8 de outubro de 2013

RESENHA: VINGANÇA DA MARÉ - Elizabeth Haynes (Ed. Intrínseca)



Oi, gente.

Vou começar a semana com resenha de meu gênero preferido: POLICIAL/SUSPENSE/THRILLER. Mês passado a INTRÍNSECA lançou VINGANÇA DA MARÉ, da ELIZABETH HAYNES. Eu, que AMEI desesperadamente NO ESCURO (da mesma autora), fiquei empolgadíssima para ler VINGANÇA DA MARÉ, mas fiquei extremamente decepcionada.

Vingança da MaréSINOPSE: Depois de trabalhar arduamente por muito tempo — alternando um emprego como executiva de vendas durante o dia com o de dançarina de pole dance à noite —, Genevieve finalmente conseguiu juntar dinheiro para realizar seu sonho: comprar e reformar um barco e mudar-se para Kent, bem longe da estressante vida em Londres que tanto a aborrece. Tudo parece enfim perfeito. Até que, na festa de inauguração do barco, enquanto amigos de sua velha vida parecem zombar do que agora lhe é tão caro, um corpo aparece boiando próximo ao ancoradouro, e Genevieve reconhece a vítima. Ao perceber seu santuário flutuante maculado, e convencida de que sua vida também está em risco, Genevieve se vê novamente envolvida com o perigoso submundo de corrupção, crimes e traição do qual pensava ter finalmente escapado. E está prestes a descobrir os problemas de misturar negócios e prazer. 

A sinopse é bastante interessante e deixa qualquer fã do gênero curioso sobre a narrativa. Fiquei curiosa não apenas por causa da sinopse, mas também por ser da HAYNES. NO ESCURO foi um dos melhores Thrillers que já li e foi com ele que virei fã da autora. Tinha certeza que VINGANÇA DA MARÉ estaria ao menos no mesmo patamar do livro anterior, mas a verdade é que ele ocupa os degraus mais baixos de uma elevada escada.

A história em si é bacana: Genevieve cansou da vida de Londres e mudou-se para um barco em Kent. Sozinha, vem reformando todo ele e está vivendo seu sonho; até que na festa de inauguração de seu novo lar (ela mora no barco), um corpo é encontrado amarrado a seu barco. Com medo, ela esconde da polícia que conhece a vítima. E é nesse ponto que o livro passa a ficar terrivelmente chato!

Até esse momento eu estava gostando de Genevieve. Ela expôs sua vida, não escondeu do leitor fatos sobre seu passado, disse que estava disposta a tudo para conquistar seu barco, e por isso, aceitou trabalhar de stripper em um clube noturno, o que a ajudou muito a conseguir dinheiro para comprá-lo.

De repente, não sei dizer o que aconteceu com a moça, mas ela se tornou a protagonista e narradora mais intragável que já vi. Ela não ficou contente em nos contar que trabalhava de stripper e fazia pole dance, até aí, bastante interessante, mas ela passou a narrar como eram os movimentos da dança, onde colocava cada pé, que não conseguia dançar de salto, mas que depois passou a conseguir; aí resolveu contar em detalhes como eram as sandálias que ela usava em cada noite, o quanto elas pesavam na hora de por o pé aqui e ali, e blá blá blá... Tive a sensação de estar lendo um manual de: “Aprenda a Pole Dance em poucos passos direto da sua casa”.  Parecia que ela estava vendendo um produto pela TV. Foi repetitivo demais e enfadonho.

Não bastando, Genevieve começa a contar que ela era a melhor dançarina, a mais querida do chefe, a mais querida dos seguranças, a mais linda, que fulano gostava dela, beltrano gostava dela, cicrano gostava dela. É, todos os homens eram apaixonados por ela. E ela deve ter se “apaixonado” por todos, uma vez que tem história pra contar com cada um deles. Depois ela fica desejando todos que aparecem na história, nem os policiais que estão lá para tratar do assassinato escapam. E veja bem, ela era dançarina! Não prostituta. Se fosse, até poderíamos pensar que ela estava em busca de mais dinheiro para a reforma do barco e estava usando de sua profissão, mas não, ela só pensa em ter um corpo quente ao seu lado, e qualquer um serve, ou seja, ela é assanhada mesmo! Assanhada e sem critério.

Depois de todo blá blá blá e nhé nhé nhé da personagem, quando achava que ela não poderia ficar pior, ela fica! Várias outras famílias moram na mesma marina que ela, as pessoas que estão atrás dela até matam o animal de estimação de um casal que vive lá, e qual é a atitude de Genevieve? Ela não dá bola! Quando o dono do animal fala para ela ir atrás da polícia, ela diz que não precisa, que já conhece essas pessoas, sabe do que são capazes, mas vai dar um jeito (Oi?). Ela coloca a vida dos vizinhos em risco e não quer tomar providências porque acha que pode lidar com a situação (¬¬). Claro, Genevieve, além de se mostrar egoísta e egocêntrica, também revelou que é uma versão feminina do Batman: “Não se preocupe Marina City, estou aqui para protegê-los” ¬¬

Ridícula! Genevieve é ridícula e completamente imbecil. Sério, senti muita raiva da personagem. Só terminei o livro porque ela estava de posse de uma encomenda, e eu queria MUITO saber o que tinha lá dentro, pois em determinado momento do enredo, levanta-se a hipótese de estarem atrás dela por causa disso. E então, quando foi revelado o que tinha no pacote, e a explicação... Aí sim fiquei revoltada! Que porcaria foi aquela? E a tosquice da explicação?


Que decepção! A todo momento eu voltava na capa para ter certeza que estava lendo um livro da HAYNES. Não acreditei ser possível essa mulher ser autora de dois livros tão diferentes; um que entrou para meus favoritos, porque NO ESCURO é realmente um livro excelente e muito foda; e o outro que recebeu apenas uma estrela, e até achei muito. Fiquei assustadíssima com essa mudança repentina e tão gritante. Contudo, como estamos 1x1, continuarei lendo HAYNES, para ver para qual lado desempata. A verdade, porém, é que não faço ideia do que esperar para o próximo livro. Vou tentar ir sem expectativa nenhuma, mas também sem medo algum, será uma nova descoberta. 


FICHA DO LIVRO

VINGANÇA DA MARÉ
ELIZABETH HAYNES
Editora: INTRÍNSECA                      
Ano: 2013                  
Nº págs: 288
Gênero: Thriller



Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Nossa, que pena! Tinha bastante interesse por esse livro, mas se é tão terrível não vou ler não.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, só de ler a sua resenha eu já fiquei revoltada com a autora. E olha que eu nunca li sequer um livro dela... Imagino os seus sentimentos durante a leitura, já que além de você já ter lido inúmeros livros policiais, ainda era fã da autora. De verdade, espero que no seu próximo contato com ela você tenha mais sorte.

    Beijos,
    Isabelle | http://www.mundodoslivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu li "No escuro" e achei muito bom o que me fez procurar outro livro da autora "Vinganca da Mare", mas diferente do primeiro este livro e horrivel. Faco das suas as minhas palavras...Que decepcao...

    ResponderExcluir
  4. Poxa depois que eu gasto 24,90 com esse acho uma resenha desse tipo fiquei até com medo de ler o livro..............

    ResponderExcluir
  5. Fico feliz em poder ter lido sua resenha, pois estava quase comprando o livro pela internet, rs.
    Ainda assim, fiquei com vontade de saber o final, hehe.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Agora estou com medo.
    Estou lendo atualmente e estou gostando. Espero não me decepcionar com o final.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.