2 de abril de 2012

RESENHA: ANTES DE DORMIR - S.J. Watson (Record)

          Boa tarde, queridos!

          Hoje vim falar um pouco de um livro bem diferente que li na semana passada. Estou falando de um dos últimos lançamentos da editora RECORD: ANTES DE DORMIR, do estreante S.J. WATSON.

          Primeiramente, quero dizer que tive um interesse imediato assim que vi que o livro seria lançado, e esse interesse aumentou ainda mais depois de ler a sinopse. Já havia assistido alguns filmes com o tema da amnésia, mas nunca tinha lido nenhum livro com o assunto.

          Não vou me estender aqui para falar sobre o tema do livro, vou colocar a sinopse para que vocês saibam do que se trata, e vou me ater a falar sobre minhas impressões, que foram MUITAS.






SINOPSE: Todos as manhãs, Christine acorda sem saber onde está. Suas memórias desaparecem todas as vezes que ela dorme. Seu marido, Ben, é um estranho. Todos os dias ele tem de recontar a vida deles e o misterioso acidente que tornou Christine uma amnésica. Encorajada por um médico, ela começa a escrever um diário para ajudá-la a reconstruir suas memórias mas acaba descobrindo que a única pessoa em quem confia talvez esteja contando apenas parte da história.

          



          No primeiro dia li apenas 50 páginas. Imediatamente fiquei fascinada com a narrativa do autor. A leitura fluia, me deixava curiosa e instigada a saber mais.

      No segundo dia li até a página 150. Os sentimentos do primeiro dia perduraram e eu estava em êxtase imaginando o desenvolvimento e fim da história.

          No terceiro dia resolvi que iria ler até o fim. Porém, quando cheguei na página 250, me senti decepcionada. Comecei a achar o livro enfadonho e parecia cheio de mesmices. Pensei em desistir da leitura, contudo antes de tomar uma atitude tão drástica resolvi ler a contracapa do livro de novo. MIL elogios! O autor Dennis Lehane (A Ilha do Medo) disse: “...Depois de ler a última página, fiquei com os nervos à flor da pele...” Eu precisava chegar na última página também. Mas antes queria saber a opinião de outras pessoas que haviam lido o livro, e fui ler as resenhas sobre ele no skoob. As resenhas e avaliações eram excelentes! Pensei: “não é possível, não vou me decepcionar.” E foi assim que prossegui na leitura de um dos livros mais chocantes e surpreendentes que já li!

          Confesso que da página 150 até a 250, 260, achei a leitura arrastada. Depois uma intensa onda de curiosidade me invadiu e um desespero que nunca senti igual antes me fez correr e percorrer páginas e mais páginas buscando pelo fim do livro.

          No entanto, até esse momento eu ficava com cara de paisagem enquanto lia, pois ainda não compreendia se o livro se tratava de um suspense, de um drama, de um romance... Eu estava completamente perdida e nada parecia que ia me esclarecer para qual gênero o livro penderia mais. E mesmo agora, chocada, encantada, fascinada e assustada com a história, ainda não consigo definir a que gênero ele de fato pertence, mesmo estando classificado como suspense.

          O que posso dizer a vocês é que todos os elogios da contracapa são extremamente verdadeiros e bem (muito bem) merecidos. S.J. WATSON se mostrou um contador de histórias fabuloso que consegue surpreender o leitor até suas páginas finais e mais ainda, faz com que agradeçamos por ter prosseguido até o desesperador final. Fico imaginando agora, o quão tola eu teria sido se tivesse abandonado a leitura.

O desfecho é surpreendente e nem por um momento eu o imaginei. Desconfiei e levantei suspeita em cima de muitos personagens, criei situações para culpá-los, justificativas para as atitudes e nada correspondeu com o brilhante final apresentado pelo autor.

          Muitas leituras já me surpreenderam, mas essa foi a segunda que fez com que eu agradecesse por não a ter abandonado e por se apresentar fantástica após mais da metade da história ter sido contada.

          Preparei essa resenha cinco horas após terminar a leitura, e revisando-a hoje, ainda me encontro em estado de choque e me sentindo agoniada, angústiada e absmada com o que se passou no enredo.

          Gostaria de terminar essa resenha dizendo para os fãs de tal gênero correrem para ler ANTES DE DORMIR, mas como não sei como classificar o livro, pois ele mistura tudo, vou dizer para todos que amam ler: leiam ANTES DE DORMIR! Tenham paciência e esperem pelo final. Vai valer a pena!


CURIOSIDADE:

O autor, S.J.WATSON, escreveu ANTES DE DORMIR enquanto fazia um curso de “como escrever um romance” da Faber Academy.


FICHA DO LIVRO

ANTES DE DORMIR
S.J.WATSON
Editora: RECORD                       
Ano: 2012                   
Nº págs: 400
Gênero: Drama, Suspense

              Cortesia da editora para resenha.






Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Acabei de ler esse livro. Adorei... o ritmo às vezes pode incomodar, no início temos a sensação que vai ser sempre igual. Li dois dias no meu trajeto do ônibus, mas na terceira vez que peguei estava quase na metade, mas não consegui largar o livro. E realmente é SURPREENDENTE. Costumo acertar o final quase sempre. Mas nesse não, quando terminei fiquei sem palavras, aliás, saiu foi um palavrão mesmo kkk. Tirei o chapéu e recomendo também.
    Conheci seu blog há pouco tempo e todas as minhas últimas leituras vieram das suas resenhas. Vou ter que fazer uma lista pra não esquecer os mais recomendados, porque um está atropelando o outro.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.