28 de julho de 2016

RESENHA: A SOCIEDADE SANTA ZITA - Ruth Rendell (Ed. Bertrand Brasil)



Olá, pessoas lindas da minha vida!

É com imensa felicidade que hoje vou falar sobre A SOCIEDADE SANTA ZITA da RUTH RENDELL, lançado pela BERTRAND BRASIL.

A Sociedade Santa ZitaA SOCIEDADE SANTA ZITA
RUTH RENDELL
Editora: BERTRAND BRASIL    
Ano: 2016
Nº págs: 280
Gênero: Suspense, Thriller

SINOPSE: Mortes acidentais e loucura patológica sobem e descem as escadas de Hexam Place. Vistas de fora, as vidas dos moradores e empregados domésticos de Hexam Place parecem plácidas e ordeiras. Mas debaixo dessa camada superficial de tranquilidade, as relações de trabalho estão prestes a entrar em combustão. Henry, o belo criado de lorde Studley, está dormindo tanto com a mulher quanto com a filha universitária do patrão. Em troca de gorjetas, Montserrat, a preguiçosa au pair da família Still, ajuda a dona da casa a manter em segredo um caso com um ator de televisão. June, a esnobe empregada doméstica de uma princesa de origem duvidosa, tenta convencer outros trabalhadores domésticos a participarem de uma “sociedade” para tratar de reclamações sobre seus empregadores. Enquanto isso, Dex, o perturbado jardineiro, que presta serviços a várias famílias da rua, acredita que uma voz em seu telefone celular está lhe dando instruções divinas, comandos que podem colocar em perigo as vidas de todos em Hexam Place. 

Antes de qualquer coisa preciso dizer “Meu Deus!, como senti falta dessa mulher!” RENDELL foi uma autora de policiais que conheci faz uns 12 anos, desde então me apaixonei. Já li muita coisa dela, mas teve um de seus livros que nunca saiu da minha cabeça: UM ASSASSINO ENTRE NÓS. Nesse livro RENDELL faz o inusitado: revela logo de cara quem era o assassino. Mas isso não estraga a obra, pelo contrário, nos deixa ainda mais vorazes para ler o que vem adiante, já que o principal foi dito logo de cara. E o que temos nas páginas que se seguem é a explicação das razões que levaram ao crime. É um livro soberbo, interessantíssimo e muito, muito denso. Por esse e por outros livros que já li da autora, sabia que poderia esperar uma narrativa mais lenta em A SOCIEDADE SANTA ZITA, mas tinha certeza que toda morosidade seria compensada. E não me enganei! \o/

A SOCIEDADE SANTA ZITA foi um livro complicado de se ler no início, isso porque os personagens são muitos e vez por outra me confundia com quem era a patroa, quem era a empregada, quem era o motorista, quem era o jardineiro, quem morava na casa tal, quem tinha o quintal assim, quem tinha a sala assado... Foram muitas e muitas e MUITAS informações logo no começo, o que, apesar de me deixar confusa, não tirou meu interesse pela obra, pelo contrário, só o fez crescer quando passou a soltar uma coisinha ou outra dos personagens, e aí é que vem o interessante, pois só comecei a guardar os nomes e entender quem era quem quando um “podrezinho” de cada um deles foi revelado, por exemplo, fulana era amante de cicrano. Pronto, guardei o nome, quem era, o que fazia e tudo o mais. Isso é uma coisa que achei incrível na narrativa da RUTH, a forma como ela me envolveu e fez com que eu me sentisse uma velha fofoqueira por só guardar algo sobre os personagens quando seus segredos foram revelados.

Sou muito suspeita para falar de livros que se concentram em determinado grupo de pessoas para expor seus íntimos, afinal, na imensa maioria das vezes acabo amando esses livros de forma intensa, e foi o que se repetiu aqui. RENDELL me envolveu tanto com seus personagens e esqueci completamente que estava frente a um thriller, e logo quando a morte apareceu, fiquei meio em choque, pois nem me lembrava mais que tais fatores estariam presentes. Ou seja, mais uma vez me senti uma velha fofoqueira que estava completamente satisfeita em bisbilhotar a vida alheia. E esse sentimento de satisfação só fez crescer conforme o enredo decorria e aquele corpo perambulava, o que tornava a história muitas vezes cômica e me levava a grandes risadas.

Interessante também foi que não consegui eleger um personagem para ser meu preferido! Fiquei embasbacada com isso, pois 99,9% das vezes em que leio livros com muitos personagens, sempre acabo pendendo para um ou outro, ou ao menos achando algum deles chatinho, mas aqui não, eu estava muito receptiva, pois achava todo mundo interessante, todo mundo com algo cabeludo pra esconder, todo mundo me deixava vidradaça nos acontecimentos! Não teve uma só vez que pensei “putz, esse personagem de novo, é chato!” Não, quando tal personagem dava espaço para outro, eu só fazia sentir falta daquele que se fora, e quando aquele que tinha roubado as páginas para si terminava seu momento de glória, mais uma vez eu lamentava por a parte dele ser interrompida para outro chegar e brilhar, e assim fui até o fim do livro, sem saber qual deles eu queria mais.


RENDELL é uma autora brilhante que sempre traz personagens fascinantes!  É só ter um pouquinho de paciência com algumas partes mais lentas que ela vai conquistar a todos com seu dom da escrita, prometo! Leiam!!!!



Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Olá,que entusiasmo!!
    Não tem como não desejar ler um livro,depois dessa resenha super empolgada.
    E pelo que parece,a trama é tão bem elaborada,que mesmo com tantos personagens a leitura se torna mais interessante.O que nem sempre acontece com alguns livros.
    Gostei!

    ResponderExcluir
  2. Adoro quando se empolga com o livro, me faz ter muita vontade ler também! Ando lendo alguns livros voltados para esse gênero e esse entrou para a listinha de mais um que necessito ler. Sobre a confusão de nomes no início, até hoje tenho quando estou lendo GOT é muito personagem surgindo e muito que morre, fico confusa, mas vale a pena haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nada da autora, mas percebo que sabe narrar com maestria um livro policial, percebo que soube desenvolver e prender o leitor em sua história, mesmo que no começo seja confuso, percebo que a leitora te envolveu bastante e espero sentir o mesmo, faz tempo que não leio livros com vários personagens que me conquistam.

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Amo suas resenhas, porque você passa sentimento e emoção.E, principalmente sinceridade sobre a obra. Anoto todas as suas dicas, porque já percebi há um bom tempo que temos gostos literários muito parecidos. Não conhecia a autora, mas já fiquei bem empolgada para ler o livro e outros de sua autoria. Gostei muito da premissa, enredo com vários personagens e segredos entre eles, me lembra um pouco Agatha Christie! Já adicionado a lista! Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Achei interessante e diferente a forma como a autora fez com que você identificasse os personagens. Interessante um thriller com partes cômicas que leva a risadas as vezes. Realmente quando um autor acerta o ponto de todos personagens é difícil escolher o favorito. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Ainda não li nada da autora mas depois dessa resenha fiquei muito curiosa para ler algo dela, gostei muito dessa historia, achei bem interessante como acabamos nos lembrando de um personagem atras de uma fofoca e se tiver oportunidade irei ler esse livro !!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.