25 de fevereiro de 2014

RESENHA: TERRA SEM LEI - John Sandford (Ed. Arqueiro)



Oi, gente!

Não sei se vocês viram o post da Caixa de Correio de ontem, mas a semana passada foi ótima, pois recebi vários livros policiais *_*. Por isso, essa semana já vou começar com resenha de um deles: TERRA SEM LEI, do JOHN SANDFORD, lançado pela ARQUEIRO.

Terra Sem LeiTERRA SEM LEI
JOHN SANDFORD
Editora: ARQUEIRO                                 
Ano: 2014                  
Nº págs: 288
Gênero: Policial, Suspense

SINOPSE: Em um raro momento de paz, o detetive Virgil Flowers começa a se preparar para um torneio de pesca em um lugar paradisíaco. No entanto, seus planos são arruinados quando ele recebe uma ligação do chefe, Lucas Davenport, informando-o do assassinato da presidente de uma famosa agência de publicidade. O cenário do crime não podia ser mais improvável: uma bela pousada junto a um lago, que hospeda apenas mulheres interessadas em relaxar e aproveitar o contato com a natureza. A vítima foi baleada durante seu passeio matinal de caiaque e as evidências apontam para um crime passional ou por dinheiro. Com seu estilo despojado e brincalhão, Virgil chega à cena e dá a impressão de que não deve ser levado a sério, porém não descansará enquanto não solucionar o caso. Ele descobre que a morte de Erica não foi a primeira da região e que a pousada está ligada a diversas histórias de ciúme, traição, orgulho e cobiça. Todas elas parecem ter conexão com uma banda country feminina e sua cantora de voz poderosa que almeja o estrelato. Nessa terra sem lei, o investigador precisa desvendar o mistério antes que o assassino faça mais uma vítima - e ninguém, nem o próprio Virgil, está a salvo.

O primeiro livro do SANDFORD que li foi PRESA INVÍSIVEL, lançado pela editora Record. Adorei, achei-o brilhante e fiquei louca pra ler mais livros do autor. Logo depois, a ARQUEIRO adquiriu os direitos da série do Virgil Flowers e aí estava minha chance de acompanhar JOHN. Até hoje não li A SOMBRA DA LUA, 1º livro da série, mas quando li NOITE DE TEMPESTADE não senti a mesma empolgação com SANDFORD. O fato é que não gosto muito quando livros policiais me dividem. Sou da opinião que eles têm que ser ame-os ou odeie-os, não gosto de ficar num meio termo, mas foi bem aí que NOITE DE TEMPESTADE me colocou. Como havia gostado muito de um livro do autor e mais ou menos (mais para menos) de outro, resolvi que TERRA SEM LEI seria um livro de desempate, contudo, foi com certo receio que solicitei-o para resenha, mas ele de fato cumpriu seu papel ao deixar bem claro que, sim, devo continuar acompanhando a série, porque o livro foi realmente surpreendente e excelente.

Se em NOITE DE TEMPESTADE, Flowers me deu nos nervos pelo fato de ser mulherengo e pensar mais em sexo do que nos crimes que devia resolver, em TERRA SEM LEI ele mostrou-se mais centrado e menos bobo. Não deixou de correr atrás de um rabo de saia, mas foi de modo comedido, divertido e interessante. Acho necessário gostar do investigador em um livro policial, do contrário, por melhor que seja o livro, sempre acabo considerando-o fraco. Como Virgil havia me decepcionado anteriormente, tentei esquecer o personagem e focar a atenção no enredo, e então me surpreendi de forma bastante positiva, pois até mesmo Virgil conseguiu ganhar minha atenção e me conquistar.

Achei bastante interessante o fato de SANDFORD ter abordado o lesbianismo no livro. A forma como o autor se aprofundou no tema também foi ótima, em momento algum ele denigre a imagem de alguma personagem por conta de sua opção sexual, pelo contrário, o autor se preocupa bastante em expor o caráter dos personagens, independentemente da preferência de cada um.

A forma como o autor passa a dar pistas sobre o assassinato também é fantástica. No começo é difícil que estabeleçamos relação entre a abordagem homossexual e o fato de haver uma banda de mulheres no centro dos crimes, mas, conforme as páginas vão seguindo, passamos a ver conexões e entender os motivos, ficando a dúvida do criminoso. Contudo, esta não se estende por muito tempo. Antes do que imaginamos já temos dois prováveis suspeitos e apostamos todas as nossas fichas neles.

E foi nessa aposta de fichas que SANDFORD me enganou de uma forma deliciosa! Se em um primeiro momento vibrei por ter acertado o assassino e suas razões, poucas páginas depois me peguei dando risada pelo meu erro, pois JOHN montou uma reviravolta interessantíssima que tornou impossível parar de ler as páginas de TERRA SEM LEI. Obviamente, os dois culpados que tinha em mente teriam as mesmas motivações para cometer os assassinatos, mas, quando vi meu erro, vi também que as razões do verdadeiro culpado cresciam e cresciam, tirando da cartola (e do passado) muito mais coisas, situações que nem imaginei, não porque o autor não permitiu descobrir, pois as pistas também estavam lá, mas foram situações que passaram batidas durante a leitura, pois TERRA SEM LEI não á apenas um livro investigativo, também é um livro cheio de humor e sarcasmos, o que muitas vezes nos tira o foco da investigação, mas em momento algum faz com que deixemos de sentir um enorme prazer com o enredo.

Tenho certeza de que muitos leitores vão acertar o suspeito, vão acertar seus motivos, mas, ainda assim, SANDFORD vai ter uma cartinha na manga para surpreender até mesmo os mais experientes no campo do romance policial.


TERRA SEM LEI foi fantástico! Se antes eu tinha um pé atrás com essa série do Virgil, terminou com a leitura desse magnífico enredo. Realmente excelente; surpreendente por diversas razões. CONFIRAM!



Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Nossa, esse deve ser viciante e surpreendente. Fiquei interessada. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha, confesso que antes não tinha muito interesse pelo livro RSrs
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da sua resenha, aliás, tenho gostado muito do seu blog para ler as resenhas quando quero ler um livro. Você teve praticamente as mesmas sensações que eu ao ler Noites de Tempestade e eu ainda achei que o livro não andava, era parado, mas bom saber que nesse o protagonista está mais centrado e que o John foi, de certa forma, melhor nesse livro. Enfim, sua resenha me fez ir na estante e separar o livro para ler amanhã mesmo.

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.