5 de julho de 2016

PROJETO: Lendo a série Rizzoli & Isles da Tess Gerritsen - Vol. 9: A GAROTA SILENCIOSA



Boa noite, gente!

Hoje, mais uma vez estou subindo uma resenha da TESS GERRITSEN para o projeto LENDO A SÉRIE RIZOLLI & ISLES. Originalmente a resenha foi postada em 07/04/2014) 

A Garota SilenciosaA GAROTA SILENCIOSA
TESS GERRITSEN
Editora: RECORD              
Ano: 2014                  
Nº págs: 368
Gênero: Policial



SINOPSE: Uma mão ensanguentada é descoberta em um beco na Chinatown de Boston. Agora a detetive Jane Rizzoli, sua equipe, e a patologista Maura Isles precisam localizar o restante do corpo – e identificar o cruel assassino. Mas a investigação toma rumos inesperados quando dois pelos de origem não identificada são encontrados junto ao cadáver. A dupla Rizzoli e Isles se vêem diante de um novo desafio, e alguém — ou algo — põe em xeque tudo em que acreditam.



Vocês sabem que sou alucinada por livros policiais, mas confesso que ao ler a sinopse do novo livro da TESS não me senti atraída. Não sou muito fã da cultura chinesa e não gosto de livros que exploram essa vertente, porém, como era TESS e coleciono os livros da autora, resolvi deixar o preconceito de lado e mergulhar fundo na leitura.

A trama é extremamente envolvente e me surpreendeu muito a forma com que a autora foi inserindo a cultura chinesa nas páginas do mistério. Adorei tudo, achei bastante interessante e me arrependo por ter um preconceito totalmente desnecessário e sem sentido em relação a esse mundo de mistérios e artes milenares.

Um dos aspectos mais fascinantes da leitura foi a forma como a história começou a se desenvolver e para onde foi. A princípio, jamais imaginei aonde aquela mão direita iria me levar, e conforme fui descobrindo sobre a mão e o corpo da mulher assassinada, fui sendo inserida num universo extremamente amplo, que foi desde assassinatos cometidos quase vinte anos atrás até o desaparecimento de várias adolescentes.

O ritmo do livro é excelente e não deu para desgrudar até chegar ao fim, e que fim! Quando as explicações começaram a aparecer, senti até certo desgosto, pois muito era dito, menos o que eu mais queria saber, e por alguns minutos tive a sensação que ficaria em aberto, com aquele enorme ponto de interrogação, coisa que não acontece em livros policiais. Porém, estava apenas sendo afobada e desesperada, pois poucas páginas depois toda explicação que queria estava ali, magnanimamente bem elaborada, de forma a deixar qualquer leitor satisfeito.

Quanto aos personagens, ADOREI os chineses que fizeram parte do enredo, suas artes, crenças e filosofias, tudo foi interessantíssimo e muitas vezes senti como se estivesse fazendo alguma pesquisa sobre esse universo, que ainda incluiu uma criatura vingadora que foi um completo mistério.

Já as protagonistas, Rizzoli e Isles, continuaram fenomenais. Jane mostrou muita bravura e coragem para desvendar esse crime que havia a crença de vir acompanhado por uma maldição; Maura forneceu diversas explicações patológicas interessantes para o  desenvolvimento do caso, porém, achei a participação da personagem pequena. Muito do que envolveu Maura no enredo era para falar do que ela passou no livro GÉLIDO e de sua relação com o garoto que a ajudou no Wyoming. Apesar de esse lado mais “família” dela ter sido belamente desenvolvido, gostaria de ter visto a personagem mais em ação. Um ponto bem bacana em relação à Maura foi a participação dela no julgamento de um policial que atirou em um assassino. Gosto de como ela se impõe, mostra sua personalidade e caráter, sempre trabalhando com fatos concretos e não deixando que as emoções sobressaiam as suas razões. Esses momentos foram interessantíssimos, ainda mais porque Jane não compartilhava das mesmas opiniões que a amiga e senti que a amizade ficou meio balançada.

Já em relação à Jane, gostaria de ter lido mais sobre sua vida em família com o marido e a filha. A abordagem em relação a esses personagens que a circundam não foi muito profunda e senti falta. Contudo, em relação a sua mãe, padrasto e irmãos, tudo foi bem explorado e verteu para veia cômica, nos tirando dos muitos momentos tensos que apareceram durante a investigação.

A GAROTA SILENCIOSA foi excelentemente bem trabalhado e explorado por TESS, o que não é novidade. As peças que foram se formando e se encaixando no decorrer da narrativa foram incríveis e o assassino e suas motivações foram um choque. Devido a forma como a autora apresentou diversos fatos, jamais consegui imaginar o envolvimento do personagem, adorei ser completamente surpreendida, principalmente porque nesse quesito tem muito mais, mas claro que não vou contar que é para não estragar a surpresa de vocês.

LEIAM, LEIAM, LEIAM!




Comente com o Facebook:

34 comentários:

  1. Hihihi...eu tenho preguiça dessa série pelo tamaho XD O que é uma vergonha e uma hipocrisia já que te indiquei a Série Mortal pra ler, né, Mari? XD

    Eu não sei se essa dá pra ler "avulso" como a maioria das séries policiais, tomara que sim! Com relação à cultura oriental, eu já acho bacana. Acho as tradições deles bem fortes, e voltadas para o respeito com os mais velhos, principalmente os pais, acho isso MUITO bonito. As artes marciais são uma coisa a parte, sempre achei muito bonito alguns tipos, parece até uma dança ao invés de luta! <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, vc não pode ter preguiça :P E eu não consegui o 1º da série Mortal no Skoob, povo malvado :(

      Mas pode ler em qualquer ordem sim, eu mesma comecei pelo 8º.

      Em relação a cultura oriental, AMEI. Não sei pq eu não tinha interesse ou não gostava, pq achei o máximo! Foi ótimo! Mas tb penso que posso ter gostado pelo fato de estar no meio de um livro policial, não sei se teria paciência se fosse um drama ou romance que explorasse essa cultura...

      Bjs

      Excluir
  2. Eu sou suspeita em falar...adoro livros policiais...
    Quando li "Uma mão ensanguentada é descoberta em um beco na Chinatown de Boston", pronto...já precisava do livro!! rsrs
    Adoro ficar desvendando mistérios e bancar a detetive!
    Gosto de livros que nos prende a cada página...e pelo que vc mencionou, este é um deles!
    Fiquei muito curiosa pelo final....estou necessitando JÁ desse livro!!rsrs Super curiosa pra ver onde essa mão vai nos levar!Adorei a resenha! Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Compartilho da opinião de Adriana: "Quando li 'Uma mão ensanguentada é descoberta em um beco na Chinatown de Boston', pronto...já precisava do livro"
    Despertou-me curiosidade :) vou procurar pela serie, se não for muito grande da pra ler nos tempos livres, senão verei se da pra ler apenas esse.

    ResponderExcluir
  4. Você não sabe a minha cara de "Oi?" quando eu li os nomes Rizzoli & Isles na sinopse. Vez ou outra assisto um episódio da série de TV e não imaginava que ela tinha sido baseada nos livros da Tess. rs

    Com relação a história, me parece ser surpreendente e instigante. Não sou das maiores fãs da cultura chinesa, mas aprecio muita coisa (apesar de gostar de mais coisas japonesas) e acredito que tem muito material para construir um enredo de qualidade. Ademais, não sei o que esperar da escrita da Tess, já que eu nunca li nada dela. Mas se você gosta, acredito que há uma grande chance de eu curtir também. ^^

    Beijos,
    Isa | http://www.mundodoslivros.com/

    P.S. Quantos livros a série tem?

    ResponderExcluir
  5. Acreditas que nunca li nada dessa autora! E olha que eu amo policiais. Vou procurar mais titulos dela para ver. E eu sou como vc, não gosto muito de livros que são ambientados na China! Preconceito esse da gente, né? Acho que é por ser um país tão diferente do nosso que já o deixamos de fora, como se não fossemos entender a cultura deles. Mas pelo que vc colocou a autora escreveu de um modo que a gente entende tudo direitinho. E que bom que ela deixa tudo esclarecido no final, policial bom tem que ter desfecho! :)
    Adorei e já quero ler esse livro logo!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dri, leia Tess! Ela é <3
      Quanto a cultura chinesa, ela realmente conseguiu escrever de um jeito que deixou tudo muito interessante.

      Valeu muito a leitura.

      Bjs

      Excluir
  6. Adoro a Tess e suas personagens "Rizzoli e Isles".
    Acho que mesmo não conhecendo a estória das duas dá pra ler o livro.
    Afinal é mais um caso que a dupla terá que desvendar...
    A trama envolve a vida pessoal das duas, assim como a Nora Roberts faz na série Mortal...
    Eu amo estas duas autoras...
    Adoro romances policiais... e o suspense que envolve os livros da Tess são demais. Pura adrenalina.
    Quero saber mais sobre a cultura chinesa também... acho que Tess conseguiu explorar muita coisa no livro e eu adorei a resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Edna. Também acho que dá para ler sem conhecer a história das duas. Eu mesma estou lendo fora de ordem e nunca me sinto perdida.
      Todo mundo me fala da série Mortal. Um dia preciso tomar vergonha e ler.

      beijocas

      Excluir
  7. Fiquei ainda mais curiosa por esse livro agora. Já li um livro que abordava a cultura chinesa e adorei, então certamente vou gostar desse também. Já vi aqui nos comentários que a série não precisa ser lida na ordem, então estou participando. :) Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. A cultura chinesa não é das minhas preferidas, nem das que eu não gosto, ainda sei pouco, sei que gosto da culinária rs!, o fato é que eu sou apaixonada por conhecer culturas em geral...então esse é um primeiro ponto que me atrai no livro, o segundo é o fato de que eu nunca li nada da autora e aos poucos tenho lido uma coisa ou outra policial, então resumindo: quero ler o livro! hahaha

    miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, eu ri, você me fez lembrar que da culinária eu tb gosto, rs.

      Tess é maravilhosa! Você tem que ler. Vai gostar muito.

      Bjs

      Excluir
  9. Eu costumo vê muito filme que tenha a cultura chinesas no meio, mas livro não li nenhum ainda.
    Por ser um livro policial deve ter uma história bem interessante, além de ter bastante mistério a trama deve deixar a gente bem envolvida.
    Gostei da resenha, até então não conhecia o livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Finalmente sorteio desse livro! hahaha eu to louca edesesperada atra dele mas sem grana pra comprar. Sou viciadissima em tess gerritsen, e ja li todos da série rizzoli e isles, so falta esse ^^ Necessitttoooo saber o q vai acontecer com a Maura e seus babados com o padre ou não! hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giiii, invejinha em saber que você já leu todos. Estou lendo fora de ordem, mas está valendo. Os livros dela são meio carinhos mesmo, uma pena :/

      Bjs

      Excluir
  12. Oi Mari! Também tenho um pouco de preconceito com livros que envolvem a cultura chinesa, mas mesmo assim me interessei. E você fala super bem da autora, né? rs Como gosto de ler os livros na ordem das séries (porque uma das coisas que mais gosto é ver a evolução dos personagens e tal), pretendo ler o primeiro livro antes, mas esse parece bem interessante também.
    Eu não consigo decidir se gosto mais de livros em que consigo descobrir o assassino antes ou os que não consigo, acho que depende do autor, né? Mas é ótimo ler sem conseguir descobrir quem é, e depois ver que tudo fazia absoluto sentido e tal. Quero começar a ler os livros da autora logo!

    Beijos,
    Adri Brust
    Stolen Nights

    ResponderExcluir
  13. Bom sou fã de carteirinha da Tess, todos os livros dela não tenha um que decepcione, os livros dela são muito rápidos de se ler (no meu caso é assim)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Helysson, concordo! São muito rápidos mesmo! Quando vemos já terminou e estamos completamente em choque com tudo o que ela descreveu. ADORO!

      Excluir
  14. Ainda não li nada da autora, mas estou mega curiosa.
    Amo o gênero e estou sempre buscando novos autores que possam me surpreender e de acordo com a sua resenha, essa é uma delas =D

    ResponderExcluir
  15. A sinopse desse livro é muito vaga e num instiga muito o leitor, se não fosse pela a sua resenha, não teria me animado para ler, parece realmente ser um excelente livro!

    ResponderExcluir
  16. Estou querendo muito edtr livro, godtei demais da premissa dele. Adorri sua resenha só me fez ficar mais ansiosa.
    https://www.facebook.com.br/meiriellensantos

    ResponderExcluir
  17. super ansiosa para ler esse livro. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  18. Adorei o livro,ando me interessando muito por este tipo de livros..gostaria muito de ganhar.Adorei o blog também,super organizado (:

    ResponderExcluir
  19. Amo Tess e tenho minha modesta coleção, mas ainda faltam alguns... por exemplo, esse. Acompanho o seriado tbm. Mas, ultimamente, tenho tido preguiça de dar continuidade na série por conta do grande numero de livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jois.

      Comecei a ver a série, mas parei no 2º episódio. Achei meio fraquinha... Ela melhora?

      Bjs

      Excluir
  20. Nunca li nada da Tess, e também não sou muito chegada a livros que envolvam chineses.
    Mas o fato é que eu simplesmente adoro livros policiais, e com uma resenha positiva como a sua não tem como não ficar com vontade de ler esse livro.
    Já está adicionado a minha lista de leitura desse ano com toda certeza.

    ResponderExcluir
  21. Amo livros policiais, ainda mais se somos surpreendidos no final com vc foi.... Fiquei super curiosa com o livro....

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Que ótimo você estar subindo essas resenhas da Tess, já que em 2014 eu ainda não acompanhava o blog, infelizmente. Bem, é certo que tenho como meta ler e ter em minha estante, essa série! Estou apaixonada por esse gênero literário, mas bem especificamente por essa autora. E mesmo sendo livros que dão para ler sem muita ordem e entender bem o enredo, parei minhas leituras, já que comecei lá pelo meio. Quero ler o número 1 e assim sucessivamente! Querendo muito. Obrigada pela resenha, sempre perfeita. Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Não entendi muito bem, você está relendo os livros e ai reeditando? Mas enfim, de qualquer forma, me pareceu um livro interessante. Adoro livros com culturas diferentes, amo aprender sobre cada uma e conhecer os lugares através dos livros!
    Ultimamente ando pendendo para histórias com mais suspenses, mais policiais, será que vou gostar mais? Haha
    P.S.: Quantos livros tem essa série? :o

    ResponderExcluir
  24. Também amo romances policiais e tenho certeza que me aventurarei muito na leitura, até porque amo quando o autor explora a cultura de um povo ou país, que sorte que todos os mistérios foram desvendados, não deixando o leitor desapontado, quero muito ler esse livro

    ResponderExcluir
  25. Amo cultura asiática (sou viciadas nos dramas), principalmente japonesa, coreana e chinesa. O bom da serie é que é possível explorar vários universos diferentes durante as investigações.

    ResponderExcluir
  26. Mais um livro policial de tirar o fôlego.
    O interessante em livros assim é a curiosidade em descobrirmos os detalhes da investigação. E confesso que na maioria da vezes não consigo desvendar os mistérios.
    Mais um livro que vale a pena.

    ResponderExcluir
  27. Oi!
    Ainda não li nada que envolva a cultura chinesa, só assistir alguma series e filmes que falam por isso achei bem interessante poder conhecer um pouco mais ainda mais sendo com a escrita da Tess, estou bem curiosa para poder ler esse livro !!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.