24 de outubro de 2013

RESENHA: O GUARDIÃO DO TEMPO - Mitch Albom (Ed. Arqueiro)



Boa tarde, pessoal.

Hoje vou falar sobre O GUARDIÃO DO TEMPO, do MITCH ALBOM, lançado faz um tempinho pela ARQUEIRO.

O Guardião do TempoSINOPSE: Dhor sempre foi obcecado por enumerar coisas. Quando percebeu um padrão entre o nascer e o pôr do sol – que se repetiam um após o outro, infinitamente –, ele aprendeu a contar os dias. Ao descobrir que a lua mudava de forma e depois voltava ao seu formato original, passou a contar os meses.Sem saber, movido por uma curiosidade ingênua, Dhor estava aprisionando a maior dádiva de Deus: o tempo. E pagaria um preço alto por isso, sendo banido para uma caverna durante seis milênios. Imune aos efeitos dos anos, passava seus dias sozinho, forçado a ouvir as vozes das pessoas implorando por mais minutos, mais dias, mais anos – querendo esticar os momentos de felicidade e encolher os instantes de sofrimento. Depois de compreender o mal que havia criado ao fazer a vida girar em torno de um relógio, Dhor é mandado de volta à Terra com uma missão: ensinar a duas pessoas o verdadeiro sentido do tempo. Ele escolhe uma adolescente desiludida, prestes a pôr fim à própria vida, e um homem de negócios rico e poderoso que pretende desafiar a morte e viver para sempre. Cada um à sua maneira, eles precisam entender que o tempo é um dom precioso, que não pode ser desperdiçado nem manipulado. Para salvar a própria alma e concluir sua jornada, Dhor precisará salvá-los. Antes que o tempo se esgote – para todos.

Desde o lançamento de O GUARDIÃO DO TEMPO tive curiosidade pelo livro. Pela sinopse, a narrativa parecia incrível, e achei que a história estaria cheia de filosofias de vida e ensinamentos importantes. Além disso, pensei que traria uma bela lição sobre a importância exagerada ao tempo.

Eu, como alguns de vocês sabem, sou meio paranoica com o quesito TEMPO. Planejo meu dia em mínimos detalhes, e quando alguma coisa sai fora de ordem, ou atrasa um minuto que seja, fico irritada e completamente perdida. Sou o tipo de pessoa que vive em função do relógio e sou dependente até dos segundos. Exatamente por isso, pensei que tiraria uma bela lição de O GUARDIÃO DO TEMPO.

Em vez disso encontrei uma narrativa bem rasa e personagens bem pobres. A história nos traz três personagens principais: Dhor, Sarah e Victor. Dhor é o responsável pelo tempo. A história inicia nos tempos longínquos e nos apresenta Dhor desde criança fazendo contagem. O menino aprendeu contar o tempo pela água, pelo sol, e de todos os jeitos possíveis. Um dia uma tragédia se abate sobre sua esposa e ele recebe o “castigo” de ser o guardião do tempo. Isolado, sua missão é encontrar duas pessoas: uma que queira que o tempo passe mais rápido e outra que queira que ele dure mais.

Sarah é uma garota que vive isolada, não tem amigos; ela faz trabalho voluntário e lá conhece um rapaz por quem se apaixona. Ele, no entanto, não corresponde aos sentimentos da menina, e ela quer que o tempo voe para esquecer a vergonha de ter se declarado; Victor é um senhor que está a beira de morte, mas, como é muito rico, acha que pode comprar tudo, até uma forma de permanecer vivo.

Tudo isso até parecia legal, mas achei tudo muito pobre e desenvolvido de forma mecânica, sem emoção alguma por parte do narrador ou personagens. Quando a narrativa envolvia Dhor, parecia que estávamos lendo uma passagem bíblica e não um romance. Não tinha ênfase, emoção, não havia como ter empatia pelo personagem, pela tragédia com sua esposa, ou com a situação dele. As palavras pareciam ser jogadas e não havia como deixar qualquer sentimento fluir ou crescer. Parecia mais uma narração de um fato jornalístico do que um romance que deveria ser profundo e belo.

Quando Sarah ficou presente na história, até me interessei um pouco. A menina tinha problemas com os pais separados e achei que isso seria melhor trabalhado. Mas não, o autor optou por transformá-la em uma adolescente comum, que se apaixona por um bonitão que não está nem aí para ela. O problema é que ALBOM apresenta a personagem como uma menina madura, inteligente, que lê bastante, etc; mas, logo após passar uma noite embriagada com o garoto, e alguns beijos terem rolado, Sarah já começa a achar que ele é namorado dela e compra um presente caríssimo pra ele. Espera... Sarah não era inteligente? Cheia de leitura? Então por que raios ela se comportou como uma menina de 12 anos quando tinha 17? De certo ela sabia que não bastava um beijo para alguém se tornar namorado. Achei isso MUITO forçado e empobreceu demais a personalidade da personagem. Mais forçado ainda foi a reação extrema que ela teve pelo rapaz não corresponder ao seu afeto.

Victor até parecia ser um personagem interessante, mas sua obsessão por não morrer tornou-se tão repetitiva que suas passagens ficaram chatas. A única coisa que salvou foram as informações sobre a criogênesis; tirando isso, Victor se mostrou mesquinho, egoísta, egocêntrico, e um completo idiota com sua esposa, por conta dessa obsessão em querer continuar vivo.


Acreditei que o GUARDIÃO DO TEMPO seria um livro muitíssimo bem contado e que através de suas palavras despertaria emoção e mostraria uma bela lição. Mas, em vez disso, é só uma narrativa mecanizada como se fosse um livro de auto-ajuda, ou um manual de instruções. Esperava mais. Muito mais!


FICHA DO LIVRO





O GUARDIÃO DO TEMPO
MITCH ALBOM
Editora: ARQUEIRO
Ano: 2013                   
Nº págs: 240
Gênero: Drama


Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Nossa... que bom ler sua resenha, pois pela sinopse também imaginei que o livro seria maravilhoso.
    E me identifiquei ainda mais porque sou igualzinha a você: super neurótica com tempo rs
    Beijos

    www.meumeiodevaneio.com.br

    ResponderExcluir
  2. Foi ótimo ler sua resenha, Mari. Queria muito ler esse livro pois assim como você achei que seria cheio de filosofias e ensinamentos. Mas se é assim tão "mecânico", vou tirar da minha lista de desejados. :?

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, decepção total. Pela sinopse pensei que seria algo mágico, que tocasse, mas, pelo jeito não :/
    Também sou paranóico com o tempo kkk e isso me animou em ter o livro, mas depois do que li desanimei.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.