3 de dezembro de 2013

RESENHA: OS ÚLTIMOS QUARTETOS DE BEETHOVEN E OUTROS CONTOS - Luís Fernando Veríssimo (Ed. Objetiva)

Olá, pessoal.

A resenha de hoje é do novo livro de um autor que venero: LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO. Mês passado a editora OBJETIVA lançou OS ÚLTIMOS QUARTETOS DE BEETHOVEN E OUTROS CONTOS, e, na semana passada, tive a oportunidade de conferi-lo.
  
Os Últimos Quartetos de BeethovenSINOPSE: Amor, sexo, relacionamentos, obsessões, violência, morte, tem de tudo em Os últimos quartetos de Beethoven: de histórias ligeiras, como a do passageiro com fobia por avião, a mais densas, como a do ex-militante assombrado por lembranças do passado. Vícios e virtudes do ser humano temperados pelo humor incomparável de um mestre da narrativa curta. Os cinco eram apaixonados pela Livia. Um dia ela teve a ideia de um pacto de sangue para unir a turma até a morte. A amizade sobreviverá ao ritual? O texto inédito batiza Os últimos quartetos de Beethoven, o primeiro livro só de contos de Luis Fernando Verissimo. Uma espanhola misteriosa e sensual, um ex-preso político atormentado por uma mancha no carpete, um expert em vinho que não bebe, um homem que precisa decidir até onde ir para ganhar uma promoção, uma violoncelista que exerce um estranho domínio sobre cinco amigos. Sem contar a empregada doméstica que resolve todos – eu disse todos – os problemas da casa. Quem mais além de Cremilda seria capaz de se livrar do agiota que inferniza a família e ainda por cima fazer um manjar branco igual ao da mãe do patrão? O autor vai do drama à comédia, com incursões aqui e ali na tragicomédia. Como no caso do homem que, durante um enfarte, tenta se lembrar de onde botou o remédio e o que vêm à mente são as ruas de Copacabana, o Gordo e o Magro, as capitanias hereditárias, a linha média do Flamengo tricampeão dos anos 1940 e Gisela. Ah, a Gisela! 

Tenho adoração pelo VERÍSSIMO, porém, tenho que admitir que OS ÚLTIMOS QUARTETOS DE BEETHOVEN E OUTROS CONTOS não está dentre meus preferidos do autor. Talvez por estar acostumada ao VERÍSSIMO cronista, aquele que explana tão bem sobre o cotidiano, que escreve sobre os mais variados tipos de pessoas e termina suas crônicas com tanto sarcasmo, não consegui encontrar nos contos o mesmo homem.

Quanto postei a resenha de OS ESPIÕES falei que como romancista, VERÍSSIMO era um ótimo cronista, e preciso repetir que como contista, ele é um excelente cronista. Veja bem, os contos não são ruins, de forma alguma, o problema foi aceitar o final de cada um deles, que pareciam não ter a marca do autor. Não tinham nenhum tipo de sarcasmo, acidez, sagacidade, ou humor negro, características que, para mim, são essenciais nos textos do VERÍSSIMO. Todos os contos tiveram um final morno, sem ênfase, que em momento algum levou a algum tipo de reflexão.


Não posso dizer que o livro me decepcionou, pois, como meu amor imenso pelo autor é por suas crônicas, não estava esperando muito dos contos, mas, obviamente queria conferi-los, afinal, qual fã não lê a obra inteira do seu autor preferido? Já li tudo que VERÍSSIMO escreveu, e minha opinião é a mesma: é o melhor cronista do Brasil. CRONISTA.


FICHA DO LIVRO

OS ÚLTIMOS QUARTETOS DE BEETHOVEN E OUTROS CONTOS
LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO 
Editora: OBJETIVA
Ano: 2012                   
Nº págs: 168
Gênero: Contos

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Veríssimo escreve divinamente!
    Amei essa resenha. Não conhecia o livro!
    Com certeza vou ler
    Beijos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Realmente ele é um ótimo cronista, mas tenho certo receio de conferi-lo em outros gêneros. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adoro Veríssimo, e acho que sua opinião é muito válida: ele é um excelente CRONISTA rs
    Entretanto, fiquei bastante curiosa para ler esse livro, e ver o que acho dele em outros gêneros.
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.