7 de março de 2014

RESENHA: O PEÃO - Steven James (Ed. Nacional)



Oi, gente!

Não sei se vocês viram, mas semana passada o blog fechou parceria com a COMPANHIA EDITORA NACIONAL. A editora vem lançando vários livros policiais, dentre eles a série OS ARQUIVOS DE BOWERS do STEVEN JAMES. JAMES ainda é um autor pouco conhecido no Brasil, mas tem tudo para ver seus livros brilharem por aqui, sua narrativa é fantástica, seu personagem fabuloso, e sua genialidade incomum.

Foi justamente por gostar tanto de policiais, que acabei conhecendo a editora. Faz um tempo que, no Skoob, consegui os dois primeiros livros dessa série, mas só agora que fechei parceria com a editora peguei O PEÃO para ler, o que foi uma pena, porque é um livro que merece ser devorado assim que cai em mãos.

O Peão
O PEÃO
STEVEN JAMES
Editora: COMPANHIA EDITORA NACIONAL             
Ano: 2013                  
Nº págs: 416 
Gênero: Policial

SINOPSE: As aventuras de Patrick Bowers ao longo de cinco livros nos levam por um mundo de violência psicopata. Com uma inteligência acima da média, o agente especial do FBI chega, nessa série, ao limite de suas capacidades, enfrentando criminosos cada vez mais habilidosos. Trazido da Carolina do Norte para ajudar no caso de um serial killer, o agente especial do FBI Patrick Bowers se vê no meio de um jogo de gato e rato. Astuto e letal, o assassino está sempre um passo à frente da lei e está prestes a marcar mais um ponto novamente. Bowers vai ter que usar todos os seus instintos, habilidades e suas modernas e controversas técnicas de criminologia ambiental para deter o homem que se autodenomina o Ilusionista.
                                                    
O PEÃO segue a linha policial exatamente do jeito que eu gosto: muitas mortes, assassino inteligente e uma investigação que vai dando pistas e alimentando o leitor de forma gradual para que a curiosidade se aguce a cada página.

Apesar de muitas coisas semelhantes com muitos livros policiais, as particularidades da série de JAMES saltam aos olhos, a começar por Patrick, o protagonista. Confesso que Pat foi uma das maiores e mais agradáveis surpresas que encontrei em um livro policial. Enquanto nos livros do gênero temos investigadores, detetives, psicólogos, etc, em O PEÃO temos um especialista em criminologia ambiental. Pat é um profiler diferente, ele não se importa com a psicologia por trás do assassino, nem com seus métodos e motivações, ele traça o perfil desses monstros através da hora e lugar que eles mataram suas inocentes vítimas. Após descobrir essa diferente característica na metodologia para solucionar os crimes, O PEÃO torna-se o tipo de livro impossível de largar e que nos coloca para pensar e fazer conexões com cada pequena dica que dá.

Obviamente, o livro conta com seus investigadores, psicólogos, policiais, etc, mas ninguém brilha como Pat. Como sua “profissão” é bastante diferente de tudo que já li até hoje, entrei num frenesi gigante ao acompanhar não só os passos dele para punir culpados, mas também sua vida pessoal. Assim como na maioria dos romances policiais, Pat não tem uma vida pessoal muito agradável, mas não porque seja um beberrão, ou esteja apaixonado pela ex-mulher ou porque seja um galinha, situações comuns aos protagonistas desse tipo de livro. Ao contrário deles, Pat é um viúvo que sofre com a morte da esposa e ainda mais com o medo de se aproximar de Tessa, sua enteada de 17 anos.

A elaboração desse personagem foi algo que fez com que JAMES ganhasse meu coração para a série. Achei extremamente inteligente o fato de o autor ter apresentado os pontos tão iguais a qualquer outro livro policial, ao mesmo tempo em que conseguiu mostrar peculiaridades tão surpreendentes nos mesmos fatos, tornando assim PATRICK BOWERS um personagem único e a série OS ARQUIVOS DE BOWERS peculiar. Quando se tem a sensação de mais do mesmo, STEVEN rapidamente insere algo inédito que faz com que exclamemos: “puta que pariu” (com o perdão da expressão).

Aliás, “pqp” foi uma das palavras que mais passaram pela minha mente durante a leitura. Porque em relação ao enredo, o autor conseguiu fazer a mesma coisa que com o personagem principal: jogou várias informações características de qualquer livro policial, mas no meio foi inserindo fatores inéditos que me deixaram de boca aberta. Fiquei impressionada com tamanha criatividade para criar essas singularidades.

Se o serial killer, chamado de O Ilusionista, parece um serial comum em seu jeito de matar, mostra-se completamente meticuloso ao limpar seus rastros, mas principalmente, ao estar sempre um passo à frente. Ainda estou assoberbada pensando se fiquei mais surpreendida com a inteligência do assassino, ou com sua história de vida.

Outro ponto que chama muita atenção é a forma da narrativa: em primeira pessoa, feita por Pat, quando ele está no comando de sua investigação, e em terceira, quando entramos na vida do Ilusionista. É extremamente prazeroso acompanhar as duas perspectivas: a do crime sendo cometido, ou sendo preparado para acontecer, e de ele já cometido, mostrando a investigação e como se chegar às pistas.

Mais um aspecto que torna o livro incrível (sim, mais um!), é o fato de no meio desses assassinatos tão bárbaros, termos uma investigação paralela sobre um político e o massacre ocorrido em Jonestown em 1978. Simplesmente AMO quando os autores conseguem inserir algum fato real no meio de sua ficção, e JAMES conseguiu isso de uma forma brilhante, que nos tira o fôlego, pois, ao mesmo tempo em que pensamos que as pessoas envolvidas na seita de Jim Jones eram loucas, também temos dó delas por alguns fatos revelados. Além disso, é impossível terminar a leitura e não correr para internet para saber um pouco mais sobre ocorreu naquele 18 de novembro de 1978.


Não há nada que eu ache mais incrível que um autor que consiga fazer com que permaneçamos pensando em seu livro mesmo após finalizá-lo. Mais incrível ainda é quando ele consegue expor fatos, em meio a sua ficção, que depois nos tiram da situação de meros leitores e nos colocam a frente de um computador como pesquisadores para saber ainda mais. SETEVEN JAMES ganhou mais uma fã, e eu mais um autor policial para idolatrar. 5 estrelas são poucas para avaliar, por isso, claro, teve que ir para os favoritos <3 



Comente com o Facebook:

20 comentários:

  1. Uau, parece mesmo bastante peculiar. Fiquei curiosa. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. hahaha Alto elogios!!
    Adoro livros com mistérios, crimes, assassinatos, suspense etc
    Como esse esta super recomendado, já anotei!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anota, Pa!

      Vale MUITO a leitura. Depois volta aqui pra dizer o que achou ;)

      Excluir
  3. Tenho ficado cada vez mais apaixonada por policiais desde que comecei a ler o blog (isso faz uns 2 anos já), mas sempre que você indica algum que tem personagens profilers, eu me empolgo toda para colocá-los na lista de desejados. Principalmente porque sou apaixonada pela série Criminal Minds (leia-se Reid) e os livros que trazem esses profissionais sempre me deixam grudadas no livro. Com relação a essa série, posso dizer que depois dessa resenha tão caprichada, estou ansiando ler todos os livros.
    Beijos,
    Isa | http://www.mundodoslivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isaaaaa, kkkkkk, que gosto igual nós temos! Os policiais que mais gosto são esses que têm profilers tb *_* <3
      Nunca assisti Criminal Minds, mas tenho muita curiosidade. O dia que a série chegar ao fim, com ctz vou comprá-la (antes preciso terminar de ver as várias que tenho).
      Quanto a série, sim, plix, leia todos! Comecei o 3º ontem e estou em êxtase! <3 Fica cada vez mais foda! hahahaha.

      Beijooos

      Excluir
  4. Oie!
    Amei a resenha! Não conhecia o livro nem o autor, mas fiquei super curiosa, mesmo porque amo quando também temos a visão do vilão e o protagonista foge dos estereótipos, fazendo todo o livro único <3
    Vou procurar ler.
    Bjs
    P.S.: fui conferir e vi que já curtia e seguia o blog.
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mo, confira, sim! Você não vai se arrepender! ;)

      Vou seguir o seu tb.

      Bjs

      Excluir
  5. Por meio de uma citação na sua caixa de correio 150 eu vim pesquisar que série era "OS ARQUIVOS DE BOWERS" e agora eu PRECISO desses livros. Eu já havia visto as capas aqui no blog mas não as abri pra ler. Vou por a serie bem no topo da minha lista de livros a conseguir :D
    Eu sou apaixonada por livros que nos apresentam assassinos geniais, histórias verossímeis e um investigador a altura para desvendar algo grande.
    E também quando você falou sobre a narração ora mostrando Pat e ora o Ilusionista, na hora me veio o modo como John Verdon nos apresenta alguns poucos capítulos também revelando detalhes ou intenções de seus psicopatas ^^
    Não tardarei nada para conseguir esse primeiro livro e poder dar meu próprio veredicto XD

    Mary eu não comento muito mas passei a ler sempre suas resenhas, adorei ter um lugar pra encontrar boas recomendações de livros ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evelim, bom dia!
      Ai, quase morro de felicidade quando alguém fala que vai ler essa série <3 É demais! É minha série policial preferida e o Steven James é muito foda! \o/
      Depois que ler, não esquece de voltar para contar o que achou. Quero saber se você gostou tanto quanto eu.

      Fico feliz em saber que você sempre passa para ler as resenhas <3 muito obrigada <3

      Excluir
  6. Mari!
    Gosto demais de livros policiais com assassinatos que nos deixam maluquinhos para encontrar quem cometeu o crime.
    E misturar fatos reais aos acontecimentos do livro, trazem a veracidade que procuramos nos livros policiais.
    Adorei!
    “A suspeita sempre persegue a consciência culpada; o ladrão vê em cada sombra um policial.”(William Shakespeare)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy, leia esse livro que você vai gostar MESMO! Garanto.

      Bjs

      Excluir
  7. Já adicionei todos os livros desse autor na minha lista de desejados.
    Gostei muito de saber desse detalhe na escrita dele, de colocar coisas tipicamente de todos os livros policiais e ainda acrescentar coisas diferentes, só dele. Além de acrecentar ainda um fato histórico. Amei!
    Preciso ler esse livro mas como ele não é o primeiro da série terei que ler em ordem.
    Fiquei intrigada com esse serial killer chamado Ilusionista. Nem dá pra imaginar o que ele faz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nil, esse livro vai morar no meu coração pra sempre! Quero muito reler a série na ordem correta! Todos são excelentes! Feliz demais por você tê-los colocados em sua lista de desejados <3

      Bjs

      Excluir
  8. Fiquei conhecendo esse livro aqui no blog já faz um tempinho, confesso que demorei um pouco pra iniciar a leitura e me arrependo disso, eu adorei o Pat e como vc cansou de dizer ele é muito diferente dos detetives mas o autor ganhou o meu coração por saber dar voz ao vilão, então ele tá lá no topo da lista de autores favoritos junto com Jeffery Deaver, Giorgio Faletti e Franck Thilliez.
    Obrigada pela dica do livro, sempre que eu quero uma indicação de um bom livro policial é aqui que eu acho...
    bjus
    http://reticenciasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea, MORRI de felicidade por saber que você foi atrás do livro por indicação minha \o/ Mas minha felicidade foi ainda maior por saber que você gostou tanto e que colocou o Steven James na sua lista de favoritos <3

      Prometo continuar trazendo boas dicas de livros policiais ;)

      Bjs

      Excluir
  9. Menina vou ter que correr atras dessa série (não acredito que até hoje desconhecia série/escritor) chocada comigo mesmo!! :o
    Obrigada pela tua resenha gostei muito. ^_^

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o autor, nem essa série. Mas, sua resenha foi tão empolgante, que vou anotar para um dia ler algo dele, pois gosto bastante de romance policial. E acho ainda mais fascinante quando além do ponto de vista do narrador, temos também capítulos somente com o vilão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shadai, isso de dar voz ao vilão é que deixa a série TOP, tenho certeza de que você vai gostar ;)

      Excluir
  11. Não conhecia nem o livro e o autor, e nunca li livro deste gênero, mais estou muito curiosa com esse livro.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.