29 de outubro de 2013

RESENHA: UMA LIÇÃO INESQUECÍVEL - Laura Schroff (Ed. Universo dos Livros)



Boa tarde, gente.

A primeira resenha da semana é de um livro que me emocionou muito: UMA LIÇÃO INESQUECÍVEL, escrito pela LAURA SCHROFF e ALEX TRESNIOWSKI, e lançado por aqui pela UNIVERSO DOS LIVROS.

Uma Lição Inesquecível SINOPSE: – Com licença, senhora. Tem uma moeda? Tô com fome. Manhattan, Nova York, 1986. Foi assim que começou essa história no mínimo improvável. Ela, uma diretora comercial bem-sucedida de 35 anos no auge da carreira. Ele, um garotinho negro de onze anos que sobrevivia pedindo esmolas na rua. Cada um seguia sua vida em mundos geograficamente próximos, mas completamente distantes um do outro. Até que algo inexplicável, uma espécie de fio invisível, os une de maneira permanente. E a vida deles – essa vida que, de formas distintas, já parecia tão consolidada e firme tanto para ela quanto para ele – mudará para sempre. Como eles nunca poderiam imaginar.

UMA LIÇÃO INESQUECÍVEL conta a história real da vida de Laura e Maurice, uma executiva endinheirada e um garoto de rua que pedia esmolas.

Logo na introdução o livro já me causou uma dor enorme. Nesse início é falado sobre a vida de Maurice quando ainda criancinha, e uma situação pela qual o garoto passou aos dois anos fez com que meu coração se espremesse dentro do peito. Já aí, senti vontade de chorar.

Mas, ao prosseguir com a leitura, fui me surpreendendo com o talento de LAURA parra narrar à história de sua vida. Seu primeiro encontro com Maurice foi extremamente tocante. A relação entre eles, que passou a se desenvolver após esse dia, igualmente emocionante.

Maurice, um menino de rua, briguento, que não gostava de estudar, e com pais viciados, encontrou em LAURA um anjo protetor. Uma amiga que esteve ao seu lado por anos, que o ajudou, compreendeu e iluminou seu caminho. LAURA, uma mulher sofrida pela vida, encontrou em Maurice a razão de sorrir. A relação mais profunda de amizade nasce e se fortalece com essas duas pessoas tão diferentes e de mundos tão diferentes.

LAURA tem um jeito mágico de narrar, que faz tudo, até situações banais, parecerem fascinantes. No meio dos anos que dividiu com Maurice, ela vai intercalando a história de sua vida: a infância, adolescência, início da idade adulta.  E preciso dizer que por muitas e muitas vezes a história de vida dela despertou mais meu interesse do que seu relacionamento com Maurice.

SCHROFF é uma heroina. A mulher sofreu nas mãos de um pai beberrão e autoritário que castigava fisicamente a ela e aos irmãos, mas principalmente a esposa. As partes que falam das surras que a mãe de LAURA aguentou são extremamente fortes, angustiantes e chocantes. É impossível ler UMA LIÇÃO INESQUECÍVEL e não sentir uma raiva tremenda daquele pai, mas, ainda assim, com todos os defeitos, LAURA conseguiu mostrar o tamanho do afeto que seus irmãos nutriam por esse homem. Não bastando esse período de sofrimento em sua vida, ela nos conta sobre o tempo em que foi casada e a maneira abrupta como o relacionamento terminou. De repente, LAURA está expondo tão cruamente sua vida para nós, que o sofrimento dela se torna nosso sofrimento. Sua dor, angústia, mágoa e tristeza, se tornam sentimentos nossos.

Em relação a Maurice, muitas partes me marcaram, mas duas foram demasiadas emocionantes. A primeira, quando aos 18/19 anos ele some da vida de LAURA. Eles se conheceram quando ele tinha 6 anos, e desde então estavam sempre se vendo. Quando a autora passa a narrar sobre seu sumiço, conseguimos sentir o desespero dela nas palavras, e, mais uma vez, é impossível ficar indiferente com a situação. Outra passagem que me marcou demais, e essa não controlei as lágrimas, deixei chorar tudo que tinha vontade, é a emocionante carta que Maurice escreveu à amiga e que está no livro. Linda, profunda e surpreendente, é pouco para dizer quão bela foi a carta que Maurice escreveu para demonstrar todo seu afeto e gratidão por esse mulher que lhe mostrou uma nova vida.


Para quem gosta de livros que além de emocionar, marcam nossas vidas, UMA LIÇÃO INESQUECÍVEL é o livro! Triste, sensível, belo e profundo... Recomendo muito! 


FICHA DO LIVRO

UMA LIÇÃO INESQUECÍVEL
LAURA SCHOROFF
Ano: 2013                   
Nº págs: 256
Gênero: Drama



Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Parece mesmo lindo e emocionante. Quero ler.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ei Mari

    Putz, quase chorei só com a resenha, será que dou conta? rs
    Parece ser lindo demais mesmo, vou ficar de olho nele, vou ver se leio o comecinho em alguma livraria para ver se gosto, não ficção dependendo da narrativa não me conquista.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Livro profundo, hein?! A resenha me emocionou assim, imagina então o livro?!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. livro e otimo... curti muito..e ainda melhor que a resenha..ela teve uma infancia dificil e ele tb sendo q de formas diferente.. mas percebemos q atraves da infancia dela q ela pode ajuda lo.. fantastica historia..marcante msm..

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.