1 de julho de 2016

RESENHA: A GUERRA DOS MUNDOS - H.G. Wells (Ed. Suma de Letras)



Olá, pessoal!

Vamos começar o mês de julho com a resenha do livro do TOP COMENTARISTA. Claro que estou falando do incrível A GUERRA DOS MUNDOS do H.G. WELLS, que foi relançado em uma edição belíssima de capa dura pela SUMA DE LETRAS.

A Guerra dos MundosA GUERRA DOS MUNDOS
H.G. WELLS
Editora: SUMA DE LETRAS              
Ano: 2016
Nº págs: 296
Gênero: Sci Fi



SINOPSE: Eles vieram do espaço. Eles vieram de Marte. Com tripés biomecânicos gigantes, querem conquistar a Terra e manter os humanos como escravos. Nenhuma tecnologia terrestre parece ser capaz de conter a expansão do terror pelo planeta. É o começo da guerra mais importante da história. Como a humanidade poderá resistir à investida de um potencial bélico tão superior?



Desde que a SUMA anunciou o relançamento desse livro me corroí de curiosidade para lê-lo. Os motivos foram dois: primeiro, eu havia lido A ILHA DO DR. MOREAU do autor e tinha ficado impressionada com o enredo, não vendo a hora de ler mais alguma coisa do WELLS; segundo: A GUERRA DOS MUNDOS é um de meus filmes favoritos dirigidos pelo Spielberg. Já o tendo assistido quase uma dezena de vezes, não via a hora de encarar o livro e encontrar mais detalhes sobre a luta daquele pai para fugir da invasão alienígena com seus filhos. Eis que tive uma surpresa GIGANTESCA: o filme NADA TEM A VER COM O LIVRO!

A GUERRA DOS MUNDOS é narrado em primeira pessoa por um protagonista que não revela seu nome, e eu demorei a perceber que ele não se revelaria o pai de duas crianças nem o ex-marido que tinha uma relação complicada com a ex-esposa. Durante muitas páginas esperei encontrar o personagem já conhecido, e quando me dei conta de que ele não estaria presente e que o foco do livro seria outro, fui a delírio!

Enquanto Spielberg dirigiu um filme que focava num pai ausente batalhando por sua vida e de seus filhos em meio a invasão alienígena, carregando o espectador de emoção por causa dessa relação e luta, WELLS na verdade deu maior enfoque nos seres vindos de outro planeta e nas longas (mas de forma alguma cansativas) descrições sobre esses seres e seus modos de destruição. Conclusão: só consegui achar que as duas mídias foram geniais! Cada uma soube recorrer ao que lhe era mais interessante e atrativo, e WELLS conseguiu me ganhar mesmo não tendo uma carga emocional muito grande em relação ao humanos em seu livro, afinal, fomos meros figurantes na destruição planejada pelos “etezinhos”.

Uma das partes mais fascinantes foram as descrições dos seres, esses sim se assemelhando aos do filme, pois tinham toda aquela robótica, pernas gigantes, raios mortais, etc.

O protagonista e narrador, apesar de não ter o heroísmo de Tom Cruise, é cativante, ainda mais quando suas falhas humanas são expostas e ele tem difíceis decisões a tomar sobre sua própria vida. Sou uma apreciadora de personagens que se portam e comportam como pessoas reais e por isso fiquei em êxtase com as vivências que esse homem expôs. A sensação que tive foi a de que tudo aquilo realmente aconteceu e estava frente a um relato jornalístico.


Confesso não ser a fã mais afoita de ficção científica, mas A GUERRA DOS MUNDOS me deixou sem fôlego e me surpreendeu imensamente, fazendo com que nesse momento eu até anseie por ler mais livros do gênero. Esse é daqueles que digo que recomendo de olhos fechados!


Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Estou doida pra ler esse livro, curto muito ficção científica e amei o filme, essa resenha me deixou ainda mais ansiosa em conferi essa história eletrizante.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Estou louca para ler esse livro! A capa está linda. Até ler sua ótima resenha, também imaginava que o livro tivesse o enredo muito parecido ou igual ao do filme (que também adoro!). Mas de qualquer forma, estou ansiosa para ler, pois o tema me cativa. Gosto de ficção científica e sua resenha só confirmou como essa leitura vai ser divertida e eletrizante. Obrigada pela fantástica dica! Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, vim seca aqui na resenha pra ler porque também adoro o filme e descubro que não é, fiquei olhando para a tela uns 10 segundos meio "como assim?" kkkkkkk
    Depois continuei a ler e entendi o enfoque do autor, sem dúvida me parece uma obra belíssima e que vale a pena ler. O filme e o livro me parecem mais como uma complementação. Adoraria ler!
    Beijoooos!

    ResponderExcluir
  4. Amei saber que o livro se passa no universo do filme, mas tem outro protagonista. Gosto de saber como outras pessoas reagem ao mesmo evento. Ideia sensacional! Tenho certeza que vou adorar o livro, pois fiquei fascinada no filme pelos seres do outro planeta e como vieram parar aqui e este fato segue presente no livro. Esta edição esta realmente linda.

    ResponderExcluir
  5. A edição está maravilhosa mesmo, eu amei o filme e fiquei bem interessada quando soube do livro, tem muitos aspectos para serem explorados, achei bem interessante a narrativa não ser com o foco no que foi no filme, investigando mais o outro lado da história, amo ficção científica e estarei participando do TOP para ganhar essa maravilha

    ResponderExcluir
  6. Confesso que não tenho o hábito de ler ou assistir esse gênero: ficção científica!
    Mas por incrível que pareça VI o filme por insistência da minha filha e gostei.
    E pelo que nos disse na resenha,o filme não tem nada a ver com o livro, mas mesmo assim quero experimentar uma leitura totalmente nova para mim.
    Quem sabe eu curta!? :)

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Ainda não assistir ao filme nem li esse livro, mas sempre tive muito curiosidade em ler algo do H.G. Wells, achei essa historia muito interessante e para o contexto histórico dela com certeza fascinante e inovadora, estou bem curiosa para pode ler, gosto muito de ficção científica e achei interessante como temos um livro bem descritivo mas que não fica massante !!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.