28 de fevereiro de 2014

RESENHA: VESTIDO DE NOIVO - Pierre Lemaitre (Ed. Vertigo)



Oi, gente!

Na semana passada recebi vários livros policiais, por isso até agora só tivemos resenha desse gênero. Hoje não vai ser diferente. Vou falar sobre VESTIDO DE NOIVO, do PIERRE LEMAITRE, lançado pela VERTIGO. Esse foi o 5º livro da editora que li, e, ao contrário dos outros quatro, que achei o máximo, considerei VESTIDO DE NOIVO bem mediano.

Vestido de NoivoVESTIDO DE NOIVO
PIERRE LEMAITRE
Editora: VERTIGO                                 
Ano: 2013                 
Nº págs: 272
Gênero: Thriller

SINOPSE: Sophie, uma jovem mulher que leva uma vida pacata, começa a cair lentamente na loucura: milhares de pequenos e inquietantes sinais se acumulam e, de repente, tudo se acelera. Seria ela a responsável pela morta da sua sogra, do seu marido enfermo? Pouco a pouco ela se encontra envolvida em vários assassinatos, dos quais ela não tem a menor lembrança. Então, desesperada, porém lúcida, ela organiza sua fuga, muda de nome, de vida, se casa, mas o seu terrível passado a alcança. As sombras de Hitchcock e de Brian de Palma pairam sobre esse thriller diabólico.


A realidade é que VESTIDO DE NOIVO não é propriamente um livro policial, e sim um thriller psicológico. Vendo por esse lado, o livro cumpre sua completa função: a de nos deixar tensos durante a leitura e de mexer com nossos nervos. Contudo, como muitos de vocês sabem, minha preferência pelo gênero é maior quando em seu enredo temos uma perseguição policial, pistas, suspeitos, etc, o que não existe em VESTIDO DE NOIVO.

A história começa com Sophie. Em uma narrativa feita em terceira pessoa, vamos conhecendo o presente da moça, seu passado e os corpos que ela supostamente foi deixando para trás: marido e sogra. Ficamos sabendo mais sobre seu atual trabalho como babá, e as razões de ela se achar louca, uma delas: não se lembra de ter cometido os crimes, mas também existe muita coisa de que ela não se lembra.

No início o enredo me pegou de jeito. A paranoia de Sophie é evidente e não há dúvidas de que existe algo, ou alguém mais, relacionado aos crimes. A própria sinopse deixa isso claro. Porém, com o passar das páginas, Sophie foi me irritando de forma descomunal. Após o garotinho de quem ela toma conta ser assassinado e tudo apontar para ela, a personagem começa a fugir e se esconder, ao mesmo tempo em que fica em dúvida se foi ela, se é louca, se tem algum problema na cabeça, etc. A insistência dela em ficar acreditando que fosse louca me irritou profundamente. Primeiro, porque louco nunca assume que é louco, segundo, se ela assim se achasse, deveria procurar tratamento, principalmente quando o marido faleceu, coisa que a personagem não fez.

O começo tão promissor passou a me deixar ainda mais desgostosa com a leitura quando vi que não entrava em cena uma investigação. Ok, sei que é um thriller psicológico, sei que foi intenção do autor, mas, poxa vida, a única coisa que aparece de investigação são pequenos trechos que esporadicamente Sophie lê nos jornais com notícias sobre os crimes que cometeu, que vão aumentando cada vez mais. Até podia achar isso normal, não fosse a criança assassinada filho de duas pessoas famosas e influentes, e, por conta disso, por mais que fosse a intenção do autor, senti falta de uma linha investigativa e ponto.

Sophie já tinha atingido os limites de minha paciência quando finalmente é interrompida e temos o diário de um outro personagem, dessa vez contado em primeira pessoa. O que ele está fazendo naquelas páginas e em seus relatos é óbvio, mais uma vez comecei ler com grande empolgação e acabei achando enfadonho no meio, pois parecia que o personagem enrolava demais para contar algo que já sabíamos. Todavia, o fim dessa parte me surpreendeu imensamente. Quando o personagem revelou seu nome, fiquei Oo! (“putz, que massa!”). E foi só a partir daí que passei a achar o livro interessante. Isso aconteceu na página 182, em um livro de 268, ou seja, exigiu muita paciência de minha parte.

Mas, acabada essa ladainha, VESTIDO DE NOIVO tomou novo rumo. Mesmo não tendo uma investigação, Sophie pareceu acordar e virar uma heroína de verdade. Dessas dignas de chamarmos de mocinha “foda”, pois a tal investigação ficou por sua própria conta e risco. Foi aí que a personagem cresceu e se tornou enorme no livro, uma personagem brilhante e fascinante, não uma mocinha meio mosca morta que era o que vinha aparentando ser na parte inicial do livro. De repente Sophie arregaçou as mangas, mostrou-se uma mulher de brios e de inteligência incomum, e foi atrás não apenas de descobrir os mistérios que a estavam cercando, mas entrou num jogo de gato e rato disposta a tudo para sair vitoriosa, até mesmo arriscar a vida.


Depois de 182 páginas, VESTIDO DE NOIVO me surpreendeu de forma completamente gratificante e teve um final digníssimo! Além de ter adorado o final, passei a amar a escolha do título do livro, que não havia entendido até então. Mas, é óbvio que na hora de avaliar, não poderia deixar de lado que mais de 60% do livro me causou uma enorme irritação, e também não posso deixar de compará-lo com outros thrillers psicológicos que já li, e muito menos com outros títulos da editora, ao qual dois deles já entraram para meus favoritos, por isso, dei apenas 3 estrelas. 




Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. O enredo é realmente interessante, pena que demore tanto pra engrenas. Mas é uma leitura que vou considerar. Ótima resenha!

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que responsabilidade compararem a trama do livro às obras de diretores tão conceituados quanto o Hitchcock e o De Palma. Só isso já gerou certa expectativa em mim – que infelizmente se quebrou um pouco quando eu vi que o autor não desenvolveu tão bem o livro. Apesar de que toda essa questão envolvendo essa suspeita loucura da protagonista me deixou bastante curiosa a respeito da história. Talvez, por ser um thriller psicológico, eu vá gostar do livro mesmo tendo esses defeitos que você citou. Sinceramente? Estou dividida! rs
    Beijos,
    Isabelle | http://www.mundodoslivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isaaa, tb não gosto disso de ficar comparando! Cria certas expectativas na gente e quase sempre acabam por nos frustar.
      O livro valeu pelo final, mas o começo, foi duro de engolir, pq era óbvio demais que tinha algo estranho ali, a vontade era de dar umas bolachadas na cara da Sophie, hahahaha.

      Bjs

      Excluir
  3. Gostei do enredo. Parece ser um bom livro, mas quando fica nesse lenga-lenga realmente irrita qualquer um haha

    ResponderExcluir
  4. Ahhhhhhh... o que posso escrever? Não achei interessante. Não é verossímil msm alguém largar tudo pq "acha" que é louca e de repente sabe que não é e vira uma heroína. Não faz sentido nenhum para mim.

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari,
    Se ele te irritou, não quero nem chegar perto, mesmo sabendo que cada leitor tem uma opinião diferente, por exemplo você não gosta de zumbis e eu amo, mas quando leio uma resenha assim, penso não duas, mas três vezes antes de ler o livro....e bem para eu ler somente se cair na minha mãe sem querer e eu estiver afim, por isso que amo o mundo literário, opiniões que nos fazem tomar decisões. Beijos Elis!!!

    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia este ainda. E pelo que vi tem tudo pra mexer com o leitor. Temas com teor psicológico é até bom pra curtir às vezes,mas fiquei receosa um pouco com o que você menciona aqui. Irritada não quero ficar. Quero curtir uma boa história.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Protagonista bem complexa essa, hein?!?! E o amadurecimento dela foi algo incrível mesmo: De mosca-morta, que se achava louca, a uma "detetive" de mão cheia. Enfim, mesmo com todos esses problemas, acho que essa parte final do livro deve ser muito boa mesmo. Fiquei bem curioso pra dar uma conferida.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. Aiiiii que curiosidade de saber o motivo do nome :(
    Vestido de noivo e uma foto de vestido de noiva? Tô confusaaa
    Mas até já tenho algumas teorias sobre o que acontece a partir da página 182
    Como eu adoro thriller psicológico, acho que gostaria desse livro

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Achei bem interessante esse livro mas é esquisito nao ter uma investigação policial no assassinato recente, ainda mais sendo de uma criança e a protagonista é suspeita.
    Ainda bem que a protagonista cresce na trama fiquei curiosa para saber quem estava brincando com ela esse tempo todo.

    ResponderExcluir
  10. Livro confuso. São vários enredos em um único livro e o resultado é algo confuso, com pontuais surpresas.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.