demais problemas do enredo. Só por isso, a história já me ganhou.

Mas preciso ser repetitiva e dizer que senti falta de mais páginas. Gostaria que os pontos negativos sobre o programa RECOMEÇO tivessem sido melhores explicados e fossem em maior número. O mesmo desejei em relação aos vilões. Eles demoraram a dar as caras de forma clara no livro, e, quando deram, tudo foi rapidamente resolvido, deixando alguns acontecimentos no ar.


Quanto ao final, fiquei BEM surpresa que CAT tenha finalizado sua história dessa forma. Foi uma atitude corajosa por parte da autora e me emocionou bastante. Ficou uma brecha para continuação, mas, apesar de ter adorado RECOMEÇO, espero que ela não exista. Espero que CAT não caia no modismo das séries com volumes infinitos e prolongue a história sobre a droga do RECOMEÇO, pois, mesmo sentindo falta de mais páginas, o livro foi suficiente para mostrar a que veio e fazer seu papel. Uma leitura rápida e prazerosa, recomendo!


Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. A premissa é realmente instigante, já vi falar destes livros da autora mesmo mas ainda não tive a oportunidade de lê-los.

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já queria ler e agora fiquei mais curiosa ainda, apesar dos problemas que você apontou. Pelo que vi no Skoob é livro único mesmo. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Até agora só tinha visto a capa do livro e neeeeem passava pela minha cabeça sobre o que se tratava. Quando li a sinopse fiquei super curiosa para ler! Parece ser muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Que massa!
    Eu fiquei receosa porque eu não curti muito Deslembrança e embora sua resenha tenha me empolgado, acho que vou deixar passar.

    xoxo
    Mila F.
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ca, eu ADOREI Deslembrança *_*, mas achei esse mais fraquinho, em relação ao desenvolvimento, não a ideia. Mas creio que se Deslembrança não lhe agradou, você deva mesmo deixar esse passar.

      Bjs

      Excluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.