18 de fevereiro de 2014

RESENHA: BONECO DE NEVE - Jo Nesbo (Ed. Record)



Oi, gente.

A resenha de hoje é de um autor de livros policiais que AMO: JO NESBO. No ano passado a editora RECORD lançou BONECO DE NEVE, considerado o melhor livro do NESBO.

Boneco de NeveBONECO DE NEVE
JO NESBO
Editora: RECORD                                 
Ano: 2013                  
Nº págs: 420
Gênero: Policial, Suspense

SINOPSE: Considerado seu livro mais ambicioso pelo jornal inglês The Guardian e comparado a Silêncio dos Inocentes, de Thomas Harris, pelo The Times, Boneco de neve é o seu livro mais arrepiante. No dia da primeira neve do ano, na fria cidade de Oslo, o inspetor Harry Hole se depara com um psicopata cruel, que cria suas próprias regras; O terror se espalha pela cidade, pois um boneco de neve no jardim pode ser um aviso de que haverá uma próxima vítima. No caso mais desafiador da sua carreira, Hole se envolve em uma trama complexa e mortal, com final surpreendente. 



Uma vez que tenho adoração pelo NESBO, vocês podem achar que sou suspeita para falar sobre BONECO DE NEVE, mas juro que não vou apenas fazer mil elogios ao livro, pois alguns pontos me incomodaram bastante, contudo, provavelmente não vou poder me aprofundar sobre esses aspectos, pois seria spoiler :s

O adjetivo MACABRO foi bastante usado para falar de BONECO DE NEVE, mas achei que foi demais para susto de menos. Não sei, mas por macabro penso em algo terrível, avassalador e que contorce nosso estômago; não senti isso. Tirando o primeiro capítulo, não vi nada de assustador, e sim apenas um livro policial (realmente excelente), com assassinatos, pistas, suspeitos, etc. Nesse sentido de macabro e medonho, o livro foi comparado a SILÊNCIO DOS INOCENTES, o que para mim passou longe. Quando li SILÊNCIO DOS INOCENTES parava a leitura toda hora, pois sentia desespero em continuar, tamanha riqueza dos detalhes ao falar dos corpos das vítimas, não que em BONECO DE NEVE não tenhamos tais detalhes, obviamente temos, pois NESBO não deixa faltar nada, mas não os achei arrepiantes ou macabros, como falou-se tanto. Para mim, foi normal, mas nem por isso o livro deixou de ser incrível, pelo contrário, mesmo sem achar que ele teve essa aura sinistra que tentaram dar, é, sem dúvida, um livro 5 estrelas.

Creio que o brilho de BONECO DE NEVE está em seu detetive: Harry Hole. Hole é um (quase) ex-beberrão, que se separou da mulher que ama, mas que não deixa que ela saia de sua mente. Gosto muito de ler sobre a relação amorosa de Hole com Rakel. Apesar de às vezes achar que está havendo um repeteco, o casal me proporciona extremo prazer com suas passagens libidinosas ou com suas desavenças. O que não curto muito no Hole é a ênfase dada ao alcoolismo do personagem, e isso não acontece apenas em BONECO DE NEVE, nos outros livros do NESBO, com o Hole como detetive, é a mesma coisa. São vários parágrafos para falar do problema dele com o álcool, e isso acaba por irritar, pois ele é um excelente investigador, um personagem que tem um lado humano bastante belo e que não teme mostrar suas fraquezas, como seu indissolúvel amor pela Rakel, mas ficar batendo várias e várias vezes na tecla do álcool durante a narrativa é algo que cansa, pois parece que NESBO quer mostrar algum defeito no personagem para humanizá-lo, mas foca muito nisso como ponto negativo de Hole. Tirando essa coisa de Hole X álcool, o detetive é incrível. Sagaz, pega tudo no ar, não deixa passar nada e tenta pensar como o outro pensa. Ele é fabuloso! *_*

A arma dos crimes foi algo que chamou muita atenção e que me deixou em êxtase com o livro. O assassino não é alguém que esfaqueia, atira... Isso é uma coisa que vocês terão de ler para saber ;)

A equipe de investigadores de Hole é fantástica. Eles confabulam, se criticam, dão ideias, não aceitam ideias, e tem também toda a burocracia, todo o “castigo” que recai em alguém quando há alguma falha na investigação, etc. Isso é muito gostoso de acompanhar, pois torna tudo muito mais real.

Durante toda a leitura houve uma estranha situação que me incomodou: tem um cara que fica entrando e saindo do apartamento do Hole para acabar com o mofo. No começo da história achei bizarro ele aceitar aquela presença dentro de casa sem averiguar, e, conforme fui prosseguindo na leitura, e o tal rapaz só entrava e saia de cena pra falar de mofo, fui ficando ainda mais incomodada, contudo, a finalização que envolve esse rapaz foi fabulosa, e deixou um super gostinho de quero mais, indicando que o próximo volume com Hole será tão fantástico quanto os já lançados até agora.

Em relação ao serial killer... Gostei e odiei. Gostei do fato de ele ser tão dissimulado e conseguir enganar tantos personagens, gostei dos motivos que o levaram a cometer os crimes, mesmo que tenha achado exagerado, ainda assim, achei a justificativa dele o máximo, e é justamente essa justificativa que torna o livro mais incrível, pois a nosso ver as razões são absurdas, mas, se paramos para pensar como o personagem, entendemos o que se passou na mente dele, o que não justifica seus atos, claro, mas, se não tivéssemos um doido varrido, não teríamos o livro. E odiei porque há uma demora muito grande para a polícia chegar até o culpado. Digo para a polícia chegar, pois em determinado momento fica óbvio para o leitor quem é o matador. Se nos falta a certeza de sua culpa, ao menos sabemos que ele deveria ser investigado por ter relação com algumas passagens. Até agora fico tentando compreender como Hole, sendo o detetive fantástico que é, deixou passar isso. Ok, o matador tem talento para enrolar e enganar, mas com a deixa que foi dada, o cara merecia pelo menos ser investigado.

Quando se revelou o serial killer, não me surpreendeu sua identidade, mas sim as razões que levaram ele aos assassinatos, que como já disse acima, foram incríveis! Contudo, quando o passado do personagem começou a ser desvendado, e falou-se de seu primeiro crime, achei demasiado absurdo que não tenha havido nenhuma suspeita sobre ele. Ou seja, mais uma vez se quer houve uma investigação sobre o cara.

Apesar de ter achado essas falhinhas que apontei, BONECO DE NEVE foi um livro que me deu um prazer imenso de ler. Os personagens são fantásticos, o enredo fascinante e as conexões são de tirar o fôlego, ainda mais quando elas se ligam a situações de um passado tão distante.


Para finalizar, claro que vou dar uma de baba ovo em cima do NESBO,e dizer que ele é um autor incrível e que super recomendo a leitura de BONECO DE NEVE. Mesmo com alguns pontos me desagradando, ainda assim foi um livro 5 estrelas, portanto, imaginem quanta coisa boa não tem no meio desse magnífico livro! LEIAM, LEIAM, LEIAM!


Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Como tenho uma quedinha pelos países nórdicos, me chamou a atenção pq se passa em Oslo rs
    Anotadoo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, ultimamente os autores nórdicos vêm conquistando os leitores com seus romances policiais <3. Leia também A Fera Interior, é excelente
      :*

      Excluir
  2. Fiquei com muita vontade de ler o livro e toda a série. Você e essas suas resenhas...

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, Gabis. Gosto muito do Nesbo <3. Dizem que A Casa da Dor é o melhor livro dele, ainda não tive oportunidade de conferir, mas preciso conseguir esse livro de qualquer jeito.

      Bjs

      Excluir
  3. Oi, não entendi o final. Ele nunca mais verá Rakel? Até aí tudo bem mas e quanto ao último período sobre o coadjuvante homem do mofo? Poderia me explicar porque não entendi esse contexto. Grato.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.