10 de março de 2014

RESENHA: DE REPENTE ACONTECE - Susane Colasanti (Ed. Novo Conceito)



Oi, gente.

Quem leu o post da CAIXA DE CORREIO mais cedo viu que eu disse que voltaria para falar o porquê de ter abandonado o livro DE REPENTE ACONTECE da SUSANE COLASANTI, lançado pela NOVO CONCEITO em fevereiro. Como meu comentário ficou um pouco grande para estar na caixa de correio, resolvi postá-lo como se fosse uma resenha. Bastante negativa por sinal.

De Repente AconteceDE REPENTE ACONTECE
SUSANE COLASANTI
Editora: NOVO CONCEITO              
Ano: 2014                  
Nº págs: 288
Gênero: Romance, Juvenil


SINOPSE: De repente acontece fala daquelas paixões que começam do jeito errado e têm tudo para terminar errado – mas, depois de ler a última página, a gente acredita que o amor existe. Se você é uma menina, este livro vai ajudá-la a entender o que se passa na cabeça dos garotos. Se é um menino... Bem, se você é um menino, também vai gostar de DE REPENTE ACONTECE. Uma história simpática, com cara de vida real. E que poderia acontecer com você ou com a sua melhor amiga!


Preciso dizer que sei que a sinopse é meio fraquinha, mas como os livros da COLASANTI ficam num meio termo, pelo menos para mim, e são de leitura rápida, em vez de colocá-lo na lista de NÃO VOU LER, resolvi que começaria por ele, pois seria rapidinho, e com certeza meia-boca. Mas já no primeiro capítulo tive uma decepção GIGANTESCA com a protagonista e pelo bem da minha sanidade, abandonei.

Vocês sabem que não leio NA porque acho um EXAGERO esse amor louco que cerca os personagens e parecem deixá-los cegos para tudo o que se passa ao redor. Contudo, gosto muito de livros juvenis, mesmo que falem de amor de uma forma melosa. Acho completamente normal uma menina de 15, 16 anos, uma adolescente de verdade, fantasiar com o amor, achar que o primeiro namorado vai ser para a vida toda, etc, principalmente porque nesses livros temos um humor que arranca sorrisos sinceros de mim; as protagonistas não se preocupam só com isso, elas sempre encontram tempo para falar das amigas, da relação com a família, etc, e repito: quase sempre usando um tom de humor que me agrada, ao contrário dos NA, em que as mocinhas tem mais de 20 e já deveriam estar com os pés nos chão em relação aos assuntos do coração, mas parecem mais meninas de 14 anos colocando o ser amado no centro do universo e transformando TUDO em um drama exagerado e muitas vezes desnecessário.

Tentei encarar a leitura de DE REPENTE ACONTECE por ser um livro mais juvenil, que desenvolveria o romance de forma mais natural, mas já no primeiro capítulo encontrei a personagem Sara dizendo que “A perspectiva de iniciar um novo ano escolar na próxima semana sem um namorado é a pior possível”(p.7); e logo depois, quando as amigas começam a falar sobre metas para o ano (p.10), a Sara responde “Quero um namorado. Alguém que venha com o pacote completo”(p.12). Ok, deu. Abandonei.

Pelo amor de Deus, se uma mulher no auge dos seus 37, 38 anos, que quer muito ter um filho, que não quer que seja de produção independente, diz que sua meta é ter um namorado, compreendo. Agora, uma adolescente, que tem a vida toda pela frente, coloca isso como sua meta de vida no ano... Ah, aí me preocupa. Arrumar um namorado durante o ano é uma coisa, planejar isso e colocar como objetivo de vida... Faz com que eu me pergunte o que há na cabeça dessas adolescentes? Por que elas só pensam em meninos? Por que alguém colocou a infeliz idéia na cabeça delas de que é necessário um exemplar do sexo masculino para que elas se sintam bem, queridas, amadas e importantes? Por favor, porque ninguém explica para essa geração de adolescentes, de dentro e fora dos livros, que uma pessoa consegue se sentir completa, feliz e realizada quando tem a si mesma como melhor companhia. O que está acontecendo com o mundo?

Sara é uma adolescente que se comportou (ao menos nesse primeiro capítulo) como as mocinhas detestáveis dos NAs, daqui a pouco todos os juvenis estarão focados no desejo de se ter um amor e nada mais, desse jeito, vou ter que ficar com a leitura apenas dos infantos, e quando essa onda de desespero amoroso chegar nos infantos... Ah, prefiro não pensar que essa sublimação romântica possa chegar a esse ponto.

Bem, não deu para mim, parei de ler, Sara me decepcionou no primeiro capítulo e duvido que conseguiria continuar a ler sem considerá-la uma garota fútil e boboca. Próximo!



Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Já não tinha vontade de ler esse livro, agora menos ainda. Concordo com seu ponto de vista, parece Século XVII onde as meninas se casavam com 13, 14 anos.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ah, concordo com tudo que você citou acima, mas eu gostei da leitura, haha, não me mate, como eu estava muito focada em livros mais "sérios' e me matando nos estudos do vestibular, quis ler algo leve, só para descontrair, e aí chegou esse livro e eu li rapidamente, e ele cumpriu a minha necessidade, não sei bem o porque, mas cumpriu. Mas é uma pena que n tenha gostado e realmente esses livros estão sempre dizendo que a garota precisa "obrigatoriamente" do garoto para ser feliz, hahaha
    Beijos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ka. Isso que me incomoda, o fato de ficarem martelando em como o garoto é importante para garantir a felicidade da menina.
      Acho que a autora é inconsequente de escrever isso, principalmente se pensarmos que meninas de 12, 13 anos leem seus livros e podem encucar com essa ideia de ter um namorado para ser feliz. Tenho medo :S

      Excluir
  3. "Próximo!" kkkkkkkkkkkkkkkk
    Eu ri muito da sua revolta na resenha, Mari, mas entendo completamente. Credo, não dá não isso. Ter um namorado como meta de vida. Blé. Em nenhuma idade isso é aceitável. Nenhuma. Isso é reduzir mulheres a espectro de homens. Afff.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. " Isso é reduzir mulheres a espectro de homens. Afff."

      Amei sua frase, Ka. Exatamente isso! A Colasanti me dá medo. Acho que deve ser carente, sei lá, hahaha.

      Excluir
  4. hahahahahahaha
    Pois é. Se não deu pra ler no início, nem adianta forçar!
    Bola pra frente que a lista de livro é grande hahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Pa! A lista é grande para tentarmos insistir no impossível, rs.

      Bjs

      Excluir
  5. Que pena que você não gostou do livro :(
    Eu só li "Bem mais perto" da autora, e eu gostei, achei a protagonista um pouco chata no começo, mas ainda assim, as descrições dos lugares me encantaram, e tinha a esperança da protagonista "cair na real", li até o fim e é um bom livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei do livro, se você le mais para frente percebe que a sara, fala um pouco de tudo. E essa leitura combina com as jovens de 14, 16 anos.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.