17 de março de 2014

RESENHA: DIAS MELHORES VIRÃO - Jennifer Weiner (Ed. Novo Conceito)



Bom dia, pessoal.

Hoje vou falar sobre DIAS MELHORES VIRÃO, da JENNIFER WEINER, lançado pela NOVO CONCEITO em fevereiro.

Dias Melhores VirãoDIAS MELHORES VIRÃO
JENNIFER WEINER
Editora: NOVO CONCEITO       
Ano: 2014                 
Nº págs: 400
Gênero: Drama

SINOPSE: A vida de quatro mulheres muito diferentes se entrelaçam de formas inesperadas neste novo romance da autora best-seller Jennifer Weiner. Cada mulher tem um problema: Jules Widgren, formanda de Princeton precisa de dinheiro para ajudar o pai dela a curar seu vício; A dona de casa Annie Barrow está desesperada para ficar financeiramente estável; India Bishop anseia por ter um filho, um desejo que sua enteada Bettina só pode considerar com profundo ceticismo até ela se encontrar em uma situação inesperada. Dramas interligados, concebidos para enredar o leitor e construir um best-seller.

Quando li a sinopse do livro, imediatamente imaginei um Chick Lit fantástico, cheio de humor e que faria com que eu tivesse dor de barriga de tanto ler. Meu interesse foi tanto que comentei na caixa de correio da semana passada que se Página de Vantagens da NOVO CONCEITO estivesse funcionando, com certeza seria um livro que teria solicitado. Mas, ao começar a ler, percebi que não era bem assim.

WEINER tentou mesclar a vida pessoal da protagonista Ruth, com seus anseios profissionais, e, na minha opinião, acabou errando na dose dos dois. A história pessoal de Ruth é bastante interessante e me chamou atenção. Quando criança ela sofreu um acidente de carro, perdeu os pais e ficou com algumas cicatrizes, inclusive na face. Gostaria que essa fase da vida da protagonista tivesse sido mais abordada, afinal, são 400 páginas para fazer exatamente isso; no entanto a autora optou por dar maior ênfase na vida de Ruth no momento presente, o que não foi chato, mas muitas vezes pareceu não sair do lugar. Não vi um amadurecimento muito grande na personagem, nem nada de grandioso.

A autora tinha um bom drama nas mãos para desenvolver, mas sempre dava um jeito se retornar ao mundo dos roteiros hollywoodianos. Sei que esse era o principal objetivo de DIAS MELHORES VIRÃO, mas achei que ficou faltando coisa a ser desenvolvida, enquanto que outras teria dispensado a leitura por ter achado de extremo mau gosto, como quando Ruth tira sarro de um menino por ter espinhas. A personagem tinha cicatrizes no rosto, sabia o desconforto que isso causava e mesmo assim tira sarro de alguém? Achei essa passagem desnecessária e obviamente nada convincente. A partir daí, sou obrigada a confessar que a protagonista me desagradou e que não haveria forma de me convencer a gostar dela. A personagem que salvou, para que continuasse com a leitura, foi Nana, sua avó, essa uma personagem maravilhosa e que roubou todas as cenas. Acho até que o livro deveria ter sido contado por ela. Teria sido muito mais interessante e carregado de emoção.

Quanto à parte da história que retrata o lado profissional de Ruth, fiquei dividia. Ora gostava bastante e ora achava enfadonho demais. Gostei da forma como a autora abordou as celebridades de Hollywood e as superficialidades que envolvem esse mundo aparentemente de puro glamour; mas seguir o roteiro imaginado por Ruth muitas vezes foi chato. Todos os passos foram minimamente detalhados. Da escrita do roteiro à produção do episódio piloto, passando pela confusão de troca de atores, adaptações que o roteiro sofreria, etc. Achei demais!

Claro que vejo como culpa minha uma parcela desse desapontamento com o livro. Imaginei um chick lit, depois da leitura das primeiras páginas encontrei um drama, e estava satisfeita por tê-lo, mas depois foi um desenrolar de vários clichês na vida da protagonista, e nenhuma surpresa, o que acabou por me desanimar, mas ver a quantidade de detalhes e “informações técnicas” para a produção no seriado da TV me entediaram. Talvez se não tivesse havido expectativa, ou se não tivesse imaginado uma boa dose de humor, teria achado DIAS MELHORES VIRÃO até interessante, mas foi realmente impossível começar a ler sem ter a ideia do humor e sarcasmo por trás.


Não é um livro que eu NÃO RECOMENDE, ou que tenha odiado, mas simplesmente esperava bem mais, bem mais mesmo!



Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Eu estou lendo esse livro e, sinceramente, não estou gostando muito não. Não é que seja ruim. Só é frustrante, porque eu tinha o mesmo palpite que o seu no início: achava que seria um chick-lit super divertido. E que nada! Nenhum personagem me agradou (nem mesmo a Nana). E a narrativa é confusa e enrolada. Sabe, até que gostei da crítica a esse mundo de glamour e ilusão, mas a maneira como tudo é contado é monótono demaaais. Finalmente, estou quase terminando. ^^

    Bjs ;)

    http://literaturaecine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. É triste quando um escritor não sabe desenvolver a trama. Certamente não lerei, mas ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Além de ser chato, o livro está mal traduzido. Com inúmeros erros de ortografia. Não recomendo.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.