25 de março de 2014

RESENHA: REAL, LOUCO, MORTAL - Hannah Jayne (Ed. Nacional)



Oi, pessoal.

Hoje vou falar de um livro que foi uma verdadeira surpresa para mim: REAL, LOUCO, MORTAL da HANNAH JAYNE, lançado pela editora NACIONAL.


Real, Louco, MortalREAL, LOUCO, MORTAL
HANNAH JAYNE
Editora: NACIONAL              
Ano: 2014                  
Nº págs: 264
Gênero: Suspense

SINOPSE: Sawyer Dodd sempre desperta inveja por onde passa: é uma excelente aluna, uma atleta dedicada e é a namorada de Kevin Anderson, o sonho de consumo de qualquer garota! Mas, quando Kevin morre num trágico acidente de carro, e ela encontra em seu armário um enigmático bilhete que contém apenas a inscrição "De nada", Sawyer vê seu mundo virar de cabeça para baixo.
Alguém sabe o que Kevin fazia com ela. Alguém sabe que eles não eram o casal perfeito que pareciam ser. E esse alguém é um assassino que está no encalço de Sawyer, acompanhando todos os seus movimentos... Mortes, intrigas, perseguições, em uma narrativa alucinante onde ninguém é o que parece ser!

Já havia visto vários blogueiros comentando sobre o livro nas redes sociais, mas, como a onda do momento é o New Adult, pensei que era apenas mais uma narrativa desse gênero. Quando firmei a parceria com a COMPANHIA EDITORA NACIONAL e recebi o livro, fiquei surpresa por vê-lo classificado como suspense juvenil. Jamais havia imaginado que o livro seria desse gênero.

Foi com entusiasmo que praticamente engoli REAL, LOUCO, MORTAL. Comecei a ler em uma noite, quase madrugada, com intenção de ler apenas alguns poucos capítulos para ver do que se tratava, mas, de repente, fui dragada para um enredo incrível e que tirou meu fôlego e, claro, meu sono.

Sawyer é uma personagem fantástica, que logo de cara me conquistou. Sofri com a personagem por várias de suas passagens e senti uma agonia terrível ao perceber que todas as pistas apontavam para ela e a colocariam como culpada de vários assassinatos.

Obviamente, este é um suspense juvenil, então, não imaginem crimes mirabolantes, assassinatos de contorcer o estômago, situações tenebrosas, pistas instigantes, etc, mas de forma alguma perdi o interessa na leitura por não ter encontrado esses fatores.

Quanto ao culpado, desde o início percebemos que REAL, LOUCO, MORTAL trata da obsessão. Da vontade de querer, de ter, de possuir alguém para si, e é com base nisso que apostamos as fichas no culpado. Contudo, a autora foi bem feliz ao apontar esses aspectos em vários personagens, deixando que ora tivéssemos certeza que era fulano e ora que era beltrano. Esse foi um dos pontos que mais gostei no livro, pois, apesar de não ser um policial incrivelmente bem elaborado, ainda assim a autora conseguiu rodear por alguns nomes até eleger o verdadeiro culpado, que me surpreendeu bastante! Teve um momento da história que até pensei no personagem, mas apenas por uma questão de chute, e logo descartei, pois minhas suspeitas caíram em alguém diferente, alguém que parecia mais enigmático, com razões suficientes para cometer crimes, ser obcecado pela protagonista, e mesmo assim conseguir disfarçar seu caráter diante todos.

Gostei muitíssimo do livro e só não dei 5 estrelas por um motivo: a abordagem do relacionamento de Sawyer com Kevin. Já na sinopse sabemos que se trata de um relacionamento abusivo e humilhante, mas achei que faltou maior aprofundamento nessa parte. Acompanhei a dor e sofrimento da Sawyer, mas não achei nada tão horrível e pesado como tantos outros livros que já li sobre o tema. Imaginei um Kevin bem pior e situações de embolar o estômago e nos fazer sentir vontade de entrar no livro e dar umas bofetadas em Kevin, caso ele estivesse vivo.


Mas, como um todo, repito: ADOREI o livro e fui completamente surpreendida. Recomendadíssimo! ;)



Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Não tinha nem lido a sinopse até agora, só visto a capa. Mas agora fiquei super curiosa. Parece bem instigante. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ah, o blog que esqueci de deixar o link
    www.pausapraconversa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.