16 de agosto de 2013

RESENHA: PERDIDA - Carina Rissi (Verus)

Boa tarde, pessoal.

Vou fechar essa semana falando do último livro de parceria que recebi do Grupo Record. Mês passado, o selo VERUS, relançou o tão comentado PERDIDA, da brasileira CARINA RISSI.

Perdida SINOPSE: Sofia vive em uma metrópole, está habituada com a modernidade e as facilidades que isto lhe proporciona. Ela é independente e tem pavor a menção da palavra casamento. Os únicos romances em sua vida são os que os livros lhe proporcionam. Mas tudo isso muda depois que ela se vê em uma complicada condição. Após comprar um novo aparelho celular, algo misterioso acontece e Sofia descobre que está perdida no século XIX, sem ter ideia de como ou se voltará. Ela é acolhida pela família Clarke, enquanto tenta desesperadamente encontrar um meio de voltar para casa. Com a ajuda de prestativo Ian, Sofia embarca numa procura as cegas e acaba encontrando algumas pistas que talvez possam levá-la de volta para casa. O que ela não sabia era que seu coração tinha outros planos...



Sempre tive muita curiosidade para ler PERDIDA. Primeiro porque a autora é brasileira e segundo porque sempre vi milhares de elogios sobre o livro. Contudo, estou pronta para ser apedrejada por vocês, pois achei o livro apenas mediano e nada fora do comum.

Sim, achei uma delícia a mistura que CARINA fez de Chick Lit com Contos de Fadas. O enredo em si me agradou bastante. Gostei muito dessa coisa de um aparelho tão moderno quanto o celular levar Sofia, a protagonista, para dois séculos atrás para encontrar o amor. Mas também senti falta que a vida dela fosse mais explorada antes dessa volta ao tempo. Nas primeiras páginas ficou bastante clara a aversão que a personagem tinha a compromissos, e acho que essa sua rejeição ao matrimônio poderia ter sido mais aprofundada, assim como sua vida, sua personalidade, etc. Senti muita falta de conhecer mais Sofia em seu mundo moderno.

Após a magia acontecer, o livro tem um novo embalo. É engraçadíssimo acompanhar as atitudes de Sofia em 1830, a forma como ela se perde em seu traquejo social, sua forma de falar, cheia de gírias; e conseguimos imaginar a cara de ponto de interrogação de Ian ao se deparar com aquela figura tão falante e espontânea. É muito gostoso acompanhar a diferença de época tão fortemente marcada pela fala dos personagens. De um lado temos Ian, com seus vários ‘senhorita’ e do outro temos Sofia, com seus ‘valeu’.

Ri horrores quando Sofia descobre a casinha (hoje conhecida como banheiro) e a função da alface. Adorei também o fato de Ian ser mais novo que ela, e de ir acompanhando como o amor dos dois se desenvolvia e como Sofia saia de suas amarras e perdia seus preconceitos em relação ao amor.

As muitas resenhas que li sobre PERDIDA, falavam sobre o incrível final. Muita gente ficou encantada com o final. Confesso que não achei nada demais e o considerei bastante previsível. Contudo, gostei bastante de ver a explicação para o celular mágico e as razões de Sofia ter sido enviada para 1830 por uma figura bastante inusitada para o mundo moderno.

Sei que no começo da resenha disse que achei o livro mediano, mas acabei fazendo alguns elogios a ele. Sim, em alguns pontos adorei a história, em outros achei bastante comum, mas o que me incomodou ao extremo durante o livro, e que mesmo que a história fosse nota mil, teria considerado mediano, foram os excessos de pontos de exclamação. Não passava uma página inteira sem que um deles estivesse ali presente. Podem me chamar de chata, e sei que estou sendo, mas isso prejudicou muito minha leitura e tirou grande parte do prazer do enredo, sem contar que passei a achar que os personagens eram todos afetados. Senti MUITA falta dos lindos pontos finais. Esses fofos que tornam a leitura serena, calma, paciente, e que nos permitem viajar em suas palavras. Simplesmente não consigo entrar em um livro que me cobre de exclamações, parece que a todo tempo os personagens estão gritando, explodindo e se surpreendendo com coisas desnecessárias.

Infelizmente esse foi um fator que pesou muitíssimo na minha avaliação do livro, que só ganhou 3 estrelas na minha estante do skoob. Mas, se você não se incomodar com esse detalhe, mergulhe de cabeça em PERDIDA ;)


FICHA DO LIVRO



PERDIDA
CARINA RISSI
                  Ano: 2013                    
Editora: VERUS 
Nº págs: 364
Gênero: Chick Lit


Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Tomei conhecimento desse livro há poucos dias em outro blog. Realmente só tinha elogios e fiquei super interessada. Mas com o que você disse, vejo que é algo que eu talvez leia um dia pra me divertir. Mas sem expectativas.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Quero bastante ler esse livro. Vi ótimas críticas positivas sobre o livro e agora sua que diz que o livro é mediano, pesando a balança. Também acho um pouco chato e inconveniente vários pontos de exclamação. Adorei a resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente ainda não tive o prazer de ler este livro, mas fiquei muito feliz em saber que vai virar filme. Parabéns para a autora.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.