25 de outubro de 2013

RESENHA: SANGUE NA NEVE - Lisa Gardner (Ed. Novo Conceito)



Boa tarde, pessoal!

Vamos terminar a semana com resenha policial?

Quando a NOVO CONCEITO lançou VIVA PARA CONTAR da LISA GARDNER me vi apaixonada por mais uma autora policial. E então houve uma demora imensa em lançar outro livro dela. Eis que em abril (sim, a resenha está atrasadíssima, pois li o livro assim que chegou) recebi SANGUE NA NEVE e dei pulinhos de felicidade.

Sangue na NeveSINOPSE: A policial Tessa Leoni matou seu marido, Brian Darby, em legítima defesa. A arma do crime está à vista de todos e os hematomas no corpo de Tessa confirmam a ocorrência. A policial também não fez questão de fugir, ou de arrumar qualquer justificativa para explicar aquele corpo estendido no chão da cozinha, portanto, aparentemente, o que a investigadora D.D.Warren tem à sua frente é o desfecho de uma briga doméstica. Um caso simples. No entanto, ao abrir o inquérito, D. D. terá uma surpresa: este não é o primeiro homicídio de Tessa Leoni e — afinal — onde está a filhinha de seis anos da policial? Será que a policial Leoni realmente atirou em seu marido para matá-lo? Uma mãe seria capaz de prejudicar intencionalmente sua filha? D. D. Warren, a experiente detetive que acredita que desvendar um caso é como mergulhar na vida do criminoso, enfrentará mais uma investigação que a levará a uma busca frenética por uma criança desaparecida enquanto tenta encaixar as peças de um mistério familiar que a levará a quebrar os muros do corporativismo policial.

Até as primeiras 50, 60 páginas eu estava fascinada com a leitura. Depois disso comecei pegar birra dos personagens, sim, de TODOS eles! No primeiro livro que li da autora fiquei encantada pela metodologia investigativa de D.D. Warren e pela inteligência dessa mulher. Porém, em SANGUE NA NEVE a personagem parecia uma menina teimosa e mimada. Ela acreditou em uma frente investigativa no início e mesmo que as evidências apontassem para outro lugar, ela continuava acreditando apenas naquilo que ela queria. Conclusão: a detetive que tanto amei em VIVA PARA CONTAR estava me desapontando seriamente.

Muitos dos diversos policiais envolvidos na trama também me irritaram. Parecia que eles não faziam o mínimo esforço para encontrar a filha de Tessa e que havia uma conspiração no ar, mas que eu não conseguia enxergar e nem juntar pontas.

A história de Tessa me conquistou, principalmente seu passado. Quando a sinopse revelou que ela já havia assassinado um outro homem antes, fiz mil conjecturas, mas jamais supus o que a autora apresentou. A história foi forte, pesada, comovente e cheia de emoção.

Depois da metade do livro tudo voltou aos eixos. D.D. Warren caiu em minhas graças novamente, as investigações começaram a ter novo fôlego e foram feitas diversas revelações, o que deu ao leitor a chance de fazer muitas suposições.

GARDNER escreveu a história de forma tão brilhante e envolvente que não consegui decidir se ficava ao lado de Tessa ou contra ela. Passei boa parte do livro num joguete de ela é culpada, ela é inocente. E, em vez de escolher um lado, deixei a leitura fluir e GARDNER me levar pelo caminho que havia escolhido, afinal, eu já estava enlouquecendo tentando arrumar argumentos para fazer com que Tessa fosse inocente, e depois fiquei mais maluca ainda tentando justificar porque ela era culpada e onde se encontravam as incongruências de suas histórias.

Quando, por fim, a trama vai se revelando, fui ficando em verdadeiro choque. Jamais imaginei os motivos e razões por trás do assassinato do marido de Tessa e do sequestro da filhinha dela. Mas digo que foi surpreendente, e, principalmente, MUITO inteligente.


Uma das coisas que mais gostei em VIVA PARA CONTAR foi a forma como LISA intercalou a história de três mulheres, dando a cada capítulo voz para que elas contassem sua própria história. Em SANGUE NA NEVE ela meio que repetiu essa receita. Tínhamos um capítulo com Tessa, contando sobre seu passado e presente, e outro, esse em terceira pessoa, contando sobre as investigações de Warren. Aliás, eu gostaria de dizer várias coisas sobre a Warren, mas seria um spoiler gigante. Só adianto: foi a primeira vez que vi uma autora fazer o que GARDNER fez com sua investigadora, rs. Agora leiam SANGUE NA NEVE correndo para matar a curiosidade e descobrir tudo sobre esse suspense perfeito que LISA GARDNER mais uma vez conseguiu criar.


FICHA DO LIVRO

SANGUE NA NEVE
LISA GARDNER
Editora: NOVO CONCEITO
Ano: 2013                   
Nº págs: 416
Gênero: Policial, Suspense

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Quero muito ler esse livro, deve ser muito bom!!!

    Bjus
    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não há como ficar sem se apaixonar pela Lisa e pelos livros dela. São incríveis. Li os dois dos três que a Novo Conceito lançou. O último eu começarei a ler depois do ENEM, tem que se preparar né? Mas é como você disse, a Lisa tem a capacidade de sempre nos surpreender e eu sempre fico chocado. Inteligente e muito envolvente. Ah, queria dizer muito mais. Além de deixar uma mensagem para os leitores dessa resenha: PELO AMOR DO BOM DEUS, LEIAM LISA GARDNER! - Beijos, Felipe (A Hora do Livro)

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li nada da autora, mas só vejo elogios, assim como você fez. Pensei que você ia acabar falando que tinha se decepcionado pelo que disse, mas que bom que acabou gostando.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Quero ler esse livro. Bom saber que a parte ruim não dura muito.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Enredo com suspense envolvente, trama cativante... Amooo!!
    Amei a resenha!!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.