10 de outubro de 2013

RESENHA: PARALELOS - Leonardo Alkmin (Ed. Geração)



Boa tarde, pessoal.

Hoje vou falar sobre PARALELOS, do LEONARDO ALKMIM, lançado pela editora GERAÇÃO.



ParalelosSINOPSE: Em um terrível acidente rodoviário, Alexandre morre, mas seu irmão gêmeo Vítor, surpreendentemente, sobrevive. No entanto, ao despertar numa dimensão paralela, autossuficiente e resguardada por instâncias elementares, como o Horizonte de Energia, o Conselho, Deus e os anjos, Alexandre descobre que deveria ter sido salvo e Vítor morrido, equívoco que coloca em risco rodo o funcionamento do cosmos. Embora em dimensões diferentes, os gêmeos precisarão lutar para restaurar o equilíbrio do Universo. Uma aventura fantástica, surpreendente e rica em seus detalhes mais sutis, que arrebata o leitor com todas as suas surpresas e revelações a cada capítulo, além de conquistá-lo com seus personagens ora cativantes, ora assustadores, porém sempre muito interessantes e bem construídos. 

Por alguma razão, quando PARALELOS chegou, achei estar diante de uma Distopia, e, como mês passado li várias livros do gênero, fiquei meio desesperada para começar logo a leitura. A verdade, porém, é que o livro nada tem de Distópico. Ele mescla fantasia, ficção científica, religião e vários outros temas.

A primeira coisa que vocês devem saber, é que LEONARDO é brasileiro, o que nos dá uma empolgação maior para conferir a obra. A escrita dele é realmente genial e envolvente. Mesmo em partes que não me identifiquei tanto na história, não conseguia deixar de ler, de me espantar com o brilhantismo do que estava sendo apresentado, e ficar achando que o cara era um gênio.

PARALELOS começa de um jeito bem simples: Alexandre e Vitor, irmãos gêmeos, estão em um acampamento e lá acontece algo que afasta os dois irmãos. Na volta para casa, o ônibus dos estudantes sofre um acidente e cai em um rio. O desespero das autoridades para salvar os adolescentes, e várias situações descritas, lembraram o filme ENCHENTE: QUEM SALVARÁ NOSSOS FILHOS? Adorava esse filme quando era criança e a narrativa de LEONARDO me fez sentir o mesmo desespero que sentia anos atrás sempre que assistia ao filme.

O acidente conta apenas com um sobrevivente: Vitor; que em choque diante do acontecido, não consegue se lembrar nem da mãe, que após vê-lo, acredita que ele é Alexandre, e também não se lembra de Vitor.

A partir daí a história é dividida em dois pontos. De um lado temos o desenvolvimento do enredo pela perspectiva do acidente, e foi a parte que mais gostei. A mãe dos gêmeos, que também é a diretora da escola, tem um grande amigo, Gílson, e eles tem um passado e presente muito intenso e cheio de histórias. Gílson está a todo momento apoiando a família e visitando-os no hospital. Enquanto a amiga parece permanecer em choque e só se lembrar do filho morto; Vitor está traumatizado, sem fala e tentando se matar sempre que aparece uma brecha. Não bastando tudo isso, LEONARDO ainda inseriu uma repórter interesseira, capaz de diversos subterfúgios sujos para conseguir a matéria de sua vida, explorando o acidente dos alunos. Beatriz é cínica, dissimulada e bastante falsa. Mesmo que em determinado momento a personagem pareça se regenerar, ODIEI a jornalista, mas foi por causa de sua falta de escrúpulos, pois ela é MUITO importante para a trama.

Em um outro ponto temos Alexandre, que agora “vive” em uma dimensão paralela, e aqui, sou obrigada a dizer que, apesar de a história ter sido extremamente bem construída e bem narrada, não foi uma parte que saboreei com tanto interesse quanto a anterior, mas isso aconteceu simplesmente por que não gosto de ficção científica L LEONARDO faz uma mistura incrível de Química, Física, Biologia, Ficção, etc. É fabuloso ler, é interessantíssimo e muito curioso, apenas não me prendeu porque, além de não gostar do gênero, a outra parte do livro tinha um tom mais investigativo, que eu amo de paixão.

Ainda nessa parte, o autor insere informações sobre anjos e religião, e foram esses aspectos que me fizeram ler essa parte tão ficcional com afinco, pois adoro quando religião, o que nos cerca no mundo, e o modo como enxergamos a vida, são explorado em um livro.


PARALELOS é excelente! Muito bom mesmo! Recomendo muitíssimo o livro e a envolvente escrita de LEONARDO, que se mostrou um exímio pesquisador para desenvolver sua obra. O ponto que abordei que não me agradou, mais uma vez esclareço, é pelo fato de eu não gostar de ficção científica, o que não impede de considerar o livro fabuloso mesmo assim. E para quem gosta desse tema, pode ter certeza que terá em mãos um livro fantástico! Podem correr para ler.


FICHA DO LIVRO


PARALELOS
LEONARDO ALKMIN
Editora: GERAÇÃO EDITORIAL                      
Ano: 2013                  
Nº págs: 432
Gênero: Ficção Científica

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Preciso desse livro! A trama me deixou super curiosa, e adoro essas misturas de gêneros. Com certeza preciso ler.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não vale a pena ler esse livro. É muito enrolado. Parece que o autor leu alguma coisa sobre física e resolveu escrever um livro. O autor fala em bóson, ion, muon, etc, sem explicar do que se trata como se todo mundo soubesse o que é. Li apenas a metade e desisti sem entender a estória.

    ResponderExcluir
  3. Parece ser interessante, mas não me atraiu muito por enquanto. Levando em conta os outros livros que quero ler, ele não me atraiu o bastante. Pode ser que depois eu mude de ideia. A capa está bonita, parece poster de filme.
    Beijos.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.