31 de dezembro de 2016

FELIZ 2017, Explicação sobre sumiço e Despedida



Olá, meus queridos.

Sei que estou bastante sumida e hoje vim explicar as razões, mas antes de qualquer coisa, quero desejar a todos vocês um excelente 2017 e que esse seja o ano das realizações para todos vocês.



O meu ano de realizações foi 2016, pois foi o ano em que fui nomeada para meu concurso e muitas coisas mudaram em minha vida, principalmente a forma de ver o blog. Até que eu estava só estudando para o concurso foi fácil de manter o S2 LER no ar. Minha vontade de ler e escrever resenhas não diminuía nunca, minha vontade de estar em contato com os leitores também não, e ainda maior era meu desejo de manter tanto o blog quanto minhas metas de leituras sempre em dia. Porém os dias foram passando e meus anseios foram mudando...

Quando iniciei no TJ/SP continuei com fôlego para manter o blog e as leituras em dia, mas logo passei a fazer diversas horas extras, o que foi diminuindo meu ânimo para as leituras devido ao cansaço. Não, de forma alguma estou reclamando, mesmo porque faço horas extras porque quero, não sou obrigada, mas viver dentro do cartório me fez ter um novo sonho: ver nosso cartório todo em dia. Mas, para isso, é preciso dedicação. Portanto, foi com imenso prazer que passei a ficar horas a mais e é com grande esperança de conseguir ver o cartório em ordem e em dia que pretendo continuar fazendo o mesmo, mas, ao ter essa nova prioridade, preciso abrir mão de alguma coisa, e é com profunda dor no coração que resolvi que o S2 LER vai deixar de existir, pelo menos aqui na plataforma do blogguer. 



Continuo com as leituras, claro, as horas extras não me impediram de ler, mas muitas vezes me senti lendo por obrigação, não estava ali lendo por ser um hábito ou por ter prazer, estava lendo porque eram livros de parceria e tinha de terminá-los logo. Então, antes de tomar uma posição drástica de encerrar o blog, primeiro pensei em cancelar as parcerias, assim não sentiria tanta pressão em relação ao tempo de leitura. Para fazer um teste, parei de solicitar livros com as editoras, mas isso não amenizou a frustração que estava sentindo, pois percebi que o problema não estava só na leitura, envolvia muito mais... Um deles era o ato de escrever. Eu já não tinha mais pique para terminar uma leitura e logo após escrever sobre ela, e quando via, o fim de semana tinha chegado, as leituras concluídas se acumulado e eu acabava passando o sábado inteiro escrevendo resenhas, revisando-as e formatando-as para o blog. Além disso, comecei a ficar chateada com algumas situações envolvendo parcerias e leitores, como por exemplo, com os sorteios, que acabaram se tornando um problema mais que um prazer. Um email solicitando o sorteio era enviado para a editora, que muitas vezes demorava até 3 semanas para dar um ok, nisso a resenha já estava no ar fazia tempo e não compensava mais fazer o sorteio; ou então era dado o ok para o sorteio, mas o vencedor não recebia o livro. Infelizmente, essa segunda situação aconteceu várias vezes, o que me deixou frustrada e aborrecida, pois era extremamente cansativo chegar do fórum após 10 horas de trabalho e ver 3 ou 4 emails de vencedores reclamando sobre o não recebimento de seus prêmios. Não vou generalizar, claro, pois muitos que participam dos sorteios compreendem o mundo editorial e dos blogs, mas muitos também não compreendem, e quando não havia a compreensão, eram muitos os emails com ofensas pessoais direcionadas a mim. E eu ficava muito dividida, uma parte de mim queria responder de forma grosseira e xingar a pessoa, afinal, a responsabilidade do envio era da editora, como estava especificado nos posts de  sorteios, porém, era impossível não compreender a reação do vencedor que após 4 ou 5 meses ainda não havia recebido o livro que havia ganhado, afinal, era um direito dele. Muitas vezes tive vontade de passar o email da editora para o vencedor, pois fiquei cansada de xingamentos e ataques. Mas não o fiz, em vez disso, fui ficando desiludida em fazer sorteios e muitas vezes magoada tanto com os leitores agressivos, como com algumas editoras que pareciam não se importar com os meses e mais meses que já haviam passado.

Então me vi na situação de estar cansada demais para resenhar, aborrecida demais para continuar lidando com pessoas, chateada por não ter tempo de responder aos comentários do blog e frustrada por ver minhas metas literárias afundando como o Titanic. Resolvi dar um tempo para pensar melhor no que fazer, e fiz uma escolha: em 2017 quero viver minha vida literária para mim. Quero ler os livros que me der na telha, não quero ter vínculos, prazos ou obrigações, quero decidir na hora o que ler, quero fazer metas pouco ambiciosas, quero ler para ter satisfação, pegar livros longos e demorar um mês para concluí-los, quero poder ficar uma ou duas semanas sem ler nada para me dedicar aos meus filmes e séries, enfim, quero LIBERDADE na minha vida de leitora.

Por quase 6 anos o S2 LER foi motivo de felicidade em minha vida, e a cada dia serei grata por esse blog ter me motivado tanto, por ter me trazido amigos e amigas, por me fazer conhecer blogs maravilhosos, pessoas incríveis e leitores fantásticos. Agradeço imensamente toda a felicidade que o blog me proporcionou nesses anos, e me sinto frustrada por não ter colocado todos os planos que tinha para ele em ação nesse 2016, como o layout novo que já estava pronto, o novo nome, canal no youtube... Tudo isso foi ficando para trás. Meu lindo blog só me proporcionou alegrias e acabei deixando-o de lado para dar mais atenção a outras prioridades, é por isso que dar ADEUS está sendo um misto de tormento e sofrimento, mas se não for para me dedicar a ele como eu fazia, se não for para estar presente, se não for para ser completo, prefiro abandoná-lo, pois não sei ser meio termo e acredito que o S2 LER não me mereça pela metade, ou, ainda pior, não merece migalhas de dedicação da minha parte.

Meu coração chora essa despedida mais que meus olhos, mas ao mesmo tempo entende que ela é necessária, assim como espero que vocês também compreendam. Como dito acima, o blog terá seu fim aqui na plataforma blogger, mas vou continuar com o face, twitter e instagram, pois ainda quero fazer comentários breves sobre as leituras, etc, o que não consigo mais é ter tempo para me dedicar a escrita das resenhas, e não acho certo fazê-las de qualquer forma, só para dizer que o blog ainda existe. Não consigo mais chegar cansada do serviço e dar desculpas aos vencedores de sorteios. Não consigo mais ficar aguardando uma posição das editoras sobre os livros que não foram enviados, pois muitas vezes, depois do 4º ou 5º e-mail, sinto estar implorando pelo envio. Não consigo mais encontrar tempo para me dedicar ao blog como queria, mas, principalmente e o que mais me deixa frustrada, é não ter tempo nem ao menos de responder aos comentários ou e-mail de dúvidas de vocês. É horrível a sensação de deixá-los falando sozinhos. 

Apesar dessa tristeza em relação ao blog, só tenho a agradecer o ano de 2016, que foi o melhor da minha vida, o que mais me fez crescer, o que me fez colher os frutos de sementes que tanto plantei.

Que nesse novo ano que virá todos vocês se realizem profissionalmente, pois, sem dúvida, esse é o maior passo para a felicidade completa; que vocês alcancem sonhos, planos, metas e objetivos; que vocês sorriam a cada dia pensando nas possibilidades que esse novo ano vai trazer e que corram atrás dos sonhos, mesmo eles parecendo distantes, difíceis ou mesmo impossíveis. Sonhem alto! Gritem alto a felicidade, pois nenhuma inveja, por maior que seja, é capaz de destruir a alegria que guarda o coração. Sejam eufóricos com as conquistas e nunca se deixem derrubar com as derrotas, pois essas só servem para nos deixar mais fortes, mais capazes e ainda mais entusiasmados na hora de correr atrás dos objetivos. Desejo a vocês, meus queridos leitores, que 2017 tragam dias e mais dias de felicidade, dias e mais dias de leitura, e que por todos os dias desse novo ano vocês possam acordar com o cheirinho do livro de cabeceira de vocês. Ainda não inventaram nada melhor nessa vida que ler livros, cheirar livros, devorar livros. Portanto, alimentemos nossas mentes, corações e estômagos com essas folhas de felicidade. Que 2017 seja um ano magnífico para todos nós. Sintam-se abraçados e amados por mim por cada dia de felicidade que me proporcionaram, por cada e-mail, visita, comentário, feitos no blog. Vocês me deram anos maravilhosos e sou extremamente grata a cada um de vocês. É com tristeza que me despeço de vocês por aqui, mas nos encontraremos em outros “batcanais” do blog ;)   Um beijo enorme no coração de cada um de vocês <3




Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Fico triste pelo fim do blog Mari, mas pelo pouco tempo que o conheci gostei muito, sempre adorei suas resenhas e li muitos livros graças às suas indicações. Obrigado por tudo e felicidades na sua nova trajetória. Feliz 2017!

    ResponderExcluir
  2. Oi,conheci o seu blog à pouco tempo. E percebi que seu gosto literário é bem parecido com o meu.
    Não deixo de ficar triste pelo término do blog,mas entendo que há situações que o melhor a fazer é desapegar.
    Principalmente quando algo não nos dá mais tanto prazer como antes.

    E antes que eu me esqueça, você já me presenteou com um livro,que me foi enviado direitinho.Obrigada!!!!!

    Desejo um feliz ano novo e que novos caminhos te façam feliz.

    Beijos. 😊

    ResponderExcluir
  3. Ah, que pena! Mas entendo, também tomei posse esse ano e meu canal ficou meio abandonado. Que você seja feliz na nova missão!

    ResponderExcluir
  4. Que notícia triste! Conheci o blog há pouco tempo e estava adorando explorá-lo. Lamento muito o fim. Resenhas como as suas são raras na internet. Estava ansiosa pela sua lista de lidos em 2016...
    Boa sorte pra você.

    ResponderExcluir
  5. MARI!
    Temos mesmo de escolher nossas prioridades e a entendo perfeitamente, embora meu coração esteja triste, porque gostava demais daqui.
    Desejo um 2017 ainda melhor que 2016, carregado de sucesso profissional e muito prazer pessoal!
    “Ano Novo!
    Um novo ano começou, e assim, eles passarão: um a um… São mais 365 dias... Novas outras 365 oportunidades de fazer diferente! Fazer melhor, fazer mais, em alguns casos, fazer menos… Espero que ao final desse tempo, possamos contabilizar quantas estrelas fizemos brilhar…” (Desconhecido)
    FELIZ 2017!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari, eu comecei a seguir o blog somente esse ano, e vi muitas coisas legais por aqui. Eu entendo perfeitamente a situação em que você está e imagino o quanto está sendo difícil abrir mão do seu cantinho, que durantes anos, tenho certeza que te fez sorrir em várias situações.
    Só lamento não ter conhecido o blog antes, mas pretendo acompanhar você pelo facebook.
    Desejo toda sorte do mundo nessa sua nova fase, que Deus te guie e te abençoe.
    Que 2017 possa ser melhor que os anos anteriores!
    Beijos Flor, sucesso pra você <3
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  7. Que triste! 😫😢 Tudo de bom pra você nesse ano! 😘

    ResponderExcluir
  8. Alexandre Alex Gasparetto2 de janeiro de 2017 às 18:50

    Mariii minha amiga, eu sou um desses amigos feitos ao longo do periodo,a maioria dos livros que comprei nos ultimos 2 anos foi tudo culpa tua...segue teu caminho com muita alegria que a vida é uma só...e viva a liberdade de se ler o que se quer!!!!bjs

    ResponderExcluir
  9. Solidária a você Mai!!! Também tenho um blog, mas sou livre para escrever e postar coisas nele quando me der na telha. Infelizmente manter um blog como o seu é bem mais complicado até mesmo porque com a força do youtuber os blogs como o conhecemos estão migrando para esta plataforma de vídeos. Enfim, espero que essa decisão seja libertadora para você e que, assim como eu, você possa se dedicar a leitura por prazer e não por obrigação! Sucesso! http://conformealetra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Por favor, não exclua o blog. Deixe-o como material referencial para os amantes de livros. Como sua última postagem foi bem explicativa as pessoas entenderão quando não virem mais postagens!

    ResponderExcluir
  11. Triste pelo termino. Mas feliz por você.

    ResponderExcluir
  12. Mari! Sinto tanto pelo fim desse blog que me proporcionou ótima indicações de livros, que me fez rir com suas resenhas e seu humor ácido e crítico para algumas coisas, mas te entendo perfeitamente e quero deixar claro meu apoio, não sei se serve de alguma coisa, mas é isso. As vezes me sinto culpada de agora nesses 2 últimos anos não ter me dedicado tanto ao livros, ter me sentido "menos" leitora, mas vejo que você está certa! Temos nossas prioridades, mas a nossa vida literária vai mudando e se adaptando.

    Beijos, Mari!

    P.S.: Vou sentir saudades das resenhas, mas como são 6 anos, tem muito material para ler.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.