2 de outubro de 2013

RESENHA: OS ADORÁVEIS - Sarra Manning (Ed. Novo Conceito)



Boa tarde, meus queridos!

Vou continuar falando dos livros de setembro da NOVO CONCEITO. O terceiro que li foi OS ADORÁVEIS, da SARRA MANNING.

Os AdoráveisSINOPSE: Jeane é blogueira. Seu blog, o Adorkable, é um blog de estilo de vida — na verdade, o estilo de vida dela — e já ganhou até prêmios na categoria “Melhor Blog sobre Estilo de Vida” pelo e Guardian e um Bloggie Award. Adora balas Haribo, moda (a que ela cria, comprando em brechós) e colorir (ou descolorir totalmente) os cabelos. Cheia de personalidade e meio volúvel, ainda assim Jeane é bacana — mesmo nos momentos em que se transforma numa insuportável. Mas, certamente, ela não olharia duas vezes para Michael. Porque Michael é o oposto de Jeane. Ele é o tipo de cara que namoraria a garota mais bonita da escola. E compra suas roupas na Hollister, na Jack Wills e na Abercrombie. Além disso, diferente de Jeane, que é autossuficiente, Michael é completamente dependente do pai, o Clínico Geral que condena açúcar, e ainda permite que sua mãe compre suas roupas! (Embora, para Jeane, o pior mesmo sobre Michael é que ele baixa música da internet e nunca paga por isso). Jeane e Michael têm pouco em comum, além de algumas aulas e uma maçante dupla de “ex” — Scarlett e Barney. Mas, apesar disso, eles não conseguem se desgrudar desde que  ficaram pela primeira vez.

Nunca havia ouvido falar desse livro nem da autora. Solicitei porque gostei da sinopse, adorei que teria uma blogueira como personagem principal, e tinha certeza que iria dar boas risadas com ele. E como estava certa!

Jeane é uma garota de 17 anos que mora sozinha e tem um blog de sucesso. Sua aparência é totalmente diferente das demais adolescentes; ela é extravagante. Seu jeito de ser é, muitas vezes, assustador e intimidador, o que faz com que ela afaste as pessoas ao seu redor. Mas para Jeane está tudo bem, pois ela não está ali para ser adorada, e sim para causar.

Apesar de suas características singulares, ela tem um namorado: Barney, um nerd que é seu grande amigo e companheiro. Mas quando o rapaz começa a dar aulas de matemática para Scarlett, a loira avoada e popular da escola, o relacionamento entre Jeane e Barney fica estranho, mas ela não percebe os fatos, apenas dá atenção ao que está acontecendo quando Michael, o top da escola e namorado de Scarlett, a alerta sobre os dois.

Então a história vira aquela coisa óbvia e previsível no universo adolescente. Sabemos o que vai acontecer e quem vai ficar com quem, mas jamais conseguimos saber a atitude que Jeane terá em relação às coisas, afinal, ela é imprevisível e muito madura para lidar com os fatos. Sua atitude me surpreendeu imensamente. A forma como ela tratou o assunto: ‘Barney, Scarlett e Michael’, foi inacreditável, só mesmo um ser humano bastante elevado para conseguir tal feito. E ela é só uma adolescente de 17 anos! Preciso dizer que a partir disso tive uma paixonite extrema e aguda pela Jeane? Atualmente, os adolescentes dos livros são tão iguais, que quando deparo com um que foge as regras passo a morrer de amores.

E não pensem que a garota é diferente só pelo seu modo de agir, pensar, se vestir, na cor dos cabelos, etc. Jeane é diferente em tudo! É impossível ler OS ADORÁVEIS não sentir que ela está conquistando espaços cada vez maiores em nossos corações.

Quando Michael passa a ganhar um espaço maior na vida de Jeane, ele também acaba por conquistar o leitor. A princípio ele parece mais um personagem fútil, daqueles que veste roupa de marca, é pomposo e metido, e tudo que quer é chamar atenção nos corredores da escola e brilhar diante seus amigos, colegas e admiradores. Com o passar das páginas vamos percebendo que o personagem não é só um rostinho bonito, mas que o rapaz tem conteúdo e é alguém realmente interessante.

A narrativa é super envolvente, pois o livro é contado em primeira pessoa, ora por Jeane, ora por Michael. O mais gostoso é que não há nada explicito falando quando um está narrando e quando é o outro, temos que ler o início do capítulo para compreender de quem é a voz naquele momento.

SARRA explora o relacionamento de Jeane e Michael de forma deliciosa. O relacionamento é complicado, Jeane é complicada, Michael é complicado, e no meio de todas essas complicações, beijos sem importância vão se tornando sentimentos. Sentimentos complicados, em situações complicadas e momentos complicados. Sim, na vida dos dois tudo é complicado, além de diferente, claro.

Mas PERSONALIDADE é a palavra da vez em OS ADORÁVEIS. MANNING mostra que adolescentes podem ter uma personalidade forte e madura, que não são os cabeças de vento que deixam romances conduzir suas vidas. Pelo contrário, Jeane faz sucesso e ganha dinheiro com seu blog. Não vive em um universo fútil, não é como as demais pessoas, e é admirável por isso. Ela ama, mas não sublima esse sentimento. Ela é uma dork, com muito orgulho!

Adoro ler livros em que os personagens vão evoluindo, se descobrindo e se reencontrando. E isso é o que acontece com os personagens de OS ADORÁVEIS. Mesmo Scarlett e Barney, personagens secundários, têm seus momentos para mostrar seu amadurecimento e o quanto estão crescendo com suas descobertas, suas novas atitudes, e suas novas formas de se posicionar perante os outros e a vida.

Claro que em determinado momento da narrativa, Jeane sofre uma vontade enorme de se transformar em alguém “normal”, é quando vamos percebendo que além de tudo ela é uma garota sensível, mas seu charme está nas peculiaridades de seu ser, e é gratificante ler como as pessoas gostavam dela por ela ser, e ter coragem de ser, diferente.

Ri horrores com OS ADORÁVEIS, mas confesso ter derramado algumas lágrimas quando cheguei ao final. Não que o livro tenha um drama para chorar, ou que haja motivos para isso, é apenas que me liguei tanto a Jeane, que a emoção que ela sentiu ao ler palavras acolhedoras foi tomando conta de mim e me deixei levar pelos mesmos sentimentos que ela teve.

Não sabia o que esperar de OS ADORÁVEIS e fui surpreendida em alto grau. Imaginei que seria um livro para rir, mas não um livro que faria com que eu me apaixonasse por seus personagens e passasse a sentir as emoções deles. Adorei cada pedacinho do livro, cada fato narrado, cada personalidade explorada, cada situação vivida. Fiquei encantada com o livro e espero que em breve a NOVO CONCEITO traga mais livros da SARRA MANNING para o Brasil. Fiquei bem curiosa para ler outros livros da autora.


OS ADORÁVEIS é uma leitura prazerosa e recompensadora. Recomendo muito!


FICHA DO LIVRO

OS ADORÁVEIS
SARRA MANNING
Editora: NOVO CONCEITO
Ano: 2013                   
Nº págs: 384
Gênero: Romance, Chick Lit

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Ah, não foi só eu que derramei umas lágrimas no final...? Nem sei por que , mas esta cena me fez ficar com a garganta doendo e os olhos vermelhos... =S

    ResponderExcluir
  2. Não tinha me interessado a princípio, mas parece uma boa pedida.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Confesso que quando vi a capa do livro e achei tão estranha que nem sequer dei bola para o livro, tanto que nem li a sinopse. Contudo, no decorrer da leitura da sua resenha fui vendo nuances que eu aprecio muito nos livros do gênero, principalmente, no quesito personalidade dos personagens. Com certeza entrou para a minha lista de desejados!
    Beijos,
    Isabelle | http://www.mundodoslivros.com/

    P.S. A autora tem um nome estranho, não é? :P

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.