28 de outubro de 2016

RESENHA: O MORCEGO - Jo Nesbo (Ed. Record)



Olá, pessoal!

Hoje vou falar sobre O MORCEGO do JO NESBO, lançado pela editora RECORD.

O MorcegoO MORCEGO
JO NESBO
Editora: RECORD
Ano: 2016
Nº págs: 350
Gênero: Policial, Suspense, Thriller

SINOPSE: Do submundo de Sydney às lendas aborígines, Jo Nesbø conduz o leitor por uma trama violenta e eletrizante, no primeiro grande caso de Harry Hole. O corpo de uma jovem norueguesa é encontrado em um rochedo no fundo de um penhasco. O caso intriga a polícia: a vítima apresenta sinais de estrangulamento e suspeita-se de violência sexual, mas não há qualquer vestígio de DNA ou impressão digital do criminoso. Para colaborar com as investigações, a Divisão de Homicídios da Noruega envia o inspetor Harry Hole à cidade. Junto com o policial Andrew Kensington, Harry se depara com um caso mais complexo do que imagina: o que inicialmente parecia ser um crime isolado é apenas mais um em uma série de assassinatos cometidos por todo o país, sem qualquer relação aparente entre si. Um serial killer está à solta na cidade e, para Harry, a caçada começou.

Quem acompanha o blog sabe o quanto gosto do NESBO, mas confesso quase ter tido uma síncope quando a RECORD anunciou o lançamento de O MORCEGO, não, não foi por ser um novo livro do autor, e sim por ser O PRIMEIRO CASO do detetive HARRY HOLE! Galera, eu ADORO o Hole e fiquei em êxtase ao saber que esse era seu primeiro caso.

Confesso, apesar de a premissa policial ser fantástica, intrigante e fabulosa, minha atenção estava na vida de Hole, afinal, em todos os demais volumes fala-se muito sobre o alcoolismo do protagonista, até torrando o saco do leitor em alguns momentos de tanto que isso é repetido, mas ter acesso de como se deu esse seu vício... OMG! Foi fabuloso! Sim, dei mais atenção a vida pessoal do protagonista que a sua investigação, afinal, como detetive sei que ele é grandioso, inteligente e sempre dá “pitacos” certos, ou quase certos no caso desse livro, mas conhecer o protagonista em seu começo, em suas angústias, em todo seu sofrimento e motivos para sua derrocada, para mim não teve preço. Foi como conhecer o passado da vida de alguém que há muito faz parte da minha mas que relutava em revelar seus segredos mais profundos.

Ao tomar conhecimento do passado de Harry, lembrei-me de alguns momentos em que me senti meio de saco cheio com a repetição de NESBO ao falar do alcoolismo do personagem e me senti até mal comigo mesma, afinal, ele tem motivo para se sentir péssimo. O engraçado é que mesmo agora, tendo conhecimento desse seu passado e de sua culpa, ainda continuo amando o personagem e o considerando um dos maiores exemplos de bons investigadores da literatura policial. Harry ganhou minha adoração e sinto que é tarde demais para mudar isso.

Claro, não vou deixar vocês às cegas em relação aos crimes, que são muito bem elaborados e até medonhos. Durante muitas páginas apostei em um determinado personagem, suspeitei e desconfiei dele, mas, mais que isso, DESEJEI que ele fosse o culpado, apenas por ser uma coisa meio Freud explica. Porém, quando se revelou o verdadeiro culpado, fiquei meio atônita, pois em momento algum havia desconfiado! E sabem aquela coisa que eu digo que detesto em livros policiais? Aquilo de o autor nos conduzir a um caminho durante todo o livro e depois arrumar uma “desculpa” mirabolante para por a culpa em outro só para não permitir que o leitor não adivinhe? Pois é, não foi o caso aqui, NESBO dá pistas do assassino sim, porém meu foco estava tão grande em outro personagem que sequer pensei na possibilidade de suspeitar de mais alguém. Para quem for ler, e gostar de bancar o detetive, uma dica: mantenha a mente aberta quanto ao assassino, não pré-julgue e não deseje que seja uma coisa determinada, dessa forma, sua brincadeira de tentar ser Harry Hole surtirá mais efeito e o culpado se revelará.


Quem nunca leu nada do NESBO, essa é a chance de conhecer e começar pelo início de tudo. Leiam, conheçam, e se tornem fãs, tanto quanto eu! NESBO é vida! <3



Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Mari!
    Esse deveria ter sido lançado primeiro, afinal, assim saberíamos logo o porque do alcoolismo do detetive, concorda?
    De qualquer forma, antes tarde do que nunca e se os crimes incrementam o enredo, ainda melhor.
    “Das coisas que a sabedoria proporciona para tornar a vida inteiramente feliz, a maior de todas é uma amizade”.(Epicuro)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Oi.
    Ainda não li nada do autor, mas tenho seus livros na minha lista de desejados! Que ótimo saber que esse é o primeiro, vou começar por ele, então! Assim fica bem melhor a compreensão dos personagens.
    Adorei a resenha, me motivou mais ainda a fazer a leitura em breve!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do enredo do livro ,mas para mim talvez não seja uma leitura tão grandiosa. É possível perceber na sua resenha a sua ligação com o personagem. Com certeza se adicionar o autor em minha lista vou iniciar a leitura por este livro ;)

    ResponderExcluir
  4. Apesar de ser uma capa linda e simplista ou minimalista eu gosto muito de outra capa que vi deste livro (achei belíssima) como não conheço nada do autor me sinto meio estranha de cometar algo dele senão o fato que quero muito ler, apesar de estar sem tempo e sem dinheiro para comprar. Não sabia que esse era o primeiro, pensei ser continuação, mas que bom que você esclareceu!

    ResponderExcluir
  5. Ola! Nunca li nada de romance policial pelo que eu me lembre. Mas voce falou tao bem do livro, com tanto entusiasmo, que me deu vontade de ler. Entrara em minha listinha. Bjooos

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.