21 de fevereiro de 2014

RESENHA: NA MENTE, O VENENO - Andrea H. Japp (Ed. Vertigo)



Oi, pessoal.

Vou terminar essa semana com a resenha de um livro policial incrível: NA MENTE, O VENENO, da ANDREA H. JAPP, lançado pela VERTIGO.

Como vocês sabem, a VERTIGO é um selo da AUTÊNTICA dedicado exclusivamente aos livros policiais, e, esse ano, estabeleci como meta ler todos os livros da editora. NA MENTE, O VENENO, foi o 4º livro do selo que li e fiquei maravilhada com cada linha.

Na Mente, O Veneno
NA MENTE, O VENENO

ANDREA H. JAPP
Editora: VERTIGO                                 
Ano: 2013                  
Nº págs: 272
Gênero: Policial, Suspense 

SINOPSE: Diane Silver é uma das melhores profilers do mundo e trabalha na base de Quantico no FBI. Caçar os serial killers é para ela uma questão pessoal: sua filha Leonor foi torturada e morta. Diane não consegue até hoje entender. Como Leonor, tão desconfiada, aceitou seguir seu assassino? Yves, um policial francês formado por ela em técnicas do profiler, é provavelmente o único amigo de Diane cujo carater difícil é notório. Ele a mantém informada sobre os crimes selvagens cometidos na França. Será que existe uma ligação entre esses assassinatos e aqueles cometidos no México ou em Nova York ? Entre esses casos internacionais, a caça ao assassino de prostitutas nas ruas de Boston e o assassinato de Leonor uma ligação começa pouco a pouco a aparecer. Diane vai abrir a caixa de Pandora, reconstituir o quebra-cabeça e chegar até o último predador. E não lhe importam as consequências.

Diane Silver é uma profiler do FBI bastante peculiar. Uma tragédia arrasou sua vida, tornando-a amarga e algumas vezes cruel, contudo, a desgraça a transformou em uma profissional formidável, brilhante e inteligentíssima.

A autora, ANDREA JAPP, vai contanto sobre o passado da protagonista através de flashbacks em momentos bastante oportunos, assim, quando pensamos que Diane é apenas uma grosseirona, percebemos que ela de fato tem motivos para ser como é. Um ponto marcante em sua personalidade é seu sarcasmo, dirigido a um superior abobalhado que tenta lhe puxar o tapete, justamente por isso, a mulher é mil vezes mais esperta que todos e está ligada a tudo.

NA MENTE, O VENENO traz dois matadores: o primeiro serial killer está interessado em matar prostitutas, e é incrível a forma como Silver analisa e forma sua personalidade através dos poucos vestígios deixados nas cenas do crime. O segundo serial é um personagem fantástico, ao qual não vou falar muito porque qualquer coisa pode ser um spoiler. Além de tentar descobrir o culpado pelo assassinato das prostitutas, Diane está tentando descobrir quem é o misterioso assassino que tem recursos suficientes para matar, e deixar sua marca na França, Estados Unidos e México.

Poderia ficar aqui horas e horas falando sobre o livro, afinal, além das merecidas 5 estrelas, entrou para meus favoritos, contudo, NA MENTE, O VENENO é um livro bastante difícil de se expor, pois qualquer pequeno detalhe pode entregar o ouro.

A realidade é que o brilhantismo e fascínio do livro ficam por conta da protagonista, não apenas por sua inteligência e astúcia, mas por sua forma de pensar. Enquanto muitos psicólogos forenses tentam dar uma desculpa para a personalidade dos assassinos seriais, Diane não se convence com os traumas vividos por eles, e, para ela, são apenas monstros que têm que ser tirados de circulação. O fato de a personagem não ficar com rodeios tentando justificar os atos dos criminosos foi algo que me encantou. Enquanto em muitas leituras vemos algum personagem, principalmente mocinhos, tentando debater ou justificar o psicológico transviado dos criminosos, Silver vai contra a maré e não tem intenção alguma de desvendar os mistérios das personalidades deles para compreendê-los, ela apenas quer saber como eles pensam para pegá-los.

O senso de justiça da profiler pode soar um tanto quanto peculiar para o leitor, mas foi o que mais me envolveu na trama, principalmente diante uma escolha que ela fez, que, por ter acompanhado sua dor, sofrimento e angústia, acabei por achar acertada a decisão. Contudo, após esta tomada, a própria personagem fica em dúvida se agiu corretamente. Sinceramente, espero que ela não volte atrás em sua escolha e mantenha sua posição, pois isso a tornará uma das mocinhas mais peculiares e interessantes que já tive o prazer de ler.

Quanto ao segundo serial killer, é bastante evidente e óbvia sua participação, e não creio que JAPP tenha se esforçado para escondê-lo, ao contrário, desde o início ela enche o leitor de pistas sobre sua personalidade e permite que facilmente o identifiquemos, o interessante no personagem são suas motivações, sua história de vida e seus por quês. Confesso: AMEI esse segundo assassino.

Além disso, em NA MENTE, O VENENO, JAPP também explora o mundo dos adolescentes psicóticos, e achei tudo o que foi apresentado sobre o tema muito interessante, pois ela não usa a forma de criação desses pequenos matadores como desculpa para sua personalidade agressiva e assassina. E mais, o aspecto da violência é hipoteticamente apontado como pertencente ao DNA, o que nos dá um estudo maravilhoso sobre o tema, porém, uma vez que não há especificações ou afirmações concretas, faz com que questionemos essa hereditariedade do gene da violência, principalmente quando conhecemos o passado das gerações anteriores que envolveram os jovens.

Boa parte do livro é centrada no aspecto psicológico dos assassinos (sim, existem mais que os 2 assassinos seriais), das vítimas e dos demais personagens pertencentes ao enredo. Fiquei em choque com a quantidade de vertentes que a autora conseguiu explorar em tão poucas páginas, o que mostra que o livro é extremamente dinâmico e que não há parada em suas páginas. A cada momento temos uma revelação ou um estudo da psique humana.

Sem dúvida, NA MENTE, O VENENO foi um dos melhores livros policiais que li. Repito: Diane Silver é A protagonista! Fiquei extremamente orgulhosa em encontrar uma mocinha que não teme expor suas opiniões, mesmo quando contrária a de seus superiores, mas principalmente, uma profissional que não se deixa levar pelo lado “humano” da coisa. Ela sabe como classificar esses seres, mostra claramente o que acha deles, e não nos põe em dúvida quanto ao que seria capaz de fazer com esses seriais, que em sua maioria são homens cruéis, com um lado sexual muito agressivo desenvolvido e capazes de infligir o mais terrível terror às suas vítimas, mesmo quando elas são crianças.


Se possível, teria dado 11 estrelas para NA MENTE, O VENENO e para Silver, que não teve medo algum de se expor completamente ao leitor, mesmo sabendo que algumas de suas opiniões e atitudes pudessem chocar ou nos posicionar contra suas crenças e filosofias de vida. Um livro PERFEITO em todos os aspectos.





Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Parece mesmo um ótimo livro, embora alguns aspectos tenham me parecido um pouco controversos. Mas ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha ;)
    Fiquei com muita vontade de ler! Parece ser um ótimo livro, como vc disse!

    ResponderExcluir
  3. Adoro quando a personagem central é uma mulher bem decidida! Ainda mais em livros policiais! Entrou para minha wishlist!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari.
    Dia do trabalho está sendo bom, podendo participar das promoções e ler suas análises é ótimo. Olha depois de ler cada linha aqui, até fui dividir teu link com uns amigos que gostam do tema. Eu fiquei curiosa e espero poder ler uma hora, valeu pela resenha.

    Beijos elis - http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Pelo jeito este tem cara de ser excelente. Depois desses comentários na resenha,não tenho dúvidas de qual vou querer ler. Uma trama deste nível que preciso nesse momento. Fiquei super empolgada com a história.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li esse livro, mas já digo que gostei bastante dessa Diane. Ela é das minhas, pois não tenta "vitimizar" os assassinos. Por mais traumas que possam ter sofrido, eles são bestas e precisam sofrer. Enfim, já quero ler e conhecer mais de perto essa detetive.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  7. Ao ler o título, não sabia bem o que esperar.
    Ao ler a sinopse, me interessei pelo enredo.
    Ao ler a resenha, tenho certeza de que preciso ler esse livro!
    Gente, isso de que existem "genes de violência" é uma coisa muito séria e que com certeza merece muitos estudos. É complicado, né? Você dá todo o seu amor, atenção e carinho ao filho e mesmo assim ele se torna um psicopata :S já imaginaram?
    Apenas divagando aqui, rs
    Enfim, desejando esse livro!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Adorei o titulo do livro, e parece ser um policial bem diferente ja coloquei nos desejados. A violencia estar ligada mais ao dna do que na criaçao, o ambiente que a pessoa vive é polemico, me lembra antigamente quando achavam que caracteristicas fisicas podiam determinar se a pessoa era criminosa, algo bem perigoso.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.