25 de julho de 2016

RESENHA: O PÊNDULO DE FOUCAULT - Umberto Eco (Ed. Record)




Olá, pessoal!

A resenha de hoje é de um livro que eu labutei para terminar: O PÊNDULO DE FOUCAULT do UMBERTO ECO relançado pela RECORD.

  O pêndulo de FoucaultO PÊNDULO DE FOUCAULT
UMBERTO ECO
Editora: RECORD              
Ano: 2016
Nº págs: 672
Gênero: Suspense, Drama

SINOPSE: Um dos romances mais famosos de Umberto Eco ganha reedição com novo projeto gráfico de capa e miolo. Casaubon, Belbo e Diotallevi são redatores da editora Garamond, na Milão do início da década de 1980. Cansados da leitura e releitura de incontáveis manuscritos de ciências ocultas, eles acabam encontrando indícios de um complô que teria surgido em 1312 e atravessado, encoberto, toda a história do planeta até o fim do século XX. Os agentes e beneficiários dessa trama secreta seriam os templários e os rosa-cruzes, cujo objetivo maior era dominar o mundo. Em O pêndulo de Foucault, Umberto Eco aborda questões contemporâneas como a emergência do irracionalismo high-tech, as síndromes do final do milênio, o mundo dos signos e os segredos da História. Aliando a tudo isso muito suspense, ocultismo e crimes misteriosos, Eco é ao mesmo tempo erudito e bem-humorado.

Já li vários textos teóricos do ECO e seu romance A MISTERIOSA CHAMA DA RAINHA LOANA, o qual achei divino. Além disso, tenho quase todos os demais romances do autor, mas sentia uma vontade enorme de ler O PÊNDULO DE FOUCAULT, um de seus livros mais famosos e comentados. Quando a RECORD anunciou o relançamento, vi minha chance de conferir o tão aclamado livro, mas, infelizmente, comigo ele não funcionou.

Que a linguagem seria difícil e a leitura lenta, já sabia, o que me surpreendeu e muitas vezes me irritou foram as passagens que achei desnecessárias na história, que fugiam completamente de mote principal e me causavam profundo tédio durante a leitura, pois ansiava por certas respostas e tinha que me deparar com páginas e mais páginas acerca de algum ponto que em nada me atraía, como por exemplo, a vida amorosa do narrador. Gente, que tédio! Não vou dizer que não teve nada de interessante nessas passagens, até tiveram, como quando ele veio ao Brasil com uma namorada e falou sobre algumas religiões africanas e suas diferenças, mas o importante acabou aí, de resto me pareceu só balela e encheção linguiça :S

Muitas vezes as conversas dos três protagonistas também me irritaram, pois eles estavam ali para falar sobre o mote principal, que eram os templários e os rosa-cruzes, mas divagavam sobre conversas corriqueiras que iam de vida amorosa a bebida... Caramba, eu estava curiosa por saber sobre os templários, não sobre as noites de porre deles. Essas passagens tornaram o livro muito cansativo, o que fez com que o brilho das partes excelentes fossem um pouco perdidos. Tudo que se abordou sobre os templários, rosa-cruzes, vaticano e religião foi demasiado interessante. Momentos de leitura que realmente significavam algo e que me faziam sentir uma curiosidade imensa por mais e mais revelações. Foi aquele tipo de leitura que você meio que entra em choque quando lê e passa a conferir várias passagens se foram reais ou não, se foram arquivadas em algum momento histórico ou se passou de mera ficção criada por ECO, daí também a grande demora para concluir a leitura.

O começo do livro e a mensagem secreta a ser descoberta fizeram com que eu acreditasse estar frente a um livro incrível, que em certos aspectos de fato foi, mas a morosidade com que ele se desenvolveu, a fuga do tema em muitas partes, até mesmo para falar sobre bebês, deixaram-me demasiada irritada e MUITO frustrada, pois conheço a narrativa do ECO e sua excelência, e por ser um livro tão aclamado, pensei que estaria frente a um livro que me deixaria boquiaberta e que me marcaria por muitos e muitos anos. Infelizmente não foi assim. Não posso generalizar e dizer que foi uma leitura excelente por ter encontrado alguns momentos que realmente assim foram, preciso ser honesta comigo mesma e também com vocês e dizer que o enfado de momentos que poderiam ter sido retirados fizeram com que a obra perdesse o brilho e a grandiosidade que pensei que teria.


O PÊNDULO DE FOUCAULT foi um livro bacana, mas se for para ir de ECO, vou de A MISTERIOSA CHAMA DA RAINHA LOANA, divinamente perfeito. Minha próxima experiência com o autor será O NOME DA ROSA, e espero ter uma impressão bem melhor. 



Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Eu tenho O Nome da Rosa, mas ainda não tive vontade de ler.

    ResponderExcluir
  2. O livro me parece te ruma premissa boa, mas quando o autor enrola demais em certas partes também fico enrolando pra terminar. Vamos torcer para ser apenas esse dele que deixe a desejar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. É horrível quando desejamos muito ler um livro e ele não nos surpreende tanto quanto esperávamos...
    E pior ainda quando a leitura se torna enfadonha!
    Sinceramente não conheço o autor ,mas acho que não começaria por esse livro.

    ResponderExcluir
  4. Que livro decepcionante, não gosto quando os autores colocam cenas e tramas desnecessárias apenas para colocar páginas a mais, o que torna a história cansativa e longa, alem de desviar do foco do livro, espero que os próximos livros do autor te surpreendam ainda mais

    ResponderExcluir
  5. Olá. Ainda não tive a oportunidade de ler nada do autor. Não pegaria esse livro para ler, no momento, pois é muito extenso, cansativo.Mas pretendo ler outros livros do autor, pois sei que são muito bem conceituados. Parabéns pela leitura. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Ainda não li nada do Umberto Eco, mas li algumas resenhas sobre esse livro que acabaram me decepcionante parece ser uma leitura bem lenta e cansativa e vi que essa não é o tipo de livro que gosto de ler !!

    ResponderExcluir
  7. O único livro de Umberto Eco que tentei ler foi O Nome da Rosa e foi o único livro que abandonei a leitura na vida :(
    Com certeza o O Pêndulo de Foucault não é um livro que leria, pois não tenho paciência para varias observações que fez em relação ao livro. Vou ver se consigo o livro A Misteriosa Chama da Rainha Loana para tentar ler alguma coisa do autor.
    Já estou curiosa para ler sua resenha do livro O Nome da Rosa.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.