22 de outubro de 2013

RESENHA: OS CÃES NUNCA DEIXAM DE AMAR - Teresa J. Rhyne (Ed. Universo dos Livros)



Oi, gente!

Hoje vou falar de um livro que me deu uma baita ressaca literária: OS CÃES NUNCA DEIXAM DE AMAR, da TERESA J. RHYNE, lançado pela UNIVERSO DOS LIVROS.

Os cães nunca deixam de amar SINOPSE: A emocionante história de uma advogada, seu cão adorável e um diagnóstico devastador. Namorado novo, casa nova. Teresa Rhyne está tentando reestruturar a sua vida depois de dois casamentos fracassados. Porém, pouco tempo depois de ter adotado Seamus, um beagle totalmente incorrigível, os veterinários atestam que o cãozinho tem um tumor maligno e menos de um ano de vida. O diagnóstico deixa Teresa devastada, mas ela decide lutar e aprender tudo que está ao seu alcance sobre o melhor tratamento para Seamus. A bem-sucedida advogada não tinha como saber, naquele momento, que estava se preparando para o próximo grande obstáculo de sua vida: um diagnóstico de câncer de mama. 

Não sei se já comentei por aqui, mas ADORO livros de animais. Cachorro, gato, periquito, papagaio, leão, elefante... Se tem bicho, tenho ler. Porém, fazia um tempão que o livro estava aqui em casa, e como não era um livro que eu havia solicitado, protelei a leitura para que pudesse colocar em dia os atrasados. Com tudo em dia, semana passada mergulhei na história de OS CÃES NUNCA DEIXAM DE AMAR, e desde então, não consegui ler mais nada L Até tentei começar outro livro igualmente emocionante, mas ainda não me conectei, vamos ver se nessa semana as coisas mudam.

Apesar de AMAR livros com animais, principalmente porque sempre são baseados em histórias verdadeiras, não estava muito convencida de que iria gostar do livro, mas isso mudou com a leitura das 5 primeiras páginas. TERESA J. RHYNE escreve de um jeito tão delicioso que é impossível não mergulhar de cabeça e bem fundo na leitura.

TERESA inicia sua história contando sobre seus dois divórcios, o namorado 12 anos mais novo, e sua paixão por cães da raça Beagle. Nesse momento preciso dizer para vocês que já tive uma Beagle, então imaginem minha alegria ao ver a autora contando sobre a personalidade desses fofos *_*. E sim, TERESA é uma apaixonada pela raça, e apesar de afirmar que “mulheres apaixonadas não vêem defeitos”, Seamus, seu Beagle, é tão “ordinário” que ela foi obrigada a enxergá-los.

Seamus é arteiro como todo cão de sua raça. Adora um sapato (é, gente, a minha comia todos os pés esquerdos, e só os esquerdos, de qualquer sapato que ficasse do lado de fora da casa), é mimado, tem QUATRO (!!!) camas espalhadas pelo apartamento, é comilão – daqueles que engole a comida inteira –, age como se fosse o dono da casa e comanda TERESA (estou certa que em outra encarnação ele foi gato, rs). Apesar dos “defeitos”, Seamus tem qualidades que o diferenciam de outros Beagles, ele é companheiro, adora carinho e companhia. Quem já teve um Beagle sabe que eles são bastante independentes, ao contrário de Seamus.

A personalidade de SEAMUS, e também de sua dona ficam um pouco pior quando o cãozinho é diagnosticado com câncer. É extremamente gratificante acompanhar a jornada e o amor de TERESA para salvar seu companheiro. Ela não mede esforços, não mede gastos, e está sempre pronta para servi-lo. Exatamente por conta disso, o comportamento de Seamus fica pior, cada vez ele se torna mais e mais dependente da dona, e quando ela sai de casa, ele entra em tão profundo desespero, que passa horas e horas uivando, enlouquecendo todos os vizinhos.

Quem, nesse momento, pensou em desistir da leitura por achar que se trata de um livro triste, nãnãninãnão, LEIAM! O livro não tem nada de triste, ele é um exemplo de como batalhar e seguir em frente diante dos obstáculos da vida. A tradução do título ao pé da letra seria O CACHORRO SOBREVIVEU E EU TAMBÉM VOU. Portanto, nada de ficarem melancólicos achando que algo de ruim vai acontecer com Seamus e você vai sofrer, você não vai, mas vai acompanhar a luta e coragem desse cãozinho e de sua dona diante dessa doença tão avassaladora.

Além disso, TERESA narra a maioria das situações com muito humor, fazendo com que a leitura nos deixe com aquele sorrisinho bobo nos lábios. Não bastando ela ter que lidar com a doença de seu animalzinho, ela ainda tem aturar o fato de a família do namorado, 12 anos mais novo, ser contra o relacionamento. Só que o rapaz já tem 30 anos e os “papis” resolvem dizer que ele TEM que TERMINAR o relacionamento. Obviamente, essa é a parte do livro que mais nos arranca risadas, mas também nos leva a refletir e ter vontade de por o pé para a sogra de TERESA tropeçar *_* (ah, eu adoraria fazer isso!!)

E quando a gente pensa que TERESA já passou por tudo e aguentou muito, ela descobre estar com câncer. É extremamente compensador e reconfortante acompanhar o positivismo de TERESA na batalha contra a doença. Os cabelos que caem, a compra da peruca, as idas à quimioterapia, o apoio que ela recebe de parentes e amigos (e até da sogra), ela nos conta todos os detalhes e sentimentos desse período de sua vida, e na época que aconteceu, para inteirar as pessoas dos fatos, ela fez um blog.

OS CÃES NUNCA DEIXAM DE AMAR é um livro incrível! Quem gosta de animais vai adorar, quem gosta de sick lit vai adorar, quem gosta de romance vai adorar, quem gosta de chick lit vai adorar, pois TERESA escreve como se fosse autora do gênero, enfim... Seja qual for o gênero que você gosta, você vai ADORAR o livro! Prometo e mais que garanto! ;)


FICHA DO LIVRO

OS CÃES NUNCA DEIXAM DE AMAR
TERESA J. RHYNE
Ano: 2013                   
Nº págs: 312
Gênero: Romance



Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Oi Mari!
    Nossa que livro mais interessante! Tudo o que você mencionou em relação a história que o livro conta eu amo: chick lit, animais ,emoção..
    Preciso deste livroooooooo . : )
    Adorei a resenha .Beijo .

    ResponderExcluir
  2. Ei Mari

    Ah eu quero! Adorei, tem um tempo que não leio livros de cachorro, o meu queridinho via ser sempre Marley & Eu, mas eu adoro o estilo. Só não queria que vc tivesse contado que o final não é triste, eu prefiro descobrir isso lendo, até pq adoro um drama. :P

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fer!

      Acho que Marley & Eu vai ser o queridinho de muita gente. Foi um dos livros que mais me emocionei. Mas ODIEI o filme. Achei que perderam o foco... Não sabiam se davam ênfase no cachorro, no dono, no casamento, nos filhos... Ficou bem fraco perto do livro.

      Um filme LINDO *____* com cachorro é 'Sempre Ao Seu Lado', assistiu?

      Sei que você gosta de gatos, leu 'Dewey, um gato entre livros'? <3 é puro amor!

      Ain, Fer, contei que não é triste pq sempre que posto resenha de livros com animais o pessoal fala que não vai ler pq acha que vai ser triste; e, nesse caso também, a tradução do título ao pé da letra já nos informa sobre o final. Pra ser sincera, gostaria que a Universo tivesse mantido o título original. Mas leia que você vai adorar. A autora escreve de um jeito contagiante e você vai dar muitas gargalhadas.

      Beijocas

      Excluir
  3. Quando você começou dizendo que o livro lhe causou uma ressaca literária achei que era por ser ruim, mas fiquei feliz em ver que era pelo oposto. Também adoro histórias de animais, e não posso deixar de conferir. ^^

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Realmente parece ser mt interessante esse livro, eu cabei de ler um chamado "A arte de correr na chuva", me emocionei demais conta a história de vida de Enzo, um ção sensacional fã de Ayrton Senna e a luta de um pai pela custódia de sua filha após o falecimento de sua esposa e sua determinação para se turnar um grande profissional.É lindo vale a pena ler!! Bjuxx

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.