5 de abril de 2012

LISTAS: TOP 10 - AGATHA CHRISTIE

             Bom dia, queridos!

O feriado está logo aí, e por isso resolvi apresentar um TOP 10 dos meus livros favoritos da AGATHA CHRISTIE. Espero que a lista inspire vocês e que nesse feriado se divirtam tentando descobrir os assassinos dos fantásticos crimes que essa autora criou.



10º LUGAR: ASSASSINATO NA CASA DO PASTOR (sinopse)

É o livro de estreia com a personagem de Miss Marple. Gostei muito do livro, e apesar de não ter sido o primeiro com a Marple que eu li, foi o que fez com que me apaixonasse pela personagem e a colocasse como minha preferida da Agatha, lugar até então ocupado por Poirot.





9º LUGAR: OS ELEFANTES NÃO ESQUECEM (sinopse)

Foi o primeiro livro da autora que li. Tinha apenas 12 anos e o livro fora pedido como leitura por uma professora. Hesitei no começo e me apaixonei depois. Uma história surpreendente e que eu nunca esqueci.






8º LUGAR: UM PRESSENTIMENTO FUNESTO (resenha)



AMEI esse livro! Apesar de a história ser com o casal Beresford (que não me cativa muito), achei o enredo fabuloso, bem elaborado e surpreendente. Merece ser lido!






7º LUGAR: O MISTÉRIO SITTAFORD (sinopse)

ADORO os livros da Agatha que confinam pessoas em casas para desvendar algum crime.  O  MISTÉRIO SITTAFORD é bastante surpreendente pela conclusão do crime e por todas as artimanhas e motivos para cometê-lo.






6º LUGAR: UM CORPO NA BIBLIOTECA (sinopse)

Sabe aqueles livros que a gente lê e fica “Oo”? Foi assim que fiquei com a leitura desse título.Não foi um livro que me surpreendeu pelo final, e sim que me conquistou nas primeiras páginas e me manteve completamente instigada por todo tempo.





5º LUGAR: UM CRIME ADORMECIDO (sinopse)

É, infelizmente, o último livro que conta com a Miss Marple. Ele mistura o real e o imaginário, com uma pitada de sobrenatural que é perfeitamente explicado depois. Coisa que só Agatha sabe fazer. Aliás, esse não é o único livro da Agatha que nos faz acreditar em “assombração”, e eu adoro como ela desvenda tudo para mostrar que tais coisas não existem e são perfeitamente explicáveis pela lógica.


4º LUGAR: CAI O PANO (sinopse)

Falando em últimos livros, CAI O PANO é o último com o personagem de Poirot. Nessa história ele volta a Styles, o local que se passa seu primeiro crime, para desvendar um assassinado.
O livro tem um final que a gente nem imagina e que nos deixa bastante chocados com a atitude do sempre correto Poirot. É justamente por isso que é um dos meus preferidos. Poirot é sempre tão certinho, tão metidinho, que adorei o desfecho que Agatha escolheu.


3º LUGAR: O NATAL DE POIROT (sinopse)

Novamente Agatha confina personagens em uma casa para desvendar um assassinato. Além de adorar quando ela faz isso, fico completamente surpresa com a quantidade de livros que ela escreveu que tem essa premissa como objeto principal, mas com uma elaboração, enredo, personagens e finais totalmente diferentes e de modo que sempre surpreende o leitor.
Para mim, esse é o melhor livro com Poirot.


2º LUGAR: O CASO DOS DEZ NEGRINHOS (E NÃO SOBROU NENHUM (sinopse)

Esse é o mais famoso livro da autora. Quem ainda não leu tem que correr para ler. É o meu livro preferido da Agatha. Só não ocupou o primeiro lugar porque A CASA TORTA tem um desfecho muito chocante e forte. Não fosse isso, seria meu preferido. Mesma premissa de muitos livros... Muitos personagens isolados numa casa em uma ilha deserta, mas aqui não é um crime que acontece, são 10 personagens que vão desaparecendo um a um de forma bastante estranha e pequenas estátuas que representam esses personagens que vão sumindo e deixando versinhos em seus lugares.
É um dos livros mais inteligentes e mais bem elaborados que já li.




1º LUGAR: A CASA TORTA (resenha)

Esse sempre vai ser o livro da Agatha que vai ocupar o primeiro lugar para mim. O desfecho, além de me impressionar, me deixou bastante chocada. Achei o livro bastante forte, e nunca esqueci sua história. Adoro enredos que são capazes de nos marcar por anos e anos e assim se tornarem inesquecíveis.





BÔNUS: MORTE NA MESOPOTÂMIA (resenha)
Coloquei esse título como bônus porque, apesar de estar entre meus favoritos da autora, eu queria dar um espaço especial a ele nesse TOP. O motivo é um só: MORTE NA MESOPOTÂMIA me enganou por duas vezes!(¬¬) Li o livro e depois de uns cinco anos o li novamente. As duas vezes apostei no assassino errado. Pela dupla surpresa, ele merece um lugar especial! J





Espero que vocês tenham gostado dessa seleção de livros da AGATHA CHRISTIE que escolhi.

Para mim, nenhum escritor de policiais vai ser tão bom quanto a Agatha. Além de ser fantástica, suas histórias geralmente têm 250 páginas, e ela consegue contar, elaborar, instigar, dar todos os detalhes possíveis e ainda surpreender o leitor nessas poucas páginas. Coisas que muitos dos autores de romances policiais de hoje levam mais de 400 páginas para fazer e que acabam por nos deixar cansados com a leitura.



               Mas me contem, quais desses livros vocês já leram ou pretendem ler?




Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. Muito bom... eu não li a maioria aí ahaha mas eu vou conseguir ainda... estou lendo "O Misterioso Caso de Styles" que é o primeiro do Poirot, mas como eu já li outros eu já estou familiarizado com ele e adoro a extravagância de Poirot, cativante de mais!!!!! estou com 5 livros dela lá em ksa que comprei no submarino... alguns de bolso mas tudo bem... Força na peruca que eu chego lá rsrsr Acho que na sua lista faltou "Assassinato no Expresso do Oriente" viu bjos bjos

    ResponderExcluir

  2. Também acho que falta Assassinato no Expresso do Oriente, meu preferido dela, mas o top 10 está muito bom. Realmente A Casa Torta deixa-nos boquiabertos e arrepiados quando terminamos de ler. Sempre achei que daria um excelente filme de suspense... Adoro ler Agatha Christie (já li 38), pretendo um dia ler todos os seus livros.

    ResponderExcluir
  3. Achei que faltou o "Assassinato de Roger Ackroyd" achei fabuloso. Mas o Top 10 esta de parabens !

    ResponderExcluir
  4. OS ELEFANTE NÃO ESQUECEM é o meu favorito mas esse Top 10 está de parabéns, já li 4 desses 10 e espero ler o resto até o final desse ano.

    ResponderExcluir
  5. Li 4 desses livros e gostei de TODOS ( Os Elefantes Não Esquecem, Cai o Pano, o Natal de Poirot e O Caso dos Dez Negrinhos) e agora estou em dúvida sobre qual livro devo ler: O Mistério de Sittaford,Um Corpo na Biblioteca ou Um Pressentimento Funesto.De qualquer modo, sempre gostei da Agatha Christie, já li uns 30 livros dela.Para mim, O Caso dos Dez Negrinhos, Punição Para a Inocência, Um Gato Entre os Pombos,Cai o Pano e O Mistério do Trem Azul figuram entre os melhores que já li.
    Gostaria muito de ler a Casa Torta, mas não tenho o livro; então vou me decidir entre os três livros citados e começar mais uma leitura

    ResponderExcluir
  6. Concordo com vc Aghata Crhistie foi uma das
    melhores e continua sendo, meu primeiro livro dela foi e nao sobro nenhum fiquei loko com a historia eh muito fascinante, o natal de poirot e assassinato no expresso do oriente tambwm sao otimos vale a pena ler...
    ja li por que nao pediram a evans?, os relogios, o misterioso caso dos styles mas confesso que nao gostei muito desses ultimos....

    ResponderExcluir
  7. Concordo com vc Aghata Crhistie foi uma das
    melhores e continua sendo, meu primeiro livro dela foi e nao sobro nenhum fiquei loko com a historia eh muito fascinante, o natal de poirot e assassinato no expresso do oriente tambwm sao otimos vale a pena ler...
    ja li por que nao pediram a evans?, os relogios, o misterioso caso dos styles mas confesso que nao gostei muito desses ultimos....

    ResponderExcluir
  8. Uma boa dica é o livro "Por que não pediram a Evans ? " . Acho muito bom.
    De resto, concordo com a lista

    ResponderExcluir
  9. Amei a lista, impossível fazer um top 10, são tantos legais!

    ResponderExcluir
  10. Assassinato na Casa do Pastor esta em sorteio na pag https://www.facebook.com/AgathaChristieBrasil

    ResponderExcluir
  11. Leiam em ordem cronologicamente também ou divulguem pra quem se interessar, estamos com um Projeto Oficial pra isso agora.

    http://www.skoob.com.br/grupo/3709

    ''Assassinato na Casa do Pastor'' esta em SORTEIO na pag https://www.facebook.com/AgathaChristieBrasil

    ResponderExcluir
  12. O melhor os10 negrinhos e A Morte No Nilo

    ResponderExcluir
  13. Puxa,ainda bem q vi esse site e me animei pq estou terminando d ler 5 livros dela (O H. do terno marrom,a Casa de Penhasco,a Extravagancia do morto a maldição do espelho e a morte do almirante)e desses 5 so gostei do segundo.Aproveitando o espaço gostaria q meus amigos me indicassem livros ou autores q tenham o msm estilo e enredo do Sidney SheLdon q é um estilo q eu gosto ! Anraços

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.