15 de julho de 2016

RESENHA: NOITE SOBRE AS ÁGUAS - Ken Follett (Ed. Arqueiro)



Olá, meus queridos!

Hoje vou falar sobre NOITE SOBRE AS ÁGUAS, lançamento do KEN FOLLETT pela ARQUEIRO.

Noite Sobre as ÁguasNOITE SOBRE AS ÁGUAS
KEN FOLLETT
Editora: ARQUEIRO              
Ano: 2016
Nº págs: 432
Gênero: Drama

SINOPSE: Setembro, 1939. Poucos dias após o Reino Unido declarar guerra à Alemanha, um enorme hidroavião está prestes a partir da costa sul da Inglaterra. A aeronave mais luxuosa do mundo tem como destino Nova York, no que deve ser o último voo civil a sair da Europa antes do conflito.  A bordo dela encontram-se tanto a nata da sociedade quanto a escória da humanidade. Contudo, não é apenas a guerra que motiva os passageiros a deixar o continente: eles também querem se distanciar do próprio passado.  Confinados por trinta horas em meio a todo o conforto, porém numa época em que voar ainda é um empreendimento arriscado, eles veem a travessia do Atlântico se tornar uma viagem de crescente angústia, com perigos inesperados que os conduzem a uma tempestade de violência, intriga e traição. Em Noite sobre as águas, Ken Follett exibe mais uma vez sua escrita magistral ao narrar as histórias dos mais diferentes personagens e fazê-las colidir neste emocionante voo cinco estrelas.

Meu contato com FOLLETT foi recente. Deve fazer por volta de um ano ou dois que tive meu primeiro contato com o autor, mas a primeira experiência bastou para que eu desejasse mais e mais FOLLETT. No começo desse ano esse homem me levou a uma experiência apaixonante com seu MUNDO SEM FIM, e desde então vim desejando com ardor ler mais livros seus. Minhas preces foram atendidas e fui brindada com o incrível NOITE SOBRE AS ÁGUAS, que não ganhou 5 estrelas por ser um pouquinho, mas pouquinho mesmo, inferior aos demais livros dele que li, mas não deixou de ser incrível mesmo assim.

Aqui FOLLETT nos insere em um luxuoso hidroavião (que de fato existiu) dias após o Reino Unido declarar guerra à Alemanha. Vocês sabem que AMO o mote da 2ª Guerra, justamente por isso fiquei absorta no livro, que a tem como pano de fundo, pois quem brilha mesmo são os personagens.

Só quem já leu FOLLETT vai entender o quanto esse homem é excepcional na hora de elaborar seus personagens e a personalidade sempre marcante e cativante deles. Até aquele personagem mais chatinho nos conquista e tem algo a acrescentar. Foi o caso de Harry, um personagem que achei chato e até fiquei aborrecida com algumas de suas aparições, mas que soube dar o devido valor que o personagem teve na trama.

Os personagens são vários, e ambientá-los no pequeno espaço do avião foi um “golpe” de mestre por parte de FOLLETT, ainda mais por ter conseguido trazer tanta intriga e conectar tantos elementos na obra. O embate entre dois irmãos foi algo que me tirou o fôlego e tomou as páginas do livro, tão intensa foi mostrada a relação.


Por outros livros do FOLLETT, sei que ele é um grande contador de histórias e que seu ponto forte são mesmo os personagens, mas fiquei um tantinho frustrada por ter visto tão pouco sobre a 2ª Guerra exposto. Sei que o foco aqui era o avião e sua real existência, mas desejei mais. Na verdade, tudo era tão interessante que eu queria mesmo era um livrão do tamanho de MUNDO SEM FIM, para poder ficar um mês vivendo a vida e os dramas daquelas pessoas. Infelizmente, NOITE SOBRE AS ÁGUAS é curtinho e passou muito rápido, mas mesmo assim foi brilhante e inesquecível! Ainda quero ler muitos livros mais do autor <3


Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Oi.
    Sinceramente a premissa desse livro não me chamava a atenção, mas lendo sua resenha já fiquei bem interessada em conhecer as obras desse autor. Ainda não tive o prazer de ler nada dele, mas gosto muito das suas indicações literárias e sendo assim, vou procurar saber mais sobre os demais livros. Muito boa sua resenha, como sempre. Creio que será uma leitura bem envolvente e intensa, o que é ótimo! Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Me parece um livro muito bom, mas não me interessou muito, talvez por nunca ter lido nada do autor, pena que tenho uma fila ENORME pra ler por agora, mas quando vagar e tiver oportunidade, pego algum dele.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nada do autor, mas são muitos os seus títulos que desejo, amo histórias que se passam na 2ª Guerra, são sempre uma experiência incrível, alem de construir seu enredo com personagens marcantes e que conquistam o leitor, é uma pena que o autor não tenha se aprofundado no cenário da Guerra, mesmo assim espero ler o livro

    ResponderExcluir
  4. Sempre leio ótimos comentários sobre o autor,mas infelizmente não tive a oportunidade de ler nenhum de seus livros.
    E se a história desse livro é cercada de bons personagens e o enredo que nos conquista,preciso conhecer.

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada do autor e fiquei curiosa em ler como a historia se passa toda em um hidroavião, achei diferente. É um livro que lerei se aparecer a oportunidade.

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Ainda não li nada do Ken Follett, mas estou bem curiosa para conhecer sua escrita e lendo a resenha gostei muito da historia, achei interessante temos como cenário um avião e parece que o autor soube desenvolver muito bem seus personagens, esse livro está na minha lista de leitura !!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.