19 de abril de 2012

RESENHA: MINHAS MULHERES E MEUS HOMENS - Mario Prata (Planeta)

          Bom dia, pessoal.

          Hoje vim apresentar a resenha de mais um autor nacional que eu AMO: MARIO PRATA. Junto com Veríssimo e Nelson Rodrigues, Prata ocupa lugar de destaque no meu coração. Tenho quase todos os livros do autor e tenho um verdadeiro surto cada vez que vejo um novo lançamento ou reedição dos livros dele. Com MINHAS MULHERES E MEUS HOMENS não foi diferente. Solicitei o livro com a Fernanda da editora PLANETA e quase morri de alegria quando o recebi. Assim como Veríssimo, Prata pede leitura imediata e um congelamento em qualquer ação que se tenha planejado para o dia. Claro, parei tudo e me estatelei na cama para me deliciar com as mulheres e os homens que passaram pela vida de Mario Prata.

          MINHAS MULHERES E MEUS HOMENS é uma reedição que, em vez de apresentar as figuras – anônimas e famosas – que passaram pela vida de Prata em ordem alfabética, como na edição original, apresenta tais pessoas em ordem cronológica, o que faz com que consideremos a obra uma biografia da vida desse grandioso cronista. Infelizmente, o livro termina em 1999 L Gostaria muito que houvesse um segundo volume, pois depois de 13 anos, tenho certeza que foram muitas mulheres e muitos homens que continuaram passando e marcando a vida de Prata. Sei também que ele tem milhares de coisas sobre essa gente toda para contar e entregar.

          Claro que as histórias que envolvem famosos são muito mais apreciadas por nós leitores, afinal, conhecemos a cara de quem Mario retrata, mas isso não diminui as gargalhadas que ele nos tira quando fala daqueles que para nós são anônimos. Pelo contrário, mesmo em pouquíssimas linhas ele consegue nos fazer imaginar o rosto e o jeito das pessoas que o cercaram durante sua vida.

          Quando digo pouquíssimas linhas, são poucas mesmo, afinal o livro conta a história de 250 pessoas em 269 páginas. E vocês vão encontrar de tudo: histórias dramáticas, engraçadas, tristes, alegres, nojentas, cômicas, de amizade, de amor, micadas... Aliás, se contarmos todos os micos de Prata, podemos dar um troféu King Kong para o autor, principalmente para suas histórias de dores de barriga. Uma delas, a de acender o isqueiro após o pum, quase me fez cair da cama de tanto que ri.

          Prata é um contador de histórias fabuloso que envolve o leitor da primeira a última linha. Quem ainda não leu nada do autor, leia! Quem já leu, não deixem de se deliciar com essa nova edição de MINHAS MULHERES E MEUS HOMENS. Leitura que vale a pena a qualquer hora do dia ou da noite, mas que traz um prazer tremendo nas madrugadas.


           Prata, S2 Ler tudo o que você escreve e tudo que irá escrever.



FICHA DO LIVRO

MINHAS MULHERES E MEUS HOMENS
MARIO PRATA
               Ano: 2012                   
Editora: PLANETA 
Nº págs: 269
Gênero: Crônicas, Humor



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.