4 de fevereiro de 2014

RESENHA: SETE DIAS EM RIVER FALLS - Alexis Aubenque (Ed. Vertigo)



Oi, pessoal.

Em um dos primeiros posts do ano falei sobre minhas metas para 2014, dentre elas, ler todos os livros lançados pelo selo VERTIGO. Ano passado vocês puderam conferir a resenha do excelente A FERA INTERIOR, na semana passada foi a vez de ESTAVA ESCRITO, e agora vou falar um pouquinho sobre SETE DIAS EM RIVER FALLS, do ALEXIS AUBENQUE.

Sete Dias em River FallsSETE DIAS EM RIVER FALLS
ALEXIS AUBENQUE
Editora: VERTIGO                                  
Ano: 2013                  
Nº págs: 352
Gênero: Policial

SINOPSE: Algumas garotas escondem terríveis segredos...Sarah Kent é uma estudante brilhante e leva uma vida tranquila em meio à elite da universidade de River Falls, uma cidadezinha perto das Rochosas, no estado norte-americano de Washington. Mas tudo muda numa manhã de primavera: Amy Paich e Lucy Barton, as duas melhores amigas de Sarah em sua cidade natal, são encontradas no fundo de um lago, terrivelmente mutiladas. As duas não falavam mais com Sarah, mas tinham mandado um estranho convite para a amiga dois dias antes dessa tragédia.A vida de Sarah se transforma num pesadelo. Seria ela a próxima vítima do assassino? A garota parece esconder um terrível segredo, como se um laço misterioso ainda a ligasse a Amy e Lucy... Mistérios que o xerife Mike Logan tentará resolver, com a ajuda de Jessica Hurley, sua ex-namorada e famosa profiler do FBI. Eles pensam estar na pista certa, mas seu adversário é perverso e os manipula com facilidade...

Quem acompanha o blog sabe o quanto amo livros policiais, mas SETE DIAS EM RIVER FALLS me dividiu bastante, pois em alguns momentos o livro mostrou-se excelente e em outros bastante fraco.

A narrativa do AUBENQUE é boa, me envolveu na medida certa e deu prazer em acompanhar os passos dos personagens. Contudo, a trama não me deixou com vontade de devorar o livro, ou desesperada para saber mais e mais. É um bom livro policial, mas não me senti extremamente instigada ou querendo desvendar o culpado. Acho que justamente por isso, por não ter morrido de curiosidade, o autor conseguiu me surpreender com os motivos do serial killer. A princípio, quando o assassino deus as caras, achei o personagem fraco e não conseguia imaginar seus propósitos, mas, uma vez revelado, tornou-se um ponto que realmente adorei no livro. O autor optou por mostrar os dois lados do vilão: ele enquanto pessoa cruel, e também como vítima de uma situação que desencadeou sua sede de vingança. Por ter explorado o lado monstruoso do personagem, o leitor acaba por ver no serial uma pessoa maldosa; mas acredito que SETE DIAS EM RIVER FALLS teria sido muito mais intenso se o personagem fosse mostrado apenas em seu lado vitimizado, pois, o motivo que o levou aos assassinatos deixaria o leitor em dúvida quanto enxergá-lo apenas como alguém ruim.

Outro ponto que me dividiu, e esse mais que todos, foram os personagens principais: o xerife, Mike, e a psicóloga forense do FBI, Jessica. Enquanto a personagem feminina parecia brilhar a cada página, com ideias inteligentes e interessantes, trazendo à tona toda a psicologia que envolvia os suspeitos e suas desconfianças em relação ao culpado, o xerife Mike parecia se apagar. Isso porque o personagem é tolo, muito seguro de si, não abre a mente para enxergar o que não quer ver, e é teimoso. É do tipo que acredita em algo e é preciso mover montanhas para dissuadi-lo de suas ideias. Achei o personagem fraco, enfadonho e bobo. A sorte é que Jessica compensa tudo isso, sendo uma personagem excelente e que com seu conhecimento acrescenta muito ao leitor.

O último ponto que me incomodou foi uma cena de perseguição. Achei muito elaborada para o pouco que o personagem exigia, pareceu que foi uma cena só para encher linguiça e tentar inserir mais mistérios na trama, mas, que não surtiu o efeito desejado.

Tirando esses detalhes que me incomodaram, gostei de SETE DIAS EM RIVER FALLS. O enredo foi bem elaborado e diferente. Apesar de parte se passar em uma universidade e de algumas vezes termos a sensação de estarmos vendo aqueles filmes de adolescentes que vão sendo assassinados, as razões para as mortes foram bem elaboradas e interessantes, me surpreenderam bastante, pois fiz várias conjecturas dos motivos pelos quais o assassino tinha escolhido as duas moças, mas não imaginei que teria um desenvolver tão bom.

Uma coisa que amei (e não me chamem de sádica, plix) foi o detalhamento do estado dos corpos. AUBENQUE descreveu de forma bastante real e chocante como se encontravam os corpos das vítimas, causando até certa revolta no leitor ao ler algumas situações a que foram submetidas.

As vítimas também são um ponto forte do livro. Se a início são tratadas como duas pobres jovens assassinadas, com o decorrer dos depoimentos começamos a conhecer a verdadeira personalidade e caráter delas. Simplesmente ADORO quando as vítimas não são santificadas pela morte.


Como disse, SETE DIAS EM RIVER FALLS é um bom livro. Pecou em algumas partes, mas brilhou em outras, foi por a leitura ter me dividido tanto que dei apenas 3 estrelas. Contudo, o livro faz parte de uma trilogia, o que, por ser livro policial, não sei o que esperar. Não sei se é considerado uma trilogia por se passar em River Falls ou se por ter os mesmos detetives, ou ainda se terá o mesmo mote com a inserção de novos personagens. O jeito é aguardar para ver. Com certeza irei conferir como AUBENQUE vai se sair no próximo livro.


Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. O enredo é interessante, mas fiquei dividida. Vou esperar as resenhas dos próximos livros.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante da sinopse. Daí li a resenha e dá uma desanimadinha...hahahaha.... mas se tiver a oportunidade pretendo ler este livro sim. Porque opinião, cada um tem a sua né? Quem sabe eu não goste mais??

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari,
    Bah agora que reparei, acho que escrevi seu nome com Y em alguns comentários....sorry...bem apesar de apontar que a psicóloga Forense compensa a cabeça fraca do Mike, creio que eu preferiria ler sem o xerife...kkkk....então também não vou ler esse, adoro suas resenhas, pois do modo como escreve, já sei se vou querer ler ou não...\o/...obrigada por esse espaço que sempre visito, mas nem sempre comento...sabe como é a correria do dia a dia. Beijos Elis!!!

    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Hummm. Fiquei decepcionada ao ler a resenha. Estava com grandes expectativas com este romance policial,mas se for mesmo isso que você diz,nem vale a pena investi na leitura. Personagens sem graça não é comigo. Pena.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Adoro tramas policiais em que os autores dão riquezas de detalhes das cenas dos crimes e estados dos corpos encontrados. Uma pena que o autor pecou no quesito protagonistas. Acho que protagonista de um romance policial deve ser carismático (por mais chato e ranzinza que possa ser), e nesse quesito, ele pecou. Ainda bem que a feminina brilhou.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  6. Mari tambem adoro quando a vitima nao é tao santinha, na verdade se o autor trabalha um pouquinho mais a vitima ja me ganha porque sao sempre deixadas de lado.
    Talvez por ser uma trilogia o primeiro livro seja mais fraquinho, mas parece ser bem interessante ate por ter uma personagem feminina boa mas esse xerife teimoso ja me deu preguiça.

    ResponderExcluir
  7. Gosto dessas descrições bem detalhadas do estado do corpo de vítimas também :p
    lendo sua resenha pensei em um possível motivo para o assassino estar assassinando, rs.
    Fiquei tão dividida quanto você.

    Beijos!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.